Quais são os provérbios da língua portuguesa?

Perguntado por: rguedes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 6 votos

"Não adianta chorar o leite derramado." "Quem ri por último ri melhor." "Amigos, amigos, negócios à parte." "Um olho no peixe, outro no gato."

Provérbios, ou ditados populares, são frases e expressões que transmitem conhecimentos de geração em geração, passados de pais para filhos. Muitos desses provérbios têm a sua origem na antiguidade, nas passagens bíblicas, além de serem mensagens de sabedorias de muitos povos.

Salomão

Quem escreveu esse livro? Parte do livro de Provérbios é atribuída a “Salomão, filho do rei Davi, rei de Israel” (ver Provérbios 1:1; 10:1; 25:1; ver também I Reis 4:32; Guia para Estudo das Escrituras, Provérbios, o Livro de Provérbios”; scriptures.LDS.org).

Provérbios, também chamados de ditados populares, são frases curtas que transmitem ensinamentos retirados de experiências de vida, ou seja, transmitem conhecimentos e sabedoria popular. São ricos em imagens e se referem a acontecimentos cotidianos, sendo assim aplicáveis a diversas situações do dia a dia.

Os 3 tipos de provérbios com exemplos

  1. 1 – Provérbios bíblicos ou religiosos. ...
  2. 2 – Provérbios populares estrangeiros. ...
  3. 3 – Provérbios populares brasileiros.

Os provérbios podem funcionar como importantes ferramentas no discurso, pois podem ser utilizados com diversos objetivos como, por exemplo, consolar, advertir, praguejar, aconselhar e até mesmo para amenizar certos discursos.

“O que guarda a boca e a língua guarda a sua alma das angústias” (Provérbios 21.23). O Senhor nos concedeu um órgão capaz de dar vida ou de levar à morte: a língua. Devemos abrir a boca para abençoar o nosso irmão, para adorarmos ao Senhor.

Deus deu ao ser humano o privilégio da liberdade de escolha, mas diante disso ele nos instrui a usar essa liberdade com sabedoria. O pecado ao contrário em nada traz liberdade, somente prisões. É impossível pecar sem se prender, um dos enganos do pecado é que ele promete liberdade, mas somente traz escravidão.

A recomendação do Salmista é que você não seja fiador de alguém e se for que logo se livre desse compromisso. Como hoje em dia, é comum ser fiador, quem assim optar por ser, deve estar disposto a sacrificar seus recursos para pagar a dívida. “Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos, e sê sábio.

Não existe maior privilégio para alguém do que ser chamado filho de Deus. Para que a realidade espiritual do conhecimento de Deus seja uma constante na vida do cristão, ele deve guardar a Palavra em seu coração.

Porque melhor é a sabedoria do que os rubis; e tudo o que mais se deseja não se pode comparar com ela.” Salomão emprega energia em demonstrar o enorme valor que a sabedoria tem, nada que o homem pode imaginar possuir aqui na terra chegará perto do valor de ser sábio.

23 Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. 24 Desvia de ti a falsidade da boca, e afasta de ti a perversidade dos lábios.

(Provérbios 31:25-26 – NVI). A mulher virtuosa é uma pessoa otimista. Ela sorri diante do futuro e não tem medo do que a espera. Sua perspectiva é positiva e seu olhar escolhe sempre pousar sobre o lado bom das coisas, mesmo que estas sejam predominantemente escuras e incertas.

"Não seja sábio aos teus próprios olhos" é um convite a humildade, somente os humildes conhecem a verdadeira essência da sabedoria. O cristão também deve ser guiado em sua vida pelo temor ao Senhor, mantendo-se afastado de tudo o que é errado e desaprovado por Deus.

Em Provérbios 7 o sábio começa nos aconselhando a fazer da sabedoria, algo precioso em nossas vidas. Ele nos aconselha a guardá-la como a um tesouro.

1:1-4 O ensino e a sabedoria
O livro de Provérbios começa analisando o que é sabedoria e apresentando seus sinônimos: correção, entendimento, sábio proceder, prudência, conhecimento. A ênfase principal é colocada sobre a sabedoria moral, destacando a importância de uma conduta honesta.

25 Como água fria à alma cansada, tais são as boas novas de terra remota. 26 Como fonte turva, e manancial poluído, assim é o justo que cai diante do ímpio. 27 Comer muito mel não é bom, nem a busca da própria aglória é glória. 28 Como a cidade derrubada, sem muro, assim é o homem que não pode conter o seu espírito.

A força e a honra são seu vestido, e se alegrará com o dia futuro. Abre a sua boca com sabedoria, e a lei da beneficência está na sua língua. Está atenta ao andamento da casa, e não come o pão da preguiça. Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; seu marido também, e ele a louva.