Quais são os queijos menos inflamatórios?

Perguntado por: acavalcanti . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.1 / 5 9 votos

Ela, por natureza, é uma molécula menor e menos inflamatória”, explica a nutricionista.

Laticínios. Os laticínios também são associados à inflamação do corpo. Assim, o leite e seus derivados, incluindo manteiga, queijo, iogurte, coalhada e requeijão, por exemplo, entram na lista.

É preciso tomar cuidado sobretudo com os queijos ultraprocessados. Estes têm em sua composição diversos aditivos químicos, como acidulantes, estabilizantes e conservantes. Portanto, o ideal é evitá-los completamente.

Os queijos prato, provolone, gruyère suíço e parmesão possuem uma ótima vantagem: são ricos em proteínas e pobres em carboidratos. As proteínas são nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Queijo da Serra da Canastra

O Queijo da Serra da Canastra é um exemplo famoso de queijo meia cura. O meia cura é um dos mais populares e saborosos tipos de queijo do Brasil. Produzido a partir do leite de vaca, é um queijo de consistência macia, sabor suave e textura ligeiramente granulada.

Para esse consumidor, queijos frescos, maturados e amarelos são opções práticas dentro de uma rotina com cardápio equilibrado. Afinal, nenhum exagero é benéfico ao corpo.

Pequenas porções diárias fornecem a quantidade ideal de cálcio e fósforo. Os queijos podem servir como lanches, acompanhamentos ou até como pratos principais. Além de saboroso, o queijo é uma excelente fonte de diversos nutrientes essenciais às funções do organismo e por isso deve ser consumido todos os dias.

As nutricionistas escolheram o Requeijão Cremoso Tradicional Danubio como o primeiro colocado por ser feito com fermento lácteo (entenda a vantagem abaixo) e ter um pouco menos de sódio do que os demais.

Conheça os alimentos inflamatórios

  • Carne vermelha. Por ter proteínas, vitaminas, minerais e aminoácidos, a carne vermelha, quando ingerida em excesso, induz o fígado a produzir uma substância que causa inflamação nas artérias. ...
  • Ultraprocessados. ...
  • Açúcar. ...
  • Gorduras trans. ...
  • Frituras. ...
  • Vegetais de folhas verde-escura.

Verifique a sua aparência
Os queijos frescos, cremosos, ralados e fatiados com mofo na superfície dificilmente podem ser aproveitados, porque fungos e bactérias se espalham rapidamente dentro deles. Por isso, devem ser jogados fora.

A dica da nutricionista da ACT Promoção da Saúde, Mariana Claudino é de que: “Geralmente, quanto mais brancos, mais saudáveis e menos gordurosos são os queijos, por conterem maior quantidade de cálcio e de proteína, (porém atente-se às exceções, como já mencionamos no início do texto).

Qual a diferença entre o queijo prato e mussarela? Isso depende muito das condições de fabricação de cada queijo. O mussarela tende a ser um pouco menos gorduroso, mas no geral, ambos possuem um teor parecido de nutrientes importantes.

Pouca gordura: A ricota e o queijo cottage têm como principal trunfo o fato de possuírem baixas quantidades de gordurasaturada. Fortalece os ossos: Por serem fontes ricas em cálcio, esses queijos são importantes para o fortalecimento dos dentes e dos ossos.

Recomendados : Leite desnatado, queijos magros; por exemplo: queijo tipo cottage, tipo quark (queijo cremoso de leite desnatado), queijo de coalhada (ricota), clara de ovo, iogurte desnatado, queijo mineiro.