Quais são os quatro tipos de leitura?

Perguntado por: acaetano . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

São eles os seguintes: leitura elementar, leitura inspecional, leitura analítica e leitura sintópica. Vamos apresentá-los! O primeiro nível é denominado leitura elementar, e compreende o processo de alfabetização funcional.

Os quatro níveis de leitura são:

  1. Leitura elementar;
  2. Leitura inspecional;
  3. Leitura analítica;
  4. Leitura sintópica.

Segundo Coelho (2000) existem cinco categorias que norteiam as fases do desenvolvimento psicológico da criança: o pré-leitor, o leitor iniciante, o leitor em processo, o leitor fluente e o leitor crítico.

1. Os perfis cognitivos dos tipos de leitores

  • 1.1 O leitor contemplativo. O leitor contemplativo é um leitor concentrado, solitário e silencioso no seu contato íntimo com livros, pinturas, desenhos, mapas, ou seja, signos duráveis, localizáveis e manuseáveis. ...
  • 1.2 O leitor movente. ...
  • 1.3 O leitor imersivo.
  • Tipos de leitura em sala de aula.
  • 1 - Leitura feita em voz alta pelo professor. Nesse tipo de prática, o objetivo é aproximar as crianças do mundo das histórias e proporcionar o prazer através das narrativas. ...
  • 2 - Leitura individual. ...
  • 3 - Leitura compartilhada.

Através de uma pesquisa realizada para elaboração da obra, os autores identificaram seis tipos de estratégias de leitura: predição, pensar em voz alta, estrutura do texto, representação visual do texto, resumo e questionamento.

Estratégias de Leitura

  1. Ler com atenção. Para compreender melhor um texto é importante ressaltar que temos que ler com calma cada parágrafo. ...
  2. Sintetizar as principais ideias do texto. ...
  3. Ler nas entrelinhas. ...
  4. Manter o hábito da leitura. ...
  5. Praticar a leitura em voz alta. ...
  6. Variar a leitura dos textos. ...
  7. Produzir textos.

Os 5 tipos de estilos de escrita e por que você deve dominar cada um deles

  1. Escrita narrativa. A escrita narrativa é a forma mais simples de contar uma história: é simplesmente sobre compartilhar algo que acontece com um personagem. ...
  2. Escrita descritiva. ...
  3. Escrita persuasiva. ...
  4. Escrita expositiva. ...
  5. Escrita criativa.

A escrita das crianças se constrói em três grandes períodos, sendo que cada um deles comporta subdivisões: Nível pré-silábico, Nível silábico e Nível silábico alfabético e alfabético.

O método silábico atende a um princípio importante e facilitador da aprendizagem: quando falamos, pronunciamos sílabas, e não letras ou sons separados, e opera com um fragmento que pode ser reconhecido sem preocupação sobre sua relação direta com o som da fala.

Confira quais são:

  1. O que o autor está tentando dizer? ...
  2. Como o autor transmite sua mensagem? ...
  3. 3 . ...
  4. Você concorda com o ponto de vista do autor ou não? ...
  5. Como esse trabalho se complementa com outras publicações? ...
  6. Qual o contexto social da obra?

Dessa forma, esses três elementos: leitura, compreensão e interpretação, devem estar interligados para que o processo de leitura seja concretizado de forma efetiva.

Pedagogia

Trata-se da modalidade mais completa de leitura. Ela exige o mais aprofundado estudo das ideias principais. Qual é a leitura em questão? - Pedagogia.

Esse tipo de leitura é dividido em: leitura literal primária, que ressalta a leitura dos dados de forma explícita; e a leitura literal em profundidade, que destaca na compreensão daquilo que se lê.

Um leitor fluente é aquele que consegue “deslizar” pelo texto, ou seja, aquele que não precisa dar grandes pausas na leitura para poder decifrar o que está escrito e nem retroceder a palavras já lidas para corrigir algum erro cometido.

O artigo a seguir objetiva apresentar quatro tipos de leitores: o leitor contemplativo, o movente, o imersivo e o ubíquo e como este estudo propende contribuir para o enriquecimento de aprendizagens relacionadas à leitura.