Quais são os quatro níveis da administração?

Perguntado por: imoreira . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.8 / 5 6 votos

Planejamento, organização, direção e controle são os nomes dos quatro cavaleiros das funções administrativas. Se o empreendedor quer tomar as rédeas da sua empresa, precisa domar essas habilidades e ser estratégico nas suas decisões.

Dentro de uma organização essas funções são desempenhadas em três níveis: Estratégico (ou institucional); Tático (ou gererencial) e Operacional (ou técnico). Cada nível demanda uma postura e uma gestão diferentes. Em organizações menores é comum estes três níveis se confundirem mas não significa que não existam.

Existem 4 principais funções administrativas: planejamento, organização, direção e controle (ou PODC). Juntas, elas servem de ferramentas para que o gestor possa administrar uma empresa e direcioná-la ao crescimento, mesmo em um mercado tão concorrido.

Os níveis de gestão empresarial são uma garantia de sucesso e eficácia das organizações. No total existem três níveis que ajudam a planear as diretrizes que conduzirão a gestão empresarial e o que será feito para manter o rumo.

Planejamento estratégico: orienta a visão estratégica do departamento a longo prazo; Planejamento tático: desdobra a visão em planos de ações para resultados a médio prazo; Planejamento operacional: transforma os planos e metas em ações reais, ou seja, executa os planos de ação desenvolvidos no nível tático.

O nível hierárquico representa uma ordem que coloca as pessoas ou atividades em ordem de subordinação umas em relação às outras. O conceito de nível hierárquico também pode ser aplicado em outras áreas mais amplas e complexas, como é o caso da hierarquia das leis, urbana, entre outras.

Quais são os 3 níveis hierárquicos de uma empresa?

  • Estratégico;
  • Tático;
  • Operacional.

Os níveis hierárquicos de cargos representam a forma como pessoas e atividades devem se relacionar. Trata-se de uma definição estratégica, porque ajuda a determinar o escopo de trabalho. Sendo assim, organizam-se os níveis em três grandes esferas: estratégico, tático e operacional.

E o nível estratégico é aquele onde serão definidas metas específicas guiadas pelo objetivo maior. Isso significa que o planejamento estratégico é aquele que deve focar no longo prazo. Esse planejamento não é feito apenas para um determinado departamento, mas abrange toda a organização.

Você sabia que em qualquer organização existem quatro áreas principais de atuação: Produção, Marketing, Financeira e de Recursos Humanos (pessoas)?

Nível Estratégico
Nesse nível é definido o objetivo global da organização a partir da análise do comportamento do consumidor – mais especificamente seu público-alvo, da realidade do mercado em que se encontra – de maneira geral, e, também, da sua posição nesse mercado diante da concorrência.

O nível operacional é executado pela equipe de profissionais na empresa em sua rotina diária. Assim, tem como objetivo colocar em prática o que foi proposto no Planejamento Tático em um curto período de tempo (geralmente entre 3 meses e 1 ano).

A Administração se divide, modernamente, em cinco áreas: Finanças, Administrativo, Marketing, Vendas ou Produção,Logística e Recursos Humanos.

Nesse sentido, podemos visualizar ao longo do século XX três eras organizacionais distintas: a Era Industrial Clássica, a Era Industrial Neoclássica e a Era da Informação.

Etapa 1: Construção de Premissas ou Fundamentos; • Etapa 2: Grandes Escolhas; • Etapa 3: Elaboração do Plano estratégico; e • Etapa 4: Implantação e Monitoramento do Plano.

A Alta Administração, composta pelos presidentes, diretores e altos gestores, deve dar o tom da empresa, isto é, deve conduzi-la a seguir e respeitar os princípios éticos, caminhando em conformidade com as normas e com as boas práticas do mercado.

A função do gestor é liderar equipes e tomar as decisões estratégicas necessárias para atingir os objetivos da organização para a qual trabalha. Assim, atuar como gerente envolve oito grandes funções: analisar, planejar, tomar decisões, organizar, delegar, coordenar, liderar e monitorar.