Quais são os produtos derivados do algodão?

Perguntado por: aribeiro . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 15 votos

Os principais produtos do algodão são a fibra, as sementes, a torta, a casca e o farelo.

Em termos econômicos, a pluma produzida nas algodoeiras é o principal produto primário do algodão, já que são as fibras mais longas do algodão em caroço que vestem cerca de 40% da população mundial. Existem ainda outros tipos de fibra de algodão, subprodutos dos processos de beneficiamento, fiação e tecelagem.

Enquanto o algodão em pluma é destinado basicamente à indústria têxtil, a variedade em caroço é usada na produção de óleo comestível, biodiesel e em misturas para rações animais e adubos.

Algodoeiro. O algodoeiro é uma planta da família das malváceas cuja espécie Gossypium hirsutum L. é a mais cultivada para produção de pluma utilizada pelas indústrias têxteis e representa 75% das fibras naturais, e possui um enorme significado econômico e social para a agricultura brasileira.

Saiba como o poliéster, algodão e viscose são produzidos. Os materiais têxteis são essenciais no cotidiano humano, fazem parte do início da cadeia produtiva da moda e são a matéria-prima da maioria das roupas que temos no mundo.

No caso de camisetas, a maioria das peças são 100% Algodão, o que significa que são utilizados na confecção fibras de algodão. A fibra têxtil de maior consumo mundial é utilizada há mais de 700 anos, mas foi nos EUA que teve início a cultura intensiva da planta do algodão nos séculos XVII e XVIII.

Confecção. Roupas podem ser produzidas usando uma grande variedade de produtos naturais ou artificiais. Os materiais naturais incluem pele, couro, ou fios naturais como aqueles encontrados no algodão ou em ovelhas. Materiais artificiais incluem nylon, poliéster e lycra.

Por processos mecânicos, o algodão é processado e sua fibra é retirada que vai ser torcida, dobrada e depois extraído o fio. O fio é girado por uma máquina até atingir a textura desejada, com a espessura adequada. A etapa da construção do tecido, eles são produzidos por uma espécie de trançado entre fios.

Uma das fibras naturais mais usadas do mundo, o algodão é uma fibra branca de origem vegetal, gerada ao redor das sementes do algodoeiro. É um dos materiais naturais mais usados na indústria têxtil, em forma de fio compacto ou de tecidos, como a malha e o jeans.

O algodoeiro serve para aumentar a produção de leite materno, diminuir hemorragias uterinas, diminuir a espermatogênese, diminuir o tamanho da próstata e tratar infecção renal, reumatismo, diarreia e colesterol.

O algodão doce é formado por um monte de fios de açúcar cristal que ficam enrolados uns nos outros, com uma consistência bem leve. É por isso que na hora de colocar na boca, ele derrete, não precisando fazer força pra mastigar!

O caroço de algodão é um sub-produto obtido nas máquinas algodoeiras, após a retirada da pluma, e tem grande utilidade na nutrição de ruminantes.

O capulho de algodão nada mais é do que o fruto do algodoeiro, que você pode chamar ainda de maçãs, quando apresentam a coloração verde.

A produção comercial do algodão começou nos estados da Região Nordeste e o primeiro grande produtor foi o Maranhão que, em 1760, exportou para a Europa as primeiras sacas do produto. Até então, os produtores se dedicavam ao plantio do algodão arbóreo perene, de fibras mais longas.

Primeiro de tudo, como se chama a plantação de algodão? A título de curiosidade, o nome da lavoura de algodão é algodoeiro, e seu gênero botânico é o Gossypium L., pertencente à família Malvaceae. Estamos destacando o nome para, caso você o leia ao longo do texto, não tenha dúvidas do que é.

O algodoeiro é o nome vulgar dado a várias espécies do género botânico Gossypium L., da família Malvaceae.

A viscose é um tipo de tecido semi-sintético, criado como uma alternativa artificial mais barata à seda, resultante da extracção de fibras de celulose do núcleo de algumas árvores como o pinheiro, bambu ou eucalipto convertido em fios de tecido.

A viscose é feita a partir da celulose. Ela é produzida a partir de cavacos de madeira de árvores que possuem pouca resina ou a partir da semente do algodão. No processo, é produzida uma pasta celulósica que é colocada em contato com outras fibras e extrusada para dar origem à fibra de celulose.