Quais são os produtos que derivados do porco?

Perguntado por: lnovais . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 9 votos

Os principais produtos deste ramo são: presuntos, apresuntados, pele à pururuca, torresmo à pururuca, chouriço e salsichão de miúdos.

No porco, quase tudo é aproveitado: o pernil traseiro (o mais consumido), a alcatra, a picanha, o coxão duro, o coxão mole e o pé. Do carré (de onde são tirados a bisteca, o lombo e o filé mignon suíno, também chamado de filezinho).

Tradicionalmente, as salsichas são feitas dos restos de carne de porco, aproveitados depois que as partes usadas para fazer bacon e presunto, por exemplo, são retiradas. A mesma coisa vale para carne de galinha e peru.

“Uma granja de suínos, além de grande produtora de carne, pode constituir-se em excelente produtora de energia, tanto para si, como para terceiros”, enfatiza João Manfio, vicepresidente adminitrativo da Associação Paranaense de Suinocultores (APS).

Qualidade da carne suína
A cadeia produtiva da suinocultura inclui desde o produtor de grãos e as fábricas de rações, os transportadores, os abatedouros e frigoríficos até o segmento de equipamentos, medicamentos, distribuição e o consumidor final.

Apesar de ser comum, um dos motivos da carne de porco não ocupar o primeiro lugar no consumo se deve ao fato de que os porcos estão sujeitos a infecção e contaminação de parasitas como a Taenia solium, além de existir significativo risco de transmissão de outras doenças por conta de sua criação.

Carne leve e saudável
A carne suína é tida como uma das mais saudáveis disponíveis na nossa alimentação, de acordo com especialistas em saúde e alimentação. Ela tem menor teor de gorduras do que a carne de boi, mantendo características como o volume de proteínas, vitaminas do complexo B e ferro em sua composição.

carne de porco

Voltando para os dias atuais, as receitas de mortadela são diversas. A original contém carne de porco de boa qualidade, sal, pimenta-do-reino inteira, pistaches e pequenos cubos de gordura de porco, que vêm da papada do animal.

A morcela é feita com sangue e gorduras do porco, bem temperadas e não leva carne. É muito boa cozida com batatas e verduras ou, depois de escaldada, para a 'massa' aquecer, deixar fritar numa panela grossa, com azeite.

A criação de suínos possui seu favor os seguintes pontos essenciais: grande prolificidade, docilidade e rusticidade, podendo ser alimentado com economia. O porco fornece carne de excelente qualidade.

É um produto fácil de ser usado e de custo bem barato, pois é um aproveitamento do couro do porco. “Para preparar a pele à pururuca deve-se limpá-la bem, fervê-la em salmoura com sal de cozinha e sal amoníaco, deixá-la secar e depois fritá-la.

As salsichas de frango são consideradas mais saudáveis, por serem feitas apenas com carne, miúdos e gorduras de aves e terem menos sódio em relação às salsichas bovinas ou suínas.

A mortadela é feita por meio de uma emulsão, em processo industrial no qual diferentes tipos de carnes são misturados e processados até virarem uma massa homogênea, com isso, não há como identificar todos os elementos usados em sua produção.

As carnes representam um conjunto de tecidos que recobrem o esqueleto de animais, podem ser dividas em carne vermelha, representada pela carne bovina e suína, e a carne branca, caracterizada por aves e peixes, e são fonte de proteínas de alto valor biológico, gordura, vitaminas e minerais.

O primeiro lugar no ranking mundial de produtores de carne suína em 2022 é ocupado pela China, com uma participação de 46,2% no total geral (110,5 mt) e com uma produção que deve chegar a 51 mt, número que representa um aumento de 7,4 % em relação ao total de 2021 (47,5 mt) (Gráfico 1).

Liderados pela China, os 10 maiores produtores mundiais devem produzir perto de 104 milhões de toneladas, equivalendo a pouco mais de 3% de incremento anual e sendo responsáveis por 93,8% do total.