Quais são os quatro fatores do movimento da dança?

Perguntado por: azaganelli3 . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.6 / 5 6 votos

Rudolf Laban classificou os elementos e/ou fatores do movimento como Fluência, Espaço, Peso e Tempo. Esses fatores compõem qualquer movimento em maior ou menor grau de manifestação.

Rudolf Von Laban foi um dançarino e coreógrafo húngaro que desenvolveu uma abordagem única para a análise do movimento humano. Em seus estudos, ele identificou quatro fatores principais que compõem o movimento humano: o corpo, o espaço, o tempo e o fluxo.

Os 5 Fatores de Movimento na Dança

  • Fluxo.
  • Espaço.
  • Peso.
  • Tempo.

Laban, com sua análise do movimento, aponta para que os seres humanos sejam capazes de tomarem consciência de seus corpos, utilizando da melhor maneira possível os movimentos, que são a combinação de quatro categorias: expressividade, espaço, forma e corpo.

O movimento corporal remete às variedades de posições que o corpo faz com referência a um ponto. Ao falar de dança, trata-se de movimentos básicos exercidos chamados de rotações e translações. Esse elemento pode ser classificado como: potencial, liberado ou famílias de movimentos.

O ritmo possui dois fatores que determinam sua variação, são eles: Intensidade e duração, e também uma ordem - a métrica. Intensidade - distinção de forte e fraco.

Movimento Progressivo ou Retrógrado são formas de classificar um movimento de acordo com seu sentido e a orientação de sua trajetória. Se o sentido do movimento e a orientação da trajetória são iguais, o movimento é progressivo, caso contrário é retrógrado.

Características da dança contemporânea

  • experimentação;
  • possibilidades de movimentos próximos ao chão;
  • quedas e repousos;
  • ausência de técnicas únicas;
  • possibilidade da junção de outras linguagens, como teatro, performance e artes visuais.

Os Estilos de Dança das Danças Urbanas
Ele engloba quatro elementos: O Breaking, Grafite, Dj e Mc. A dança é ligada pelo Breaking onde tem outros estilos que vêm das Danças Urbanas; o Hip Hop Dance é a essência da dança.

O sistema locomotor é formado por dois componentes: o sistema esquelético e o sistema muscular. Esses dois sistemas atuam juntos, uma vez que os ossos servem de local de fixação para a musculatura esquelética do nosso corpo.

Alguns relatos produzidos pela Companhia de Jesus (Jesuítas) que veio ao país no século XVI, que indicavam que os povos indígenas já faziam apresentações de dança. Nesse sentido, pode-se dizer que a dança indígena foi a pioneira no Brasil.

O Tempo caracteriza a velocidade do movimento corporal (ritmo e duração), os contrastes (rápido, médio, lento), e o contratempo. Temos os elementos do tempo: ritmo, duração, pulsação e intensidade, por exemplo. O Espaço é "o lugar onde existimos". Nós ocupamos o espaço e somos tomados por ele, quer em movimento ou não.

Entendemos que mesmo com toda essa diversidade, a dança possui três elementos básicos estruturantes, que são: movimento corporal, espaço e tempo.

De acordo com os estudos de Laban (1978) sobre a análise do movimento corporal, esta interpretação pode ser fundamentada em quatro fatores, que são os componentes intrínsecos do movimento. São eles: fator força/peso; espaço; tempo e fluência.

A dança tem três elementos básicos: movimento corporal, espaço e tempo.

Os movimentos realizados no decorrer de uma dança trazem uma série de efeitos benéficos para o cérebro. As mudanças de movimento que ocorrem na atividade impactam positivamente o hipocampo, que é a área do cérebro que armazena as memórias, e ainda ajudam a aprimorar o equilíbrio.

Pode-se classificar os movimentos em três grandes grupos: voluntário, reflexo e automático.

Saltando, andando, correndo, sendo carregado, se arrastando, girando, entre outras. Esses deslocamentos podem se dar por meio de “caminhos” retos ou curvos, e serem feitos individual ou coletivamente.

O movimento de qualquer corpo ou objeto pode ser classificado como de translação, de rotação ou uma combinação desses dois.