Quais são os pronomes de uma pessoa queer?

Perguntado por: mmagalhaes . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Priscilla Bertucci, que adota os pronomes "ele/dele" e "ile/dile" é um dos principais nomes do ativismo queer no Brasil e fundador do SsexBbox, um projeto que busca visibilizar o debate das questões de gênero.

QUEER são pessoas que não se identificam com os padrões de heteronormatividade impostos pela sociedade e transitam entre os “gêneros”, sem necessariamente concordar com tais rótulos. INTERSEXUAIS são pessoas que possuem variações biológicas não binárias.

Questionando, em contextos LGBTQIAPN+, é um termo utilizado para descrever pessoas que não têm certeza de algum aspecto de suas orientações, identidades de gênero, corporalidades intersexo e/ou de outras identidades comumente ligadas a estas (como expressão de gênero).

Hoje, representa uma identidade, uma teoria e compõe a sigla LGBTQIA+. Conceito de queer. Queer é o termo que diz respeito a quem não se identifica e não se rotula em nenhum gênero. Em suma, faz referência àqueles que não correspondem à heterocisnormatividade e tem origem inglesa.

O termo se refere às pessoas em que a orientação sexual e a atração emocional não se encaixam nos padrões da heteronormatividade. Em junho de 2022, por exemplo, ela disse que sente muito orgulho de ser uma mulher queer.

Uma pessoa pode ter a identidade de gênero como feminina, masculina, trans, travesti — ou também ser designada como mulher, homem, mulher trans, travesti, homem trans, não binário (que não é masculino nem feminino), entre outras formas.

Pessoas poli/póli/pôli sentem atração por vários/múltiplos gêneros diferentes. É comum descreverem poli como “atração por vários gêneros, mas não por todos”, mas não é obrigatório que uma pessoa atraída por todos os gêneros tenha que utilizar algum rótulo além de poli.

Qual pronome usar para gênero fluido? O pronome não-binário mais comum é o “elu/delu”.

“Pan” significa “todos” e “poli” significa “muitos”. Na coisa da técnica ali significa que pan pode interessar por todos os gêneros e poli por muitos, mas não por todos, tendeu?

Bandeira queer
A bandeira que representa a comunidade queer tem a cor lilás como símbolo da androgenia, o branco representando a identidade agênero e o verde, pessoas não binárias. Pessoas que se identificam como queer são aquelas que não se identificam com os padrões de gênero.

O termo LGBT apareceu na 1º Conferência Nacional GLBT no Brasil, quando houve a troca de GLBT(gays, lésbicas, bissexuais e transexuais) para LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais).

Mais comum no movimento fora do Brasil, o termo "queer", traduzido como "estranho", é uma forma de reconhecer as pessoas que não se encaixam no que impõe a estrutura heterossexual, que valida como "norma" se sentir atraído somente pelo gênero oposto.

Em muitos casos é uma necessidade mais afetiva do que realmente sexual”. De fato, para esse especialista, essas relações eróticas às vezes escondem uma necessidade de afeto que o homem não está acostumado a expressar.

São os tipos narrativo, descritivo, expositivo, dissertativo e injuntivo, por exemplo.

E quando uma pessoa não se identifica com os padrões de gênero, ou seja, é não-binária, podemos usar os pronomes “elu” ou “delu”. Além dos pronomes, os substantivos e os adjetivos também podem ter a vogal temática substituída.

Ela/dela para se referir a alguém que prefere o uso dos pronomes femininos. Ele/dele para se referir a alguém que prefere o uso dos pronomes masculinos. Elu/delu para se referir a alguém que prefere o uso de pronomes neutros ou que é adepto da linguagem neutra.