Quais são os produtos industrializados que usamos no dia a dia?

Perguntado por: mcosta9 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 4 votos

São exemplos de produtos industrializados que fazem parte do nosso cotidiano:

  • Refrigerantes.
  • Comida em lata.
  • Computadores.
  • Smartphones (telefones inteligentes)
  • TV.
  • Pão de forma.

O que são alimentos industrializados? Nesta categoria, entram os processados, que passam por etapas industriais e têm adição de componentes químicos (como conservantes, aromatizantes, corantes, etc.), além de sal, gordura e açúcar.

Em primeiro lugar, o destaque vai para o leite e seus derivados, como os queijos, consumidos em cerca de 580 milhões de toneladas por ano no mundo.

4º Caracteriza industrialização qualquer operação que modifique a natureza, o funcionamento, o acabamento, a apresentação ou a finalidade do produto, ou o aperfeiçoe para consumo, tal como (Lei nº 4.502, de 1964, art.

Os alimentos naturais são aqueles que foram produzidos a partir de ingredientes naturais, sem adição de substâncias químicas. Já os industrializados são aqueles que passaram por um processo de fabricação e/ou conservação, onde são adicionados diversos tipos de substâncias químicas.

RESULTADOS: Os alimentos mais frequentemente referidos pela população brasileira foram arroz (84,0%), café (79,0%), feijão (72,8%), pão de sal (63,0%) e carne bovina (48,7%), destacando-se também o consumo de sucos e refrescos (39,8%), refrigerantes (23,0%) e menor presença de frutas (16,0%) e hortaliças (16,0%).

De acordo com pesquisa realizada pela NZN Intelligence, em agosto de 2022, 60,8% dos respondentes compram eletrônicos pelo e-commerce. Roupas, sapatos e acessórios aparecem em segundo lugar, com 42,4%, os eletrodomésticos vêm logo em seguida com 34,8%.

Entre os alimentos ultraprocessados mais comuns, destacam-se as bolachas, salgadinhos, refrigerantes, macarrão instantâneo, salsichas, mistura para bolos, frituras, cereais matinais, pães de forma, margarinas, sorvetes e muitos outros.

Um dos primeiros setores alimentares a processarem comida em escala industrial foi o setor frigorífico. Após a invenção de um sistema de carros frigoríficos em 1878, a carne podia ser engordada, abatida, e preparada a centenas (e mais tarde, milhares) de milhas ou quilômetros de distância do consumidor.

São aqueles obtidos diretamente de plantas ou de animais para o consumo sem que tenham sofrido qualquer alteração. Entram nesta categoria folhas, frutas, verduras, legumes, ovos, carnes e peixes.

RESULTADOS: Arroz, feijão, café, pães, hortaliças e carne bovina permaneceram como base da alimentação dos brasileiros, sendo os seis itens mais consumidos em ambos os inquéritos.

Brasileiros e brasileiras de 45 a 55 anos estão consumindo mais alimentos ultraprocessados durante a pandemia. O consumo desses produtos nessa faixa etária era de 9% em outubro de 2019, enquanto em junho deste ano saltou para 16%.

Por que consumimos mais ultraprocessados? Com o crescimento da economia nacional e a globalização, as indústrias transnacionais de alimentos penetraram no mercado, aumentando a oferta de refrigerantes, salgadinhos e produtos instantâneos, que substituíram gradativamente as dietas tradicionais.

Uma boa maneira de distinguir esses dois tipos de produtos é observar o rótulo. Um número muito grande de ingredientes e itens não encontrados na sua cozinha, como “emulsificantes” e “óleos interesterificados”, mostram que o alimento é ultraprocessado.

Sem a presença de conservantes ou agrotóxicos, os alimentos artesanais passam por um processo manual de colheita e preparo. Já os produtos alimentícios industrializados são os que passam por processos industriais. Neles, são acrescentados conservantes, colorização e aromatização artificiais.

Por terem baixa qualidade nutricional, sendo ricos em açúcar, gorduras, sal e aditivos, os alimentos ultraprocessados causam danos para a saúde, aumentando o risco para doenças como as cardiovasculares, diabetes tipo 2, hipertensão, aumento do colesterol e obesidade.

Escolha frutas frescas e secas. Outras opções são nozes e castanhas, que diminuem o colesterol ruim e atuam na prevenção de doenças como a hipertensão. Além disso, chips de mandioquinha ou batata-doce feitos na air fryer, e pipoca sem óleo.

Os 6 melhores alimentos do mundo

  1. Leite materno. É sabido que o leite materno é o melhor alimento que existe, e segundo especialistas não há nenhum que chegue perto da sua qualidade. ...
  2. Ovo. ...
  3. Óleo de coco. ...
  4. Quinoa. ...
  5. Azeite de oliva. ...
  6. Cúrcuma.

Alimento mais consumido: Arroz
A pesquisa mais recente sobre o assunto afirma que o alimento mais consumido é o arroz. Comparando com a pizza, o arroz é bem dependente. Afinal, dificilmente se come arroz sozinho. Por outro lado, ele é versátil.

Três maiores gastos foram com calçados, roupas e contas de celular. Grande maioria acha celular mais necessários que um eletrodoméstico.

Os principais objetos de consumo dos jovens são as roupas, bolsas, sapatos e artigos eletrônicos. O número de opções é cada vez maior com o acesso a produtos de todas as partes do mundo, através da Internet.