Quais são os procariontes?

Perguntado por: igonzaga . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.7 / 5 16 votos

Os procariontes são organismos unicelulares pertencentes aos domínios Bacteria e Archaea. As células procarióticas são muito menores que as células eucarióticas, não apresentam núcleo, e carecem de organelas. Todas as células procarióticas são envoltas por uma parede celular.

Apenas os organismos unicelulares dos domínios Bacteria e Archaea são classificados como procariontes – pro significa "antes" e kary significa "núcleo".

Seres eucariontes
Temos como exemplo as plantas e os animais. Isso significa dizer que o reino protista, fungi, plantae e animalia é de domínio eucarionte.

As células eucariontes apresentam núcleo definido e estão presentes em protozoários, fungos, animais e plantas. As células eucariontes são aquelas que apresentam um núcleo delimitado por um envoltório nuclear.

Células que podem ser encontradas em bactérias e cianobactérias. As células procariontes ou procarióticas são definidas por sua principal característica: seu material genético não está delimitado à membrana nuclear, esse material fica disperso por todo o citoplasma da célula.

Principais características da célula procarionte
Dizemos que a célula procarionte não possui um núcleo verdadeiro, pois este é formado por algumas membranas que constituem o “nucleoide”, ou seja, um núcleo não separado. A sua característica mais peculiar é a falta de carioteca para subdividir o núcleo celular.

Os procariontes consistem de duas linhagens distintas: Bactéria (ou eubacté- ria) e Archea.

Os seres vivos se dividem em cinco reinos: animal, vegetal, fungi, protista e monera. Os seres vivos se dividem em cinco reinos: animal, vegetal, fungi, protista e monera.

Procarionte é um organismo unicelular simples que não possui compartimentalização membranosa dos seus produtos intracelulares, ou seja, não apresenta compartimentos dentro da célula (metabólitos dispersos no citoplasma), nem núcleo verdadeiro (cromossomo disperso no citoplasma).

As células se classificam basicamente em dois grandes grupos:

  • Procariontes: bactérias e arqueobactérias;
  • Eucariontes: protista, plantas, fungos e animais.

As bactérias são seres procariontes, ou seja, não possuem núcleo definido, e seu material genético está concentrado em uma região que não é envolta por membrana. Essa região é denominada nucleoide.

Seres. As células procariontes constituem seres unicelulares como arqueas e bactérias. Por sua vez, as células eucariontes formam seres unicelulares ou pluricelulares como plantas, fungos e animais.

A gema do ovo de um avestruz é, portanto, a maior célula do mundo em volume!

Em resumo, é possível dizer, então, que as células procariontes são mais simples que as eucariontes. Esse primeiro grupo não apresenta núcleo, organelas membranosas e citoesqueleto. Diferentemente, as eucariontes possuem todas essas estruturas.

A célula eucariótica possui núcleo e organelas membranosas. As células eucarióticas são células encontradas nos seres vivos do Domínio Eukarya, como protozoários, animais e plantas.

A célula vegetal é eucariótica e apresenta peculiaridades, como a presença de parede celular, plastídios e vacúolo de suco celular. A célula vegetal, assim como a animal, é eucariótica, ou seja, possui núcleo delimitado por membrana nuclear (carioteca).

Continuar lendo