Quais são os puritanos?

Perguntado por: ailha . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.2 / 5 12 votos

Os puritanos eram membros de um movimento de reforma religiosa conhecido como puritanismo que surgiu dentro da Igreja da Inglaterra no final do século XVI. Eles acreditavam que a Igreja da Inglaterra era muito semelhante à Igreja Católica Romana e deveria eliminar cerimônias e práticas não enraizadas na Bíblia.

Em 1630, John Winthrop liderou o primeiro grande grupo de puritanos até a baía de Massachusetts e, em 1636, foi fundado o Harvard College.

Surgiu então o denominado puritanismo, que preconizava, na senda de Calvino, uma regência absoluta de Deus sobre tudo o que diz respeito aos homens, e que era sobretudo a intervenção da graça divina sobre cada indivíduo - puritano - que o podia salvar e conduzir pelo caminho da humildade (predestinação).

E sua excelência na pregação nas Escrituras Bíblicas lhe deram o título de O Príncipe dos Pregadores e O Último dos Puritanos. A família de Spurgeon, escapando da perseguição contra os protestantes perpetrada por Filipe II, fugiu da Holanda para Inglaterra, por volta de 1570, estabelecendo-se na região de East Anglia.

A Revolução Puritana foi um movimento surgido na Inglaterra no século XVI, de confissão calvinista. Esse movimento rejeitava tanto a Igreja Romana como a Igreja Anglicana. Desde o início já aceitavam a Doutrina da predestinação. Esse movimento foi perseguido na Inglaterra.

Alcançou ainda a Inglaterra, onde foram chamados de puritanos; a Holanda, chamados de reformados; e a França, onde ficaram conhecidos como huguenotes.

John Knox

John Knox, o fundador do puritanismo.

É um adjetivo empregado para designar aquela pessoa rigorosa na aplicação dos princípios morais, nas ideias e nos costumes, especificamente quanto ao comportamento sexual.

Os tripulantes do Mayflower eram puritanos (calvinistas britânicos) que fugiam do clima de guerra e perseguição instaurado na Inglaterra no início do século XVII. Antes deles, entretanto, o litoral dos EUA já havia recebido vários contingentes de pessoas de variados matizes.

A perseguição religiosa aos puritanos, os calvinistas ingleses, principalmente depois da criação do anglicanismo com Henrique VIII, levou-os a se deslocarem para a América. O objetivo era criar espaços de vivência onde podiam exercer livremente seus preceitos religiosos.

A população puritana quase sempre se vestia com roupas com tons escuros e as mulheres não ostentavam joias e luxo. Era uma sociedade dedicada ao trabalho, havia pouco tempo para as diversões. As reuniões festivas dos colonos aconteciam no momento da construção de algum celeiro, ou seja, misturavam lazer ao trabalho.

Calvinismo é uma religião cristã surgida durante a Reforma Protestante e que se baseia na predestinação, na valorização dos bons costumes e na defesa do trabalho e do lucro. João Calvino fundou, em 1534, uma religião que acreditava na predestinação, ou seja, que a salvação fora determinada por Deus.

A Igreja Anglicana tem raízes no catolicismo, do qual mantém muitas tradições, mas ganhou forma em meio à Reforma Protestante do século XVI. Como outras igrejas reformadas, ela reconhece apenas dois sacramentos: o batismo e a eucaristia; na Igreja Católica Romana, em comparação, os sacramentos são sete.

Influenciado pelo Calvinismo, o Puritanismo foi um movimento religioso de muita influência na Inglaterra. Em suma, essa doutrina surgiu como reflexo da implantação do Protestantismo na Europa. A mesma pregava a necessidade de pureza e integridade do indivíduo, igreja e sociedade.

Ele muitas vezes trabalhava 18 horas por dia.

Charles Haddon Spurgeon, referido como C. H. Spurgeon (Kelvedon, Inglaterra, 19 de junho de 1834 — Menton, França, 31 de janeiro de 1892), foi um pregador Batista inglês. Muito influente no protestantismo reformado nos dias de hoje, meio no qual é conhecido como o "Príncipe dos Pregadores".

Quais são as causas da Revolução Puritana? A Revolução Puritana ocorreu entre 1640 e 1660 e foi causada pelos conflitos travados entre os reis e o Parlamento, em específico os reis Jaime I, que governou de 1603 a 1625, e seu sucessor, Carlos I, que governou de 1625 a 1649.

6 sinônimos de puritano para 2 sentidos da palavra puritano: 1 rígido, intolerante, intransigente. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. 2 convincente, rigoroso, severo.

A Reforma Protestante teve causas relacionadas a aspectos políticos, econômicos e teológicos e resultou da corrupção existente na Igreja Católica. Além disso, teve resultado de interesses políticos oriundos de nobres que viram na reforma uma possibilidade de romper o vínculo de autoridade com o papa.

O estopim para a guerra foi a tentativa por parte do rei, em 1637, de substituir o culto presbiteriano da Escócia pelo anglicano. Rapidamente, os escoceses se revoltaram, e Carlos I teve que convocar o Parlamento para organizar um exército.

Outro elemento importante dessa revolução foi a religiosidade, pois os puritanos (por isso o nome da revolução) desejavam praticar a sua fé sem as perseguições do rei.

Continuar lendo Quem são os puritanos?