Quais são os problemas que ocorrem por falta de normalização?

Perguntado por: etorres . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

O descumprimento da regulamentação pode prejudicar a empresa, por exemplo, impedindo a certificação ou a atribuição de selos de qualidade. A normalização é uma ação fundamental que permite à empresa ser mais competitiva. E isso não depende do tamanho do empreendimento, seja no setor industrial ou de serviços.

2 Objetivos da normalização (INMETRO, 2009)
Tais objetivos podem ser: controle de variedade, facilidades de uso, compatibilidade, internacionalidade, saúde, segurança, proteção do meio ambiente, proteção do produto, entendimento mútuo, desempenho econômico, comércio.

O processo de normalização pode ser caracterizado, de forma geral, em quatro níveis: internacional, regional, nacional e empresarial. Cada nível possui um determinado grau de exigência.

As vantagens da normalização são claras, entre elas: estabelece regras padronizadas a serem atendidas na execução de uma determinada atividade; facilita a comunicação e o intercâmbio no comércio; referencia diagnósticos de segurança, de saúde e de qualidade de produtos.

Historicamente, pode-se dizer que a primeira fase da normalização ocorreu por volta de 1900 até os anos 80 e concentrou seus esforços na criação de normas que visavam à especificação e à definição de produtos industriais, agrícolas, etc..

Vantagens e desvantagens de normalizar uma base de dados

  • Reduz a duplicação de dados. ...
  • Agrupa os dados logicamente. ...
  • Assegura a integridade referencial nos dados. ...
  • Diminui o desempenho da base de dados. ...
  • Requer análise e design detalhados.

Os princípios da normalização são os princípios pelos quais se rege a atividade de desenvolvimento das normas e as comissões técnicas, os organismos setoriais e o organismo nacional de normalização, operacionalizam esses princípios, ao cumprirem as regras e procedimentos, sendo por esse motivo muito importante que ...

A exigência da normalização nos trabalhos acadêmicos possui como finalidade a organização e apresentação do trabalho em termos de estrutura, conteúdo e fontes utilizadas para seu desenvolvimento.

O processo de Normalização é feito em duas partes, o aquecimento que o tempo depende da espessura da peça em atmosfera controlada e resfriamento ao ar. É feito o aquecimento (austenização) a mais ou menos 900°C e o resfriamento é até 600°C.

Também torna o negócio mais competitivo, devido à adequação aos critérios do mercado. De acordo com as regras internacionais, a normalização é fundamental para exportação dos produtos. Apenas aqueles que seguem a regulamentação podem ser apresentados ao exigente mercado externo.

As regras de normalização são projetadas para prevenir anomalias e inconsistência de dados. Com respeito à contrapartida no desempenho, essas diretrizes são enviesadas supondo que todos os campos que não são chaves serão atualizados frequentemente.

A normalização proporciona os meios necessários para estabelecer a adequada comunicação entre clientes e fornecedores, permitindo a eliminação de barreiras técnicas e comerciais, como também a redução da variedade de produtos e a sua respectiva verificação de qualidade.

A norma fornece limites na faixa de materiais e propõe métodos aceitáveis, de modo que um produto ou procedimento possa satisfazer o objetivo para o qual ele foi projetado.

Normalização, ou normalização social, é o processo pelo qual ideias e comportamentos que podem ficar fora das normas sociais passam a ser considerados "normais".