Quais são os quatro tipos de bairro?

Perguntado por: hvasconcelos . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

Quais são os tipos de bairros que existem?

  • Bairros residenciais. Os bairros residenciais são os mais comuns em cidades de todos os tipos e tamanhos. ...
  • Bairros comerciais. ...
  • Bairros industriais. ...
  • Bairros mistos. ...
  • Bairros rurais.

O Censo 2000 cadastrou 379 municípios com divisão legal de bairros. Os dados armazenados no IG contemplam a delimitação de 14.402 bairros em 707 municípios, segundo constam na base de setores censitários do Censo Demográfico 2010 divulgada pelo IBGE.

Tipos de bairros por região da cidade
Quanto à região da cidade um bairro pode ser classificado como central ou próximo do centro da cidade, subúrbio, região financeira, região industrial, área comercial, entre outras classificações.

Quais são os tipos de bairros que existem?

  • Bairros residenciais. Os bairros residenciais são os mais comuns em cidades de todos os tipos e tamanhos. ...
  • Bairros comerciais. ...
  • Bairros industriais. ...
  • Bairros mistos. ...
  • Bairros rurais.

O bairro é um pedaço da cidade que recebe um nome e apresenta características próprias que estão associadas à sua ocupação e ao local em que se encontram. Assim como as casas e as ruas, os bairros não são todos iguais. Eles têm tamanhos diferentes, construções e ruas também diferentes. mudam também os moradores.

Como o próprio nome já diz, o bairro residencial é marcado por, proporcionalmente, contar com mais imóveis voltados para a moradia do que para o setor comercial e de serviços. Em geral, são considerados bairros tranquilos, com o movimento diário sendo promovido pela própria população local.

Em contrapartida, o bairro comercial é aquele que tem a presença forte de diversos prédios empresariais. Nele também há muitos comércios e vias populares. Normalmente são localizados no centro das cidades com hipermercados, shoppings, restaurantes etc.

Considera-se, de maneira ampla, bairro rural uma unidade geográfica sustentada numa base físico-territorial, nas relações de vizinhança e na identidade (sentimento de pertencimento). Para Muller (1966), o bairro rural não é uma unidade rígida e exclusiva, mas susceptível às mudanças e, também, à resistência ao novo.

As construções e os bairros vão surgindo de acordo a necessidade de seus moradores. As ruas vão se ampliando, o comércio surge com a necessidade de compra das pessoas, as escolas para as crianças, amplia-se também o serviço de transporte e ao decorrer dos anos o bairro se transforma e a cidade cresce.

Localizado na zona oeste da cidade de São Paulo, Pinheiros é considerado por muitos o bairro mais antigo da metrópole.

Um bairro pode ser classificado como uma comunidade dentro de um distrito, no caso da cidade de São Paulo, ou uma região dentro de um município qualquer.

Flávio Mencarini. Bairro é um aglomerado populacional, que faz parte de uma cidade Vila, é um aglomerado populacional, menor que uma cidade e maior que uma aldeia.

No contexto brasileiro, a palavra periferia é algo típico do processo de metropolização dos anos 1960-70. O termo tem sido usado para designar loteamentos clandestinos, ou favelas localizadas em áreas mais centrais, onde vive uma população de baixa renda.

Diferentemente das áreas residenciais, que são marcadas pela construção de prédios e casas para moradia, nos bairros industriais predominam as atividades industriais, com diversas fábricas ocupando o local e produzindo nele.

É a designação dada a cada uma das partes em que se divide a cidade. É a área delimitada pela municipalidade para a setorização de seu território, com fins administrativos e de planejamento local.

Bairro bastante residencial e com imóveis de alto padrão, o local se caracteriza pela grande presença de trabalhadores das áreas de segurança e limpeza.

Bairro misto
Eles são a mistura do residencial com o comercial. O bairro misto pode abrigar casas, condomínios de apartamentos, lojas, restaurantes, escritórios, shoppings, centros médicos e também edifícios híbridos, onde há unidades para moradia e unidades comerciais.

A CASA ONDE MORAMOS FICA EM UMA RUA, AVENIDA OU PRAÇA. CASAS, RUAS, AVENIDAS, PRAÇAS, LOJAS, IGREJAS, ESCOLAS, HOSPITAIS, LUGARES DE LAZER E OUTRAS CONSTRUÇÕES FORMAM O BAIRRO. AS RUAS TÊM NOME E AS CASAS TÊM NÚMERO. É O ENDEREÇO.

Ser servido por um transporte público minimamente adequado, contar com boa qualidade de iluminação nas ruas, saneamento e abastecimento de água apropriado, ter ruas e calçadas em bom estado, entre outras características que uma boa infraestrutura oferece, são aspectos que você deve valorizar bastante na hora de ...

Essa informação você consegue ao buscar seu CEP no site dos Correios. Há também o nome popular da localidade, que costuma derivar do nome do loteamento.