Quais são os problemas que podem ocorrer se não retirar os corpos estranhos do corpo?

Perguntado por: uoliveira . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 19 votos

Pode existir dificuldade respiratória, dor, vómitos e nos casos mais graves asfixia que pode conduzir à morte.

Os corpos estranhos são objetos ingeridos que podem ficar presos no trato digestivo, podendo até mesmo perfurá-lo. Os corpos estranhos podem ser engolidos de maneira acidental ou intencional. Os corpos estranhos podem vir ou não a causar sintomas, dependendo de onde eles ficaram presos.

As principais causas de aspiração de corpo estranho são estado mental alterado pelo uso de bebidas alcoólicas ou sedativo; convulsão; distúrbios neurológicos; trauma associado ao nível reduzido de consciência; procedimentos dentários; idade jovem ou avançada; distúrbios associados à disfagia e reflexo deficiente de ...

Geralmente os corpos estranhos são eliminados em até 36 horas a partir de sua ingestão. Porém, quando eles ficam presos no aparelho digestivo dos animais (que vai desde a boca até o reto), os objetos tendem a parar em três regiões que são mais suscetíveis à obstrução: esôfago, estômago e intestino delgado.

Sintomas. Os sintomas típicos são dor na garganta ou no peito, um nódulo na garganta ou no peito e dificuldade em engolir. Outros sintomas mais comuns podem ser sangue na saliva, recusa a se alimentar, engasgos, náusea ou vômitos. As crianças pequenas podem babar mais do que o normal.

Quanto custa o tratamento? Nos casos mais caros, ou seja, quando precisa de cirurgia, o diagnóstico apropriado, exames e tratamentos podem fazer a conta pode passar dos R$ 2.000,00! Por isso, esteja preparado financeiramente para poder oferecer, em casos como este, o melhor atendimento para seu animalzinho.

O que é? Consiste na retirada do corpo estranho nos tecidos moles através de pequena incisão ou pelo próprio orifício da lesão, na maioria das vezes é necessário o bloqueio anestésico local. Retirada de corpo estranho nos tecidos moles: • Farpas de madeira e metálicas; • Pedras, roupas; •Vidro.

A depender da localização e da composição do corpo estranho, o diagnóstico pode ser feito por observação direta ou mediante exames de imagens. As radiografias convencionais, as ultrassonografias, as tomografias computadorizadas e a ressonância magnética são exames auxiliares no diagnóstico.

O diagnóstico é feito pela rinoscopia anterior, que é capaz de mostrar a maioria dos corpos estranhos4,5.

Sintomas. Os sintomas dependem do objeto inalado, onde se aloja nas vias aéreas e o tempo decorrido desde que o objeto foi inalado. Os sintomas típicos incluem respiração ofegante, asfixia, dificuldade em respirar, coloração azulada da face e uma tosse persistente.

A broncoscopia é o método de escolha para a remoção de corpos estranhos alojados nas vias aéreas. Pode ser realizada com broncoscópio rígido ou flexível. Apesar de a broncoscopia rígida ser preferível, a broncoscopia flexível está se tornando cada vez mais importante no tratamento de pacientes adultos.

Tosse persistente espasmódica, chiado no peito, falta de ar súbita e rouquidão são sinais sugestivos de que pode ter ocorrido aspiração de corpo estranho.

Logo depois que o corpo passa pelos estágios de livor, rigor e algor mortis, tem início a putrefação. Então, as bactérias e larvas começam a agir e a liberar gases, dando uma aparência inchada para o cadáver.

Havendo perfuração intestinal, o conteúdo do intestino pode extravasar para a cavidade abdominal, o que possibilita que bactérias do interior dos intestinos causem uma peritonite, abscessos ou até uma septicemia (infecção generalizada) e, eventualmente, a morte.

Resíduos de comida presos nos pulmões podem causar pneumonia ou bronquite, chiado no peito ou fazer com que o órgão murche.

Olhos. Os olhos são a principal porta de entrada para corpos estranhos, pois é o que mais tem contato com o ambiente. Qualquer tipo de objeto ou substâncias que entre em contato direto com os olhos pode causar lesões ou até mesmo outras consequências perigosas.

Existem alguns sinais clínicos que podem sugerir a ingestão e obstrução por corpo estranho. Assim, é importante observar se o animal apresenta algum tipo de dilatação no segmento intestinal ou se mostra um quadro de engasgos, vômitos e salivação excessiva.