Quais são os pronomes anafóricos?

Perguntado por: acastro . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

Os termos anafóricos, normalmente representados pelos demonstrativos ESSE, ESSA, ESSES, ESSAS, ISSO, AQUELE, AQUILO (e variações), fazem referência a ideia anterior.

A anáfora como ferramenta de retomada ajuda na coesão e coerência textual, na medida em que estabelece relação entre diferentes partes do texto. Nesse sentido, a anáfora distingue-se da catáfora, pois a primeira faz um movimento de retorno, e a segunda, um movimento de ida, em relação a outros elementos do texto.

  • Anáfora - retoma por meio de referência um termo anterior.
  • Catáfora - termo usado para fazer referência a um outro termo posterior.

Para resumir: quando estiver fazendo referência a um termo citado anteriormente, se trata de uma anáfora. Quando estiver antecipando um termo ou expressão que ainda será citado, é uma catáfora.

Anáfora. A anáfora retoma o referente por meio de um elemento coesivo que pode ser: artigos, advérbios, pronomes e numerais. Nesse caso, o referente textual já foi mencionado anteriormente no texto.

De acordo com o que determina a nossa gramática normativa, existem seis tipos de pronomes: os pessoais, demonstrativos, interrogativos, possessivos, relativos e indefinidos.

1. [ Linguística ] Processo de antecipação da informação através de uma unidade linguística cuja referência representa semanticamente um sintagma que surge depois (ex.: há catáfora em "detesto isto; ele toma as decisões e só depois nos informa").

Assim, dizemos que há catáfora quando o item de referência antecipa um componente que ainda não foi expresso no texto. Veja mais alguns exemplos da realização da catáfora: Só desejo isto: que você seja muito feliz. Antecipo-lhes uma coisa: todos receberão o aumento.

Abaixo, um esquema das diferentes tipologias desse tipo de anáfora, dividindo-as em três grupos: as anáforas por repetição, as anáforas por elipse e as anáforas por substituição.

Existem os seguintes tipos de coesão textual: coesão referencial, coesão lexical, coesão por elipse, coesão sequencial e coesão por substituição.

Dividimos os pronomes pessoais de acordo com a função que eles exercem na frase. Os pessoais do caso reto assumem a função de sujeito e do caso oblíquo, de complemento.
...

SingularPlural
Primeira pessoamimnós
Segunda pessoativós
Terceira pessoaele, ela, sieles, elas, si

Segundo o site Infopédia (Dicionários da Porto Editora), dêitico é o "elemento linguístico que não tem sentido por si só, pelo que a sua função é fazer referência, num enunciado, à situação, ao momento de enunciação ou aos interlocutores". ... Como assim? “Eu gostaria muito que você estivesse aqui hoje”.

Quais são os pronomes demonstrativos? Este, esta, estes, estas, esse, essa, esses, essas, aquele, aquela, aqueles, aquelas.

Os pronomes reflexivos indicam que o sujeito pratica uma ação verbal sobre si mesmo. Exemplos: Olhei-me ao espelho e vi que estava realmente pálida. Penteou-se e saiu.

Coesão referencial de Catáfora
Ou seja, o referente é encontrado somente depois do termo coesivo. É comum que a catáfora seja empregada por meio de pronomes demonstrativos e indefinidos. Confira o exemplo: Patrícia olhou-a e disse: Bruna, guarde esses brinquedos!

A anáfora é a repetição da mesma palavra, que pode ter a mesma ideia ou não, no início de cada frase. Muitos confundem sua definição com o pleonasmo, porém essa figura de linguagem é a repetição da mesma ideia por meio de palavras diferentes em uma mesma frase.

A coesão é responsável pelos sentidos encontrados na superfície do texto. Através dela é estabelecida a relação semântica (relações de sentido entre as palavras) entre os elementos do discurso através do uso adequado de conectivos, que servirão para encadear de maneira lógica as ideias do texto.