Quais são os pronomes que devemos utilizar para conjugar um verbo?

Perguntado por: ndiniz . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

As pessoas verbais são tradicionalmente representadas pelos pronomes pessoais retos: eu, tu, ele, nós, vós, eles. Contudo, podem também ser indicadas pelas desinências verbais.

De acordo com o que determina a nossa gramática normativa, existem seis tipos de pronomes: os pessoais, demonstrativos, interrogativos, possessivos, relativos e indefinidos.

Os pronomes pessoais indicam as pessoas do discurso: quem fala (1.ª pessoa: eu, nós), com quem se fala (2.ª pessoa: tu, vós) e de quem se fala (3.ª pessoa: ele/ela, eles/elas).

As conjugações verbais são três: 1ª conjugação: verbos terminados em “ar” ou com a vogal temática -A-, por exemplo: andar; 2ª conjugação: verbos terminados em “er”ou com a vogal temática -E-, por exemplo: fazer; 3ª conjugação: verbos terminados em “ir”ou com a vogal temática -I-, por exemplo: cair.

Os verbos em língua portuguesa são classificados em regulares, irregulares, defectivos ou abundantes.

Pronome é uma classe de palavras variável cuja finalidade é substituir ou determinar (acompanhar) um substantivo. Eles se classificam em razão dessas funções. Aquele que substitui o nome é chamado de pronome substantivo, e o que o determina (acompanha) é o pronome adjetivo.

Quais são os Pronomes?

  • O que são Pronomes Pessoais;
  • O que são Pronomes Possessivos;
  • O que são Pronomes Demonstrativos;
  • O que são Pronomes Interrogativos;
  • O que são Pronomes Relativos;
  • O que são Pronomes Indefinidos.
  • O que são Pronomes ou partículas expletivas (ou de realce)

Pronome é a classe de palavras que substitui ou acompanha o substantivo, podendo também retomá-los ou referir-se a eles em uma frase. Exemplos: "Eu vi o gato na rua, ele era preto" "Minha carne é de carnaval"

O pronome “você”, por exemplo, não é um pronome pessoal, e sim um pronome de tratamento. Por isso, apesar de “você” referir-se à 2ª pessoa (“tu”, ou “vocês” para “vós”), os verbos são conjugados na 3ª pessoa. Observe o exemplo: Tu já foste ao cinema ver esse filme?

Exemplos de frases com pronomes possessivos:

  • Aquele computador é meu. (pronome possessivo masculino no singular)
  • Essas são minhas coisas. (pronome possessivo feminino no plural)
  • Nosso avô ficou doente e precisou ir o hospital. (pronome possessivo masculino no singular)
  • Suas escolhas são sempre muito boas.

Os pronomes podem ser classificados em seis tipos: pessoais, demonstrativos, possessivos, relativos, indefinidos e interrogativos.

O pronome relativo faz a retomada de um substantivo anteriormente mencionado em uma frase. Os pronomes relativos invariáveis são: “que”, “quem” e “onde”. Os pronomes relativos variáveis são: “o qual”, “a qual”, “os quais”, “as quais”, “cujo”, “cuja”, “cujos”, “cujas”, “quanto”, “quanta”, “quantos”, “quantas”.

O que é pronome? Para o gramático Domingos Paschoal Cegalla, pronomes “são palavras que substituem os substantivos ou os determinam, indicando a pessoa do discurso”. Já para o gramático Luiz Antonio Sacconi, pronome “é a palavra que substitui ou acompanha um substantivo (nome), em relação às pessoas do discurso”.

Os pronomes possessivos são aqueles que acompanham ou substituem o substantivo, indicando a relação de posse entre as pessoas do discurso e as coisas possuídas. Alguns exemplos se pronomes possessivos são: meu, minha, teu, tua, seu sua, nosso, nossa, vosso e vossa.