Quais são os pronomes de uma pessoa hétero?

Perguntado por: adamasio . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 16 votos

Uma pessoa hétero pode escolher usar qualquer pronome tipo ela/ele/elu.

Pronomes pessoais

  1. O locutor (ou quem fala): 1ª pessoa, que seria “eu” (no singular) ou “nós” (plural);
  2. O interlocutor (com quem se fala): 2ª pessoa, que seria “tu/você” (singular) ou “vós/vocês” (plural);
  3. O assunto (de quem ou do que se fala): 3ª pessoa. que seria “ela/ele” (singular) ou “elas/eles” (plural).

Pronomes de gênero de preferência, ou pronomes de gênero pessoais, referem-se ao conjunto de pronomes de terceira pessoa que uma pessoa prefere que outros usem para identificar sua identidade de gênero.

Ela/dela para se referir a alguém que prefere o uso dos pronomes femininos. Ele/dele para se referir a alguém que prefere o uso dos pronomes masculinos. Elu/delu para se referir a alguém que prefere o uso de pronomes neutros ou que é adepto da linguagem neutra.

Em lugar de dizer “ele” ou “ela”, diz-se “elu”. Para “dele” ou “dela”, utilize-se “delu”. Já em palavras terminadas em “a” ou “o”, troca-se pelo “e”, como em “linde”, “tranquile”, “namorade”. Em palavras em que o “e” sinaliza o masculino, utiliza-se o “ie”, como em “professories”.

Uma pessoa hétero pode escolher usar qualquer pronome tipo ela/ele/elu.

Por exemplo, quando alguém se identifica com o gênero feminino, podemos nos referir a esta como “ela” ou “dela”. Quando é masculino temos “ele ou “dele”. E quando uma pessoa não se identifica com os padrões de gênero, ou seja, é não-binária, podemos usar os pronomes “elu” ou “delu”.

Ele é um recurso mais inclusivo, pois dá a possibilidade de pessoas não-binárias, trans, intersexuais ou simplesmente pessoas que não se sentem representadas pelo feminino-masculino possam escolher uma opção que faça mais sentido para elas.

Tipos de pronomes

  • pronomes pessoais retos;
  • pronomes pessoais oblíquos;
  • pronomes de tratamento;
  • pronomes possessivos;
  • pronomes demonstrativos;
  • pronomes interrogativos;
  • pronomes relativos;
  • pronomes indefinidos.

Existem vários tipos de pronomes: pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos e indefinidos.

O, seu, os, nossos são pronomes masculinos e para o gênero feminino temos os pronomes e formas pronominais a, sua, as, nossas, etc.

App disponibiliza 35 opções de gênero e 50 pronomes para aumentar inclusão dos usuários.

O termo "todes" é usado pela comunidade não-binária, ou seja, pessoas que não se identificam com o gênero feminino nem com o masculino. Informalmente, foi criada a "linguagem neutra" para utilizar termos que não definam essas pessoas como homem ou mulher, como forma de inclusão e respeito.

Os pronomes neutros "elu (s)" e "ile (s)" são os mais famosos. "Elu" e "ile" têm o mesmo significado. A escolha entre um e outro é uma escolha pessoal. As frases "ela é minha amiga" e"ele é meu amigo", no feminino e no masculino, respectivamente; em uma linguagem neutra de gênero fica "elu é minhe amigue".

Em lugar de dizer “ele” ou “ela”, diz-se “elu”. Para “dele” ou “dela”, utilize-se “delu”. Já em palavras terminadas em “a” ou “o”, troca-se pelo “e”, como em “linde”, “tranquile”, “namorade”. Em palavras em que o “e” sinaliza o masculino, utiliza-se o “ie”, como em “professories”.

São elas: 1ª pessoa: eu (singular), nós (plural); 2ª pessoa: tu (singular), vós (plural); 3ª pessoa: ele, ela (singular), eles, elas (plural).

como eu disse antes, o pronome neutro não está na nossa gramática oficial como eu vou apresentar aqui. oficialmente a neutralização é o uso dos pronomes masculinos (exemplo: mãe e pai: pais; irmã e irmão: irmãos; aluno e aluna: alunos).

A escolha do pronome que será utilizado depende do número (singular ou plural) do substantivo representado e do seu gênero (masculino ou feminino); assim como de sua pessoa verbal (primeira, segunda, terceira) e sua função gramatical.

Entre os exemplos de linguagem neutra, podemos citar “todes” ou “amigues”. Há também quem use “x” ou “@” para substituir os artigos feminino e masculino. Dessa forma, ficaria “todxs”, “tod@s” ou “amigx”. Há pessoas que também utilizam “elu” para se referirem a qualquer indivíduo, no lugar de “ele” ou “ela”.

Qual pronome usar para gênero fluido? O pronome não-binário mais comum é o “elu/delu”. Outras variações possíveis quando falamos de um grupo de pessoas são o “todes” ou “todxs” ao invés de “todos” ou “todas”.