Quais são os problemas sociais que afetam um grupo minoritário?

Perguntado por: agil . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 20 votos

Ao tratarmos dos problemas que afligem as minorias, a desigualdade social acaba sendo o ponto-chave de grande parte das reivindicações dos grupos minoritários. No entanto, não é correto afirmarmos que todo grupo minoritário se encontra em posição fragilizada no meio social.

Fonte: ONU BR
Em seminário sobre depressão realizado no início da semana (3), em Brasília, pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), especialistas alertaram que o preconceito e a exclusão tornam negros, pessoas trans e indígenas mais propensos a desenvolver o transtorno mental.

exemplificam, como grupos vulneráveis, os “jovens e idosos, mulheres, minorias raciais, pessoas com pouco suporte social, pouco ou nenhum acesso à educação, baixa renda e desempregados4.

Resposta: 1=Preconceito. No Brasil, o preconceito, em razão de discriminação relacionada à raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional — como impedir o acesso a serviços e cargos públicos, negar contratação, impossibilitar o acesso a transportes públicos, entre outros — é crime.

No Brasil, podemos citar como exemplos de minorias mais conhecidas as populações negra, LGBTQIA, de mulheres, indígenas e de deficientes.

Assim, podemos concluir que as minorias lutam por respeito, reconhecimento e representatividade, pela igualdade de direitos, direitos humanos, civis e sociais assegurados pela constituição e pela declaração de direitos humanos.

As minorias sociais são grupos de pessoas que se encontram em situação de desvantagem social, cultural, política, étnica, física, religiosa ou econômica dentro de uma sociedade. São grupos que costumam estar à margem da sociedade e que sofrem preconceito e discriminação.

Os direitos das minorias incluem o direito à educação dos alunos na língua da minoria, o direito ao uso da língua da minoria em público e nos serviços governamentais, o uso de nomes e apelidos na língua da minoria, o direito a manter a cultura da minoria, o direito à participação política, etc.

Fazem parte das minorias, pessoas com deficiência (PcD), mulheres, comunidade LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) entre outros. E as pessoas pertencentes a esses grupos ainda representam uma pequena parcela de participação nas empresas.

Inclusão social é o ato de incluir na sociedade categorias de pessoas historicamente excluídas do processo de socialização, como negros, indígenas, pessoas com necessidades especiais, homossexuais, travestis e transgêneros, bem como aqueles em situação de vulnerabilidade socioeconômica, como moradores de rua e pessoas ...

As minorias étnicas são grupos que apresentam entre seus membros, traços históricos, culturais e tradições comuns, distintos dos verificados na maioria da população.

O termo minoria se refere a um grupo que esteja em inferioridade numérica e em situação de subordinação socioeconômica, política ou cultural, em relação a outro grupo, que é majoritário ou dominante em uma determinada sociedade.

Mesmo grande parte das minorias sendo marginalizadas, a necessidade da tutela ocorre porque elas não tem espaço no Estado, elas são tapeadas, abafadas para que não consigam mostrar toda a sua força e voz, característica do preconceito que há no nosso território.

Resumo. Pretendemos inferir que os movimentos sociais entendidos como projetos de indivíduos mobilizados em defesa de uma causa social mostram-se como representações das minorias, que lutam por visibilidade de suas ações e legitimidade de suas vozes a fim de pautarem os meios de comunicação.

Entre os principais exemplos de minorias sociais podemos destacar as mulheres, negros, indígenas, homossexuais, moradores de regiões de baixa renda, idosos, deficientes, entre outros.