Quais são os pronomes átonos?

Perguntado por: ilima . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.3 / 5 10 votos

Emprego de pronomes oblíquos átonos na conjugação de um verbo. Em primeiro lugar, vamos lembrar que pronomes oblíquos átonos são aqueles que desempenham função sintática de complemento. São eles: me, te, se, o, os, a, as, lhe, lhes, nos e vos.

Os pronomes oblíquos átonos podem ocupar funções como: complemento verbal e nominal, adjunto adverbial e adnominal, entre outras.

Os pronomes oblíquos tônicos são aqueles que são precedidos de preposições, no geral de a, para, de e com. Além disso, eles assumem a função de objeto indireto da oração.

Os pronomes pessoais do caso oblíquo são: me, mim, te, ti, o, a, se, lhe, ele, ela, si, nos, nós, vos, vós, os, as, lhes, eles, elas. Eles são usados como objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, agente da passiva e adjunto adverbial. Exemplos: Não te contaram a novidade?

Conforme a tonicidade com que são pronunciadas, elas podem ser átonas (com pouca intensidade) ou tônicas (com muita intensidade).

A partícula “que”, como já se disse, é um fator de atração do pronome átono. Há, entretanto, uma situação em que prevalece a ênclise (pronome depois do verbo) mesmo na presença do “que”. É o caso das interrogações com verbo no infinitivo impessoal (não flexionado). Assim: “Que dizer-lhe depois de tudo aquilo?”.

Uma perguntinha para você: É correto iniciar uma oração com um pronome oblíquo átono? A resposta é simples: não, pelo menos não nos textos escritos que pretendem adequar-se à norma culta da língua. Na oralidade e nos gêneros literários, o pronome oblíquo átono no início da oração está liberado.

Na colocação pronominal os pronomes oblíquos átonos podem ocupar três posições: antes do verbo, no meio do verbo e depois do verbo. Próclise – Na colocação pronominal Próclise o pronome aparece antes do verbo. Mesóclise - Na colocação pronominal Mesóclise o pronome aparece no meio do verbo.

Em primeiro lugar, vamos lembrar que pronomes oblíquos átonos são aqueles que desempenham função sintática de complemento. São eles: me, te, se, o, os, a, as, lhe, lhes, nos e vos. Neste verbete, veremos como conjugar um verbo com os pronomes oblíquos o, a, os, as.

1. [ Gramática ] Que não tem acento tónico ; não acentuado. 2. [Figurado] Fixo, imóvel, sem expressão (o olhar).

A estilista é o nome por trás da PatBO. Seu talento e olhar empreendedor tornaram a criadora um dos nomes mais influentes da nova geração da moda.

São chamados tônicos os pronomes oblíquos cuja acentuação tônica é forte. Os pronomes oblíquos tônicos sempre acompanham uma preposição, em geral as preposições a, para, de e com. Por esse motivo os pronomes tônicos exercem a função de objeto indireto da oração.

São aqueles que não vêm acompanhados de preposição. Eles são pronomes exercendo função de complemento. Não precisam estar acompanhados de preposição para que o sentido seja entendido. São os pronomes me, te, lhe, o, a, se, nos, vos, lhes, os, as, se.

Pronomes oblíquos tônicos precisam estar acompanhados de preposição para que consigam ser encaixados na oração. Você nunca acredita em mim. Hoje, eles falaram de nós. Nos exemplos, o sujeito da oração está sublinhado, enquanto os pronomes pessoais em vermelho exercem função de complemento dos verbos.

Os pronomes pessoais do caso reto são aqueles que têm a função de sujeito ou de predicativo do sujeito: eu, tu, ele/ela, nós, vós, eles/elas. Exemplos: Eu entreguei a requisição hoje. (sujeito)