Quais são os ramos da Criminalística?

Perguntado por: achaves . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.3 / 5 10 votos

Ciências da Criminalística Forense; 3.1 Química Forense; 3.2 Laboratório Forense; 3.3 Técnicas Forenses Instrumentais; 3.4 Balística Forense; 3.5. Datiloscopia; 3.6. Hematologia Forense; 3.7. Entomologia Forense e Cronotanatognose; 3.8.

Também conhecida como ciência forense, a Criminalística estuda os indícios, provas e evidências encontradas na cena do crime. Com isso, ela pode levantar informações sobre como o crime aconteceu, se havia um ou mais suspeitos no local, e poder indicar até quem são eles.

A criminologia estuda toda a questão sociologia, antropológica, filosófica dos crimes em geral. É a ciência que estuda a questão do crime na sociedade, suas implicações, soluções para aplacar o avanço, etc. Por outro lado, a criminalística trata principalmente de aspectos relacionados ao próprio fato do crime.

Hans Gross

Em 1892, em Graz, Áustria, o mais ilustre e distinguido criminalista de todos os tempos, o Doutor em Direito Hans Gross (considerado o “PAI DA CRIMINALÍSTICA”) publicou sua obra: Manual do Juiz de Instrução – todos os sistemas de Criminalística; em 1893, foi impressa na mesma cidade austríaca, a segunda edição de sua ...

Os objetivos da criminalística como ciências são: dar a materialidade do fato típico, constatando a ocorrência do ilícito penal; verificar os meios e os modos como foi praticado um delito, visando fornecer a dinâmica do fenômeno; indicar a autoria do delito, quando possível; elaborar a prova técnica, através da ...

Os objetos estão divididos em quatro vertentes: delito, delinquente, vítima e controle social.

Para as análises forenses são empregadas diferentes técnicas moleculares como PCR, qPCR, sequenciamento de DNA, entre outras, e a escolha do método está ligada a eficiência que visa melhores resultados de forma rápida garantindo a credibilidade dos resultados.

Veremos de algumas áreas a seguir.
...
As matérias mais cobradas de conhecimentos gerais são:

  • Língua Portuguesa.
  • Direito Administrativo.
  • Direito Constitucional.
  • Direito Penal.
  • Direito Processual Penal.
  • Informática.
  • Raciocínio Lógico.
  • Criminalística.

A faculdade de Perito Criminal tem 2 anos em média
Esse é o tempo necessário para você entender de vez o que faz um perito criminal e conhecer todas as nuances da profissão.

Criminalística e Ciência A utilização do método científico é a base da criminalística, visto que tudo que é por ela analisado, com o apoio das diversas ciências, só se presta ao laudo pericial se preencher os requisitos científicos básicos, ou seja, se utilizar métodos comprovados, possíveis de serem testados, e que ...

O concurso de Perito Criminal é um dos mais difíceis e concorridos que existem atualmente. Não é possível ser aprovado sem estudar, por exemplo.

Para seguir carreira como perito criminal é necessário um curso superior. Mas não há um curso específico na área. Os concursos para perito criminal pedem titulação em Química, Engenharia, Ciências Contábeis, Ciências Biológicas, Psicologia, Medicina, Farmácia, Biologia, Bioquímica, entre outras.

Faculdade de Direito. Com duração média de cinco anos, o curso de Direito é bacharelado, e oferece a quem deseja ser perito criminal uma base teórica sólida que vai ser útil para a elucidação de casos.

Dentro das pesquisas de Lombroso, a tese que ficou mais famosa foi a do criminoso nato, que seria um sujeito de sentimentos primitivos que nasce predestinado a cometer crimes. Lombroso acreditava que o criminoso nato seria, na verdade, uma pessoa que possui uma patologia que a leva a ter condutas criminosas.

Não há graduação específica para trabalhar nesta área. O ingresso nessa carreira se dá por concurso público e contempla diversas carreiras, de acordo com a necessidade de reposição de quadros, tais como Medicina, Odontologia, Biologia, Psicologia, Ciências Sociais e Farmácia.