Quais são os receptores metabotrópicos?

Perguntado por: izanette . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 9 votos

Os receptores metabotrópicos de glutamato , ou mGluRs, são um tipo de receptor de glutamato que operam através de uma processo metabotrópico indireto. Eles são membros da família do grupo C dos receptores acoplados à proteína G, ou GPCRs.

4 tipos ou superfamílias de receptores:

  • Tipo 1 – Canais iônicos regulados por ligantes. ...
  • Tipo 2 – Receptores acoplados a proteína G. ...
  • Tipo 3 – Receptores ligados a quinases e receptores relacionados. ...
  • Tipo 4Receptores nucleares.

Receptores metabotrópicos: são moléculas que possuem sítios para os NT, mas que não são canais iônicos. A formação do complexo NT-receptor inicia reações bioquímicas que culmina com a abertura indireta dos canais iônicos.

Receptor ianotrópicos liga-se a moléculas de acetilcolina para que o receptor seja ativado. Via de ativação do receptor metabotrópicos, em repouso, a subunidade está ligada a uma molécula de GDP. Quando o neurotransmissor se liga ao receptor o GDP é trocado pelo GTP e a proteína G se torna ativa.

Com base na estrutura molecular e no tempo de ação dos receptores, podemos distinguir quatro tipos ou superfamílias que compreendem os canais iônicos; receptores acoplados à proteína G; receptores ligados à quinase e os receptores nucleares.

A Ach atua em dois tipos de receptores: receptores nicotínicos e receptores muscarínicos.

A acetilcolina é um neurotransmissor encontrado no sistema nervoso central, periférico e também em junções neuromusculares. Trata-se de um neurotransmissor comum nos vertebrados e também nos invertebrados. A acetilcolina atua em funções como controle do movimento e regulação da memória, aprendizado, atenção e sono.

Os inotrópicos são uma classificação de medicamentos cujo objetivo é aumentar o tônus e a contratilidade do músculo cardíaco, pretendendo aumentar o seu funcionamento e eficiência em caso de falha ou fraqueza da bomba, auxiliando em situações de ocorrência de má perfusão tecidual.

Os cinco sentidos, que estão relacionados com a percepção do meio interno e externo, são o olfato, paladar, visão, audição e tato. O meio interno e o externo proporcionam uma grande variedade de sensações, que são percebidas graças ao nosso sistema nervoso e aos nossos órgãos dos sentidos.

exteroceptores, que recebem estímulos do exterior do animal, visceroceptores, que recebem estímulos dos órgãos internos, e. proprioceptores, localizados principalmente nas articulações, músculos e tendões, dão ao sistema nervoso central informações sobre a posição do corpo ou sobre a força que é necessário aplicar.

No organismo humano temos vários tipos de receptores sensoriais especializados, tais como: sistema vestibular, fusos neuromusculares, corpúsculo de Meissner, corpúsculos de Pacini-pressão, discos de Merkel.

A noradrenalina é um agente alfa-adrenérgico com atuação também nos receptores beta-adrenérgicos cardíacos, pois é o neurotransmissor pós-ganglionar do sistema nervoso autônomo simpático, inclusive no coração.

Assim, um receptor biológico é qualquer molécula (geralmente proteína) alvo capaz de interagir com fármacos e produzir um efeito. E quanto mais complexos fármaco-receptor eu formar, mais intensa será a minha resposta. Essa resposta é o que chamamos de transdução do sinal.

ALVOS PARA A AÇÃO DE FÁRMACOS
receptores; • canais iônicos; • enzimas; • transportadores (moléculas carregadoras).

Os receptores adrenérgicos são classificados como alfa1 (pós-sinápticos no sistema simpático), alfa2 (pré-sinápticos no sistema simpático e pós-sinápticos no encéfalo), beta1 (no coração) e beta2 (em outras estruturas inervadas pelo sistema simpático).

Existem potenciais pós-sinápticos excitatórios e inibitórios.