Quais são os pronomes demonstrativos e possessivos?

Perguntado por: asilva . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.2 / 5 8 votos

São eles: meu, minha, meus, minhas, teu, tua, teus, tuas, seu, sua, seus, suas, nosso, nossa, nossos, nossas, vosso, vossa, vossos, vossas, seu, sua, seus, suas; Pronomes demonstrativos: indicam posicionamento, o lugar de um ser em relação a uma das três pessoas gramaticais.

Enquanto os pronomes possessivos indicam posse, os pronomes demonstrativos servem para indicar a posição e a relação de distância (no tempo ou no espaço) de um termo em relação às pessoas do discurso. Observe a diferença: Pronome possessivo: Minha mochila está muito desgastada. (O pronome indica posse.)

Os pronomes demonstrativos aquele, aquela e aquilo são empregados para seres ou coisas que se acham distantes da primeira e da segunda pessoa, do falante e do ouvinte. Por exemplo: Aquela casa parece ser tão bonita por dentro!

Os pronomes demonstrativos são palavras que indicam quão perto ou longe está o assunto do discurso.

Que demonstra, que serve para demonstrar; DEMONSTRADOR: um esboço demonstrativo de sua arte. 2. Gram. Diz-se do pronome com o qual, ao falar ou escrever, a pessoa localiza, em relação a si, ideias e objetos a que se refere (p.

Os pronomes possessivos são aqueles que indicam a posse de algo. Eles variam em gênero e número, conforme as pessoas que detém algo e o número de coisas que elas possuem. Exemplos de frases com pronomes possessivos: Aquele computador é meu. (pronome possessivo masculino no singular)

Agora confira cada tipo, são 7, e seus exemplos nas tabelas didáticas.

  • Pronomes Pessoais. ...
  • Pronomes possessivos. ...
  • Pronomes demonstrativos. ...
  • Pronomes interrogativos. ...
  • Pronomes relativos. ...
  • Pronomes Indefinidos. ...
  • Pronome ou partícula expletiva ou de realce.

Pronomes possessivos (meu, teu, seu, nosso, vosso, seu); Pronomes interrogativos (que, quem, qual, quanto); Pronomes indefinidos (alguém, algum, algo, nenhum, muito, pouco); Pronomes relativos (que, que, onde, o qual, cujo, quanto).

Os pronomes possessivos são utilizados, principalmente, para indicar posse: Este celular é seu? (pertence a você) Alguém viu as minhas chaves? (pertencem a mim) Tofi é o nosso cachorro.

Pronomes são palavras que acompanham os substantivos, podendo substituí-los (direta ou indiretamente), retomá-los ou se referir a eles. Alguns exemplos de tipos de pronome são: pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos e indefinidos.

Os pronomes demonstrativos indicam a posição (espacial, temporal e no próprio discurso) em relação às pessoas do discurso. Eles podem ser variáveis ou invariáveis. Frequentemente os pronomes demonstrativos se combinam com preposições: deste(a), disto (de + este(a), isto)

Os pronomes demonstrativos situam a pessoa ou a coisa designada relativamente às pessoas gramaticais. Podem situá-la no espaço ou no tempo. Os demonstrativos empregam-se também para lembrar ao ouvinte ou ao leitor o que já foi mencionado ou o que se vai mencionar.

O pronome oblíquo " O" refere-se ao cachorro; se bem que, quem deveria ser presa é a visitante!!!

Os pronomes demonstrativos — este, esse, esta, essa, isto, isso — indicam a relação de um termo com outros no tempo, no espaço e no texto.

Pronomes são vocábulos que substituem ou acompanham um termo substantivo. Esta casa é do meu pai, já aquela (casa) é da minha mãe. Veja que o pronome “este” acompanha o substantivo “casa”, modificando-o. Já o pronome “aquela” substitui o substantivo “casa”, o qual está implícito na oração.

Os pronomes podem ser pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos, indefinidos e também substantivos e adjetivos.

Resposta. B) NÃO CONHEÇO TAL LIVRO. cuidado com questões assim, são muitas pegadinhas.

Quando ficar com dúvida a respeito do uso de “esse” ou “este”, lembre-se: “este” (próximo a mim, presente) e “esse” (distante de mim, passado e futuro). E usamos ISSO, ESSE, ESSA quando a pessoas ou objeto já tiver sido mencionada: Ex.: Não virei trabalhar mais aos sábados: isso é fato.

This: este/esta/isto (para objeto/pessoa, no singular, que está próximo); That: aquele/aquela/aquilo/esse/essa/isso (para objeto/pessoa, no singular, que está longe); These: estes/estas (para objetos/pessoas que estão próximos); Those: aqueles/aquelas/esses/essas (para objetos/pessoas que estão longe).