Quais são os quatro tipos de liquidez?

Perguntado por: edinis . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.6 / 5 6 votos

Os quatro indicadores de liquidez de uma empresa são:

  • Liquidez corrente.
  • Liquidez seca.
  • Liquidez imediata.
  • Liquidez geral.

1. Índice de liquidez corrente (LC) Também conhecido como índice de liquidez comum, o LC faz o cálculo da capacidade de um negócio realizar o pagamento em curto prazo e, por esse motivo, é um dos indicadores mais utilizados para fazer a análise da capacidade de pagamento de uma corporação.

O grau de liquidez no mercado financeiro trata-se de uma medida que indica a capacidade de um ativo ou investimento ser convertido em dinheiro. Dessa forma, o indicador mostra a facilidade de comprar ou vender no mercado.

A administração contábil das empresas utiliza 4 tipos de indicadores de liquidez para se organizarem:

  • Liquidez Corrente;
  • Liquidez Seca;
  • Liquidez Imediata;
  • Liquidez Geral.

O que é liquidez financeira
Quer um exemplo? A poupança é um investimento de alta liquidez, porque você tem acesso ao dinheiro sempre que precisar, em questão de minutos. Já os imóveis são exemplos de baixa liquidez, porque você só terá acesso ao dinheiro quando conseguir vender o imóvel, o que pode levar meses.

A organização do balanço patrimonial é sempre feita em ordem decrescente de liquidez. Ou seja, as contas que possuem um prazo mais imediato para serem ou resgatadas (no caso dos ativos) ou pagas (no caso dos passivos e do patrimônio líquido) são elencadas no topo do balanço.

Liquidez é a capacidade de conversão de um bem em dinheiro. Ou seja, é a rapidez com a qual você consegue se desfazer de algo que você possui para receber dinheiro em mãos. A seguir, temos algumas perguntas e respostas que podem te ajudar a entender como este é um conceito importante na hora de investir.

O significado de liquidez se refere a uma característica dos investimentos que representa o quão fácil é transformá-lo em dinheiro. Em outras palavras, um investimento tem mais liquidez quando é mais simples e fácil resgatar os valores investidos em dinheiro.

A fórmula fica da seguinte forma: Liquidez geral = (Ativo circulante + Realizável de médio e longo prazo) / (Passivo circulante + Exigível em médio e longo prazo).

A liquidez geral é um indicador utilizado para medir a capacidade que uma empresa tem de honrar com as suas obrigações de curto e longo prazo. A partir de um cenário de encerramento das atividades e liquidação de todos os bens, a liquidez geral é calculada.

Em geral, um exemplo de liquidez corrente considerada saudável está acima de 1,0. Assim, considera-se a empresa capaz de honrar suas obrigações financeiras de curto prazo.

A liquidez seca é a razão entre os ativos circulantes (subtraído o estoque) e os passivos circulantes. Logo, ela é útil para analisar a saúde financeira da empresa. Na prática, esse indicador serve para analisar a capacidade que uma companhia possui de honrar seus compromissos financeiros no curto prazo.

Ele é calculado dividindo os ativos correntes (como caixa, contas a receber e estoques) pelo passivo corrente (como contas a pagar e dívidas de curto prazo). O resultado do cálculo mostra quantas vezes a empresa é capaz de pagar suas dívidas de curto prazo com seus ativos de curto prazo.

Em tese, o índice de liquidez corrente é a relação entre os ativos e passivos circulantes de uma companhia. Dessa forma, esse índice mostra a capacidade de uma empresa de converter seus ativos em dinheiro, possibilitando o pagamento de seus compromissos.

Para o cálculo da liquidez seca, é utilizada a seguinte fórmula: Liquidez Seca = (Ativo Circulante – Estoques) ÷ Passivo Circulante.

Os indicadores econômicos consistem em múltiplos de mercado que ajudam investidores a se orientar, informando detalhes financeiros sobre a empresa. É fundamental na tomada de decisões na hora de investir, pois ajuda a avaliar a qualidade e o preço justo de um ativo.

Ela é a rapidez e facilidade que um investimento se converte em dinheiro. Assim, quanto mais rápida for essa conversão, mais liquidez o investimento tem. Da mesma maneira, um investimento que é difícil e demora para ser resgatado é considerado de baixa liquidez, como a venda de um imóvel.

A ação ordinária da Vale é a mais líquida do mercado movimentando R$ 1,98 bilhão, que sozinha representa 9,4% do total. A Petrobras tem a ação preferencial na segunda posição e a ordinária na decima primeira posição com 7,88% e 1,88% respectivamente, somadas concentram 9,76%.

O que é liquidez? De início, vamos conhecer o conceito de liquidez. Ele corresponde à facilidade e velocidade com as quais um ativo pode ser convertido em dinheiro novamente. Ou, em uma definição mais simples, é a capacidade de transformar um ativo (bens ou investimentos) em dinheiro.

As contas são classificadas em: Contas Patrimoniais – São os bens, os direitos, as obrigações e o patrimônio líquido. Dividem-se em Ativas e Passivas e são elas que representam o Patrimônio da empresa através do Balanço Patrimonial. Contas de Resultado – Dividem-se em contas de despesas e de receitas.

Como melhorar a liquidez corrente
É aconselhável fazer reclassificações no balanço, o que pode afetar no resultado final da liquidez da empresa. Assim, as contas a receber que são negociadas numa operação de factoring devem ser retiradas do ativo e transferidas para o passivo.