Quais são os produtos não duráveis?

Perguntado por: agentil . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 14 votos

Produto não durável é aquele que acaba logo após o uso: os alimentos, um sabonete, uma pasta de dentes... É tudo o que você paga para ser feito: corte de cabelo, conserto de carro, de eletrodoméstico, serviço bancário, serviço de seguros, serviços públicos.

Um bem não durável é aquele de consumo imediato ou de curta duração. Alguns exemplos de bens não duráveis: roupas, alimentos, cosméticos, perfumes, calçados, etc....Já um bem durável é aquele que não desaparece com seu uso, é possível utilizá-lo várias vezes ao longo do tempo.

Os bens de consumo não duráveis são aqueles feitos para serem consumidos imediatamente (sorvetes, chocolate, etc.). Os bens de consumo duráveis são aqueles que podem ser utilizados várias vezes durante longos períodos (um automóvel, uma máquina de lavar roupas, etc.).

Bens intangíveis são as propriedades imateriais de uma empresa, que não existem fisicamente, como é o caso de marcas, patentes, licenças, direitos autorais, softwares, desenvolvimento de tecnologia, receitas, fórmulas, carteira de clientes, recursos humanos e know-how.

Bens duráveis são uma categoria de bens cujo uso não causa o imediato desgaste. Assim, são bens que podem continuar sendo utilizados em longo prazo, como veículos, imóveis, roupas, aparelhos eletrônicos.

Indústrias de bens de consumo duráveis: de automóveis, móveis, eletrodomésticos, eletrônicos. Indústrias de bens consumo não duráveis: de alimentos, têxtil, farmacêutica, cosméticos.

Serviço não durável é aquele que acaba depressa. A lavagem de uma roupa na lavanderia é um serviço não durável, pois a roupa suja logo após o uso. Outros exemplos são os serviços de jardinagem e faxina, que precisam ser feitos constantemente.

bens duráveis: são aqueles utilizados por um longo período de tempo, com pouco ou nenhum desgaste. Eletrodomésticos, aparelhos eletrônicos, automóveis e móveis são exemplos de produtos duráveis.

Um bem não durável é aquele de consumo imediato ou de curta duração. Alguns exemplos de bens não duráveis: roupas, alimentos, cosméticos, perfumes, calçados, etc....Já um bem durável é aquele que não desaparece com seu uso, é possível utilizá-lo várias vezes ao longo do tempo.

Indústria de bens não-duráveis: encarregada pela produção de bens perecíveis, cuja durabilidade é rápida, como o ramo de alimentos e medicamentos.

3 – Indústria de bens não duráveis
A indústria de bens não duráveis é aquela que entrega produtos para consumo imediato, geralmente perecíveis. Entre eles estão os alimentos, bebidas, itens de higiene e limpeza, cosméticos etc. Ou seja, artigos que possuem vida útil muito curta, pois acabam logo após sua utilização.

Os serviços duráveis serão aqueles que não desaparecem logo após o uso do objeto, ou demoram a desaparecer, como por exemplo; a pintura de uma casa, pintura de um automóvel.

Quais são os diferentes tipos de bens de consumo? Como você já sabe, os bens de consumo são divididos em três categorias: os bens de consumo duráveis, os bens de consumo semiduráveis e os bens de consumo não duráveis.

Bens de Consumo Semiduráveis e Não Duráveis: Bens materiais destinados a satisfazer necessidades humanas e que tem uma vida útil curta (semiduráveis) ou para serem consumidos imediatamente após a aquisição (não duráveis).

Os bens podem ser classificados em: móveis e imóveis, corpóreos e incorpóreos, fungíveis e infungíveis, consumíveis e inconsumíveis, divisíveis e indivisíveis, singulares e coletivos, comercializáveis ou fora do comércio, principais e acessórios, e públicos ou particulares.

Bens duráveis ou duradouros são bens tangíveis que só deterioram-se ou perdem a utilidade com o uso persistente ou o largo período de tempo. Portanto, esta categoria de bens abrange tanto os bens de consumo duradouros, como um automóvel ou máquina de lavar roupa, e os bens de capital.

Para exercer a garantia legal basta que o consumidor apresente a reclamação juntamente com o comprovante de compra, dentro de 30 dias, para serviços e produtos não duráveis, ou 90 dias, para serviços e produtos duráveis.