Quais são os quatros fatores básicos que determinam o tamanho de uma população?

Perguntado por: arocha . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

As populações possuem características próprias e mensuráveis, como por exemplo, taxas de natalidade, de mortalidade e de crescimento, além de possuir um padrão de dispersão no tempo e no espaço (a emigração e imigração).

Fatores que influenciam na densidade: Entender os fatores que influenciam a densidade populacional, como natalidade, mortalidade, imigração e emigração, permite compreender como uma população pode mudar ao longo do tempo e como os fatores externos podem influenciar estas mudanças.

Uma população tem seu tamanho alterado constantemente em decorrência de diversos fatores. Ela pode diminuir, por exemplo, em consequência de mortes e migrações e aumentar em decorrência de nascimentos e imigrações.

A população mundial atual é de 7,8 milhões de habitantes e segue um ritmo lento de crescimento. A população mundial atual é composta por 7,7 bilhões de pessoas e continua crescendo anualmente, porém a um ritmo lento, se comparado a períodos anteriores.

Há dois tipos de população, sendo eles: População absoluta: é o número total de pessoas que habitam um determinado território. População relativa: é o número total de habitantes divididos pela área do seu território de habitação.

As populações possuem características próprias e mensuráveis, como por exemplo, taxas de natalidade, de mortalidade e de crescimento, além de possuir um padrão de dispersão no tempo e no espaço (a emigração e imigração).

Em termos gerais, podemos dividir os fatores que regulam o crescimento da população em dois grupos principais: dependentes da densidade e independentes da densidade.

Resposta: Natalidade, fluxo migração, qualidade de vida, geração de empregos e desenvolvimento social.

O número de indivíduos de uma população irá variar em função da disponibilidade de alimento, predadores, locais para a reprodução, além de vários fatores ecológicos dentro do habitat.

Por ser uma grandeza que depende da massa e do volume, acaba sendo afetada pela composição da substância, temperatura e pressão.

=> Portanto, nascimento, morte, imigração e emigração são os quatro parâmetros demográficos fundamentais em qualquer estudo de dinâmica populacional.

Durante alguns períodos da história da humanidade, como a idade Média, guerras e epidemias foram os principais fatores da baixa taxa de crescimento demográfico.

Fatores como urbanização, queda da fecundidade da mulher, planejamento familiar, utilização de métodos contraceptivos, a mudança ideológica da população entre outros têm interferido diretamente na redução desse crescimento populacional.

A demografia é, no senso comum, a área de estudos sobre população, e tem como pilares a investigação e cálculo de diversos indicadores, onde se destacam aqueles relacionados à fecundidade, natalidade, mortalidade, migração, saúde, família e mercado de trabalho.

Por outro lado, a Revolução Industrial que provoca uma explosão demográfica sem precedentes até esse momento. No século XIX a população multiplicou-se por dois, triplicando-se no século XX até chegar a 6 bilhões no ano 2000. Os avanços médicos, científicos e econômicos propiciaram esse crescimento exponencial.

Para o estudo da composição de uma população, são analisados aspectos como a idade, o sexo dos indivíduos, a etnia e a distribuição etária. Dessa forma, é possível analisar os fatores que interferem no crescimento da população, como ela se movimenta no espaço e as suas mais diferentes dinâmicas.