Quais são os quatro tipos de capitalismo?

Perguntado por: vdantas . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 7 votos

O capitalismo é dividido em quatro grandes fases, sendo elas a comercial, industrial, financeira e informacional.

As características gerais do capitalismo são:

  • Propriedade privada. ...
  • Lucro. ...
  • Estado Mínimo. ...
  • Lei da oferta e da procura. ...
  • Livre concorrência. ...
  • Estratificação social (diversidade de classes sociais) ...
  • Características das fases do capitalismo.

De maneira prática, o capitalismo atual é pautado na premissa de que terá mais sucesso quem acumular mais riqueza, ao possuir os meios de produção. É nesse cenário em que nos acostumamos com as noções de propriedade privada, o acúmulo de capital, a competição do livre mercado e o trabalho assalariado.

Fases da Globalização

  • A Primeira Fase da Globalização (século XV ao XIX) ...
  • A Segunda Fase da Globalização (meados do século XIX e meados do século XX) ...
  • A Terceira Fase da Globalização (Guerra Fria) ...
  • A Quarta Fase da Globalização (de 1989 aos dias atuais)

Para fins didáticos, as principais análises dividem a história com base em três fases do capitalismo: o comercial, o industrial e o financeiro.

Fases do Capitalismo

  • Capitalismo Comercial ou Mercantil (pré-capitalismo) – do século XV ao XVIII.
  • Capitalismo Industrial ou Industrialismo – séculos XVIII e XIX.
  • Capitalismo Financeiro ou Monopolista – a partir do século XX.

O capitalismo é um sistema econômico que visa ao lucro e à acumulação das riquezas e está baseado na propriedade privada dos meios de produção. Os meios de produção podem ser máquinas, terras, ou instalações industriais, por exemplo, e eles têm a função de gerar renda por meio do trabalho.

São características do capitalismo a propriedade privada, o acúmulo de riquezas, a divisão da sociedade em classes, o trabalho assalariado e a economia de mercado baseada na demanda e procura.

O capitalismo é um sistema econômico que se pauta na busca pelo lucro. O socialismo defende a distribuição da riqueza produzida pela sociedade de maneira igualitária. O capitalismo defende o individualismo e a propriedade privada. O socialismo defende a coletividade, a igualdade e se opõe à propriedade privada.

Comunismo (do latim communis) é um sistema ideológico e um movimento político, filosófico, social e econômico cujo objetivo final é o estabelecimento de uma sociedade comunista, ou seja, uma ordem socioeconômica estruturada sob as ideias de igualitarismo, propriedade comum dos meios de produção e na ausência de classes ...

O capitalismo no Brasil vem, desde o período escravocrata, se caracterizando como um caso histórico de desigualdade social extrema. A renda média de 1 por cento de brasileiros mais ricos era, em 2016,102 vezes maior do que a renda média da parcela mais pobre.

"Não há nenhuma previsão ou evidência conclusiva de que o capitalismo acabará em um futuro próximo. O capitalismo é um sistema econômico que tem evoluído ao longo do tempo e adaptado a mudanças tecnológicas, políticas e sociais.

Os tipos de globalização são três: econômica, cultural e da informação. A globalização é o processo de aproximação entre as diferentes sociedades e países existentes de todo o Planeta, seja na esfera econômica, social, cultural ou política.

O objetivo principal é reduzir os custos pela exploração da mão de obra, matéria-prima e energia nos países em desenvolvimento. Podemos também imaginar a globalização como um processo que visa constituir e aperfeiçoar uma rede de conexões.

Vantagens da globalização

  1. A extensão da comunicação. Se há um aspeto em que a globalização se tornou visível é o das tecnologias de comunicação. ...
  2. Intercâmbio cultural. A comunicação permite o intercâmbio cultural. ...
  3. Desaparecimento das fronteiras económicas. ...
  4. Intercâmbio linguístico. ...
  5. Extensão dos direitos humanos.

O grande filósofo, economista e revolucionário alemão do século 19 acreditava que o capitalismo era radicalmente instável. Ele tem uma tendência intrínseca de produzir avanços e fracassos cada vez maiores, e no longo prazo, ele estava destinado a se autodestruir. Marx saudava a autodestruição do capitalismo.

Adam Smith foi um defensor dessa liberdade e acreditava que ela serviria para autorregular a sociedade. O capitalismo também se refere a acumulação de capital, um passo essencial para alcançar a independência financeira.