Quais são os quatro elementos da natureza?

Perguntado por: librahim . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.8 / 5 5 votos

Uma delas foi criada por um filósofo grego, Empédocles, por volta do século V a.C. Segundo ele, tudo que existe no universo seria composto por quatro elementos principais: terra, fogo, ar e água.

Visão natural. Os 4 elementos é a expressão utilizada para referir-se aos elementos naturais: Água, Terra, Fogo e Ar. Essa expressão refere-se ao que seria essencial à vida humana no planeta.

E essa riqueza remonta de períodos muito antigos, trazendo quatro elementos importantes e essenciais à vida humana: terra, fogo, ar e água.

Juntamente com o fogo, é um elemento com características ativas, masculinas e Yang. Associado ao vento e ao sopro, o ar é considerado um meio de elevação espiritual, representando um mundo subtil entre o céu e a Terra. O ar é o sopro vital e cósmico que se identifica com o movimento, com o Verbo e a expansão.

Éter é uma função orgânica oxigenada, isto é, apresenta o elemento químico oxigênio, além de carbono e hidrogênio. Essa função possui como principal característica estrutural a presença de dois radicais orgânicos ligados a um átomo de oxigênio.

A força formada pelo glúon é a mais poderosa do Universo, quase infinitamente mais forte do que a gravidade que nos une ao chão. Responde pelo nome de força nuclear forte e mantém o núcleo do átomo coeso.

Para os antigos gregos o éter era um quinto elemento que formava uma esfera celestial fora da Terra. Esse elemento, segundo a teoria grega antiga, era diferente dos elementos encontrados na Terra (ar, água, fogo e terra), isso porque seria algo mais magnífico e grandioso do que o ar que respiramos.

O Programa de Educação Ambiental da Embrapa Florestas - PREA, criou o método Educação Ambiental Integrada - os Seis Elementos, o qual ressalta a interdependência entre os seis elementos naturais (ar, água, solo, flora e fauna incluindo o ser humano), fundamentais para a manutenção da vida no planeta.

O elemento água corresponde aos signos de Câncer, Escorpião e Peixes. A água representa a fluidez, a intuição e a emoção. As mulheres deste elemento são sensíveis, perceptivas e possuem uma forte conexão com as emoções, sejam as suas próprias ou as dos que as cercam.

O elemento Fogo é um elemento masculino e ativo, que simboliza a energia, a força, a criatividade e a ação. As pessoas com uma forte presença do elemento Fogo em seu Mapa Astral geralmente são apaixonadas, enérgicas, impulsivas, ousadas, independentes e extrovertidas.

Pessoas regidas pelo elemento ar são dominadas pelo mundo das ideias, do pensamento. Por isso, podem parecer um tanto frias para os mais entusiastas e emotivos. Criativos e sonhadores, costumam enfatizar as teorias e os conceitos.

O carbono, conhecido como o 'elemento da vida', está presente em tudo isso e muito mais. Nós, humanos, e todos os organismos vivos da Terra somos constituídos por muitas moléculas baseadas em carbono.

  1. Signos do elemento fogo: Áries, Leão e Sagitário.
  2. Signos do elemento terra: Touro, Virgem e Capricórnio.
  3. Signos do elemento ar: Gêmeos, Libra e Aquário.
  4. Signos do elemento água: Câncer, Escorpião e Peixes.

As pessoas de Água, ou seja, nascidas sob os signos de Câncer, Escorpião e Peixes, tendem a ver o mundo de forma mais sentimental. E a conexão, nesse caso, não é apenas com as próprias emoções, mas também com as dos outros. Difícil não lembrar de algum amigo ou familiar com essas peculiaridades, né?

Conhecendo os elementos também é possível entender melhor a separação dos signos na Astrologia: signos de Terra: Touro, Virgem e Capricórnio; signos de Fogo: Áries, Leão e Sagitário; signos de Água: Câncer, Escorpião e Peixes; e signos de Ar: Gêmeos, Libra e Aquário.

Fogo + Ar = pensamento intuitivo / intuição intelectual.

Leão

Leão. A força de Leão vem de sua capacidade de liderança e atitude ousada. Governado pelo Sol, o planeta do 'eu' e do 'ego', o signo conta com uma incrível capacidade de atrair atenção e admiração devido a sua forte personalidade. Leão também é um signo de fogo fixo, são determinados e apaixonados.

É um líquido de baixa viscosidade, incolor e muito inflamável. Em contacto com o ar auto-oxida-se, formando peróxidos que são muitíssimo explosivos, pelo que se recomenda que seja guardado em frascos de cor castanha ou topázio. O éter dietílico usa-se como dissolvente de gorduras, óleos, resinas e alcaloides.