Quais são os profissionais de estética?

Perguntado por: epaz . Última atualização: 28 de janeiro de 2023
4.9 / 5 3 votos

10 profissões da área da estética em alta

  1. Especialista em depilação. ...
  2. Esteticista. ...
  3. Designer de sobrancelhas. ...
  4. Manicure e pedicure. ...
  5. Profissional de maquiagem. ...
  6. Cabeleireiro ou cabeleireira. ...
  7. Barbeiro ou barbeira. ...
  8. Massagista.

Então, quando se trata de saber exatamente quem pode aplicar procedimentos injetáveis na estética, nós, do IESE, temos uma resposta muito clara: Médicos, Cirurgiões Dentistas, Enfermeiros Estetas, Farmacêuticos Estetas, Biólogos Estetas e Biomédicos Estetas, podem aplicar procedimentos injetáveis.

Biomedicina Estética: Profissionais podem sim utilizar o título de Doutor ou Doutora!

A harmonização facial, sem dúvida, é uma área de grande destaque no que diz respeito à área da estética que dá mais dinheiro, principalmente pelo buzz causado pela popularidade desta técnica entre os famosos.

Spas. Em um SPA a área mais procurada é a corporal, onde entra todos aqueles serviços de massagens relaxantes, que a gente vê até em filmes. Mas podemos encontrar serviços como limpeza de pele também, entre outros.

R$ 1.579,74

O salário médio de um Esteticista no Brasil é de R$ 1.579,74.

Existe ainda o curso técnico, mas existem diferenças para atuação. Veja: O técnico em Estética e Cosmética: Manuseia equipamentos, faz procedimentos estéticos corporais e faciais, além de ter conhecimento sobre cosméticos; O tecnólogo em Estética e Cosmética: Manuseia equipamentos e realiza procedimentos estéticos.

O termo correto para profissionais da estética é esteticista e cosmetólogo ou técnico em estética segundo a Lei 13.643 de 2018, que confere o graduado em estética e cosmética/cosmetologia ou técnico em estética.

Considerando tudo isso, os profissionais que podem aplicar botox incluem enfermeiros, médicos, biomédicos, dentistas e farmacêuticos. Apesar de abrangente, é preciso ressaltar que a prática não é irrestrita, devendo respeitar as regras próprias dos órgãos de cada área.

O que o técnico em estética não pode fazer? Segundo a Lei n°13.643/2018, “fica proibido a atuação em procedimentos invasivos, injetar substâncias, praticar atos cirúrgicos ou até mesmo prescrever medicamentos”.

Para tal, se utiliza de técnicas como pré e pós-operatório, botox, preenchimentos, fios de sustentação, peelings, microagulhamento, carboxiterapia, intradermoterapia corporal e facial, intramuscular, hidrolipoclasia não aspirativa, procedimento estético injetável para microvasos (PEIM), SkinBooster, toxina botulínica, ...

Para exercer a profissão em Estética e Cosmética não é necessário ter um registro oficial em determinado Conselho. Em cada estado do Brasil, existe um sindicato em que o profissional poderá se afiliar. Vale ressaltar, que a profissão de esteticista foi regularizada pela Lei 13.643 em 3 de abril de 2018.

esteticista

Um esteticista é um profissional especializado na beleza e bem-estar. Ajudando a aperfeiçoar a imagem das pessoas, através de tratamentos corporais, faciais e capilares.

Como é a faculdade de Estética? Com duração de três a quatro anos, a faculdade de Estética prepara o aluno para a administração de negócios no setor, mas também oferece aulas práticas para o treinamento na aplicação de tratamentos estéticos.

Duração do curso
Um curso de Estética e Cosmética tem duração de quatro (4) semestres, quer dizer, dois (2) anos de estudos. Com essa formação permite que o profissional faça a aplicação de tratamentos corporais, faciais e capilares.