Quais são os problemas gerados pelo agronegócio?

Perguntado por: vcosta . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 17 votos

Os principais problemas trazidos pelo agronegócio são o uso de agrotóxicos, a conversão de florestas para desmatamento, e avanços sobre área de reserva legal", avalia o diretor do Serviço Florestal Brasileiro do Ministério do Meio Ambiente, Tasso de Azevedo.

O agronegócio tem causado consequências para o meio ambiente. O aumento do número de máquinas no meio agrícola acelera a produção e aumenta o lucro. Esse benefício traz consigo uma problemática ambiental, onde os agrotóxicos são cada vez mais utilizados e florestas são derrubadas para aumentar a área de cultivo.

Um grande problema e verdadeiro obstáculo para o avanço do agronegócio brasileiro é constituído pelo desperdício de alimentos ao longo da cadeia produtiva. É uma triste posição de destaque que temos entre os mais descuidados do mundo quando se trata de perdas de alimentos.

Considerando-se os desempenhos da economia brasileira e do agronegócio, a participação do setor no total alcançou 24,8% em 2022, abaixo dos 26,6% registrados em 2021. Enquanto o PIB do ramo agrícola recuou expressivos 6,39%, o do pecuário avançou 2,11%.

Resposta verificada por especialistas
Positivos: Gera uma maior renda para população, criando empregos tanto para a mão de obra especializada ou para a não especializada, além disso ela gera economia para o país, porque aumenta o número de produção, fazendo também com que haja o aumento do PIB.

O fortalecimento do agronegócio está intimamente ligado às soluções tecnológicas. Uma das mais latentes é a expansão da conectividade no campo, que promete trazer até 2026, mais de R$ 100 bilhões para o valor de produção agrícola no país, segundo estudo realizado pela Esalq/USP.

Atrás da agropecuária (97%), as causas principais foram o garimpo (0,5%), a expansão urbana (0,4) e a mineração (0,1%). No discurso oficial, as gigantes do agronegócio garantem fazer de tudo para bloquear a compra de gado de fazendeiros que desmatam fora da lei.

A retirada da cobertura vegetal provoca a redução da biodiversidade, extinção de espécies animais e vegetais, desertificação, erosão, redução dos nutrientes do solo, contribui para o aquecimento global, entre outros danos.

Por outro lado, o Agronegócio contrapõe o modelo familiar de produção. Isso porque esse modelo trabalha com monoculturas em imensos latifúndios, desmatando florestas, empobrecendo o solo e utilizando altas e crescentes quantidades de agrotóxicos.

A solução para os problemas com infraestrutura e logística é o investimento público na expansão e modernização do sistema hidroviário e rodoviário do país e na conservação e melhoria das estradas.

Os principais desafios do agronegócio no Brasil

  1. Desperdício da produção. Durante a produção, é muito importante aprender a melhor forma de manusear e armazenar os produtos. ...
  2. Logística de entrega. ...
  3. Preocupação social e ambiental. ...
  4. Excesso de burocracias nos processos. ...
  5. Falta de mão de obra no campo.

O PIB volume do agronegócio brasileiro tem apresentado nos últimos 20 anos (2000 a 2019, para contornar o efeito do ano atípico de 2020) tendência de crescimento em volume médio de 1,6% ao ano, enquanto a agropecuária o faz a quase 4,7% (com valores semelhantes para lavouras e pecuária).

Alternar as culturas em determinada área de plantio contribui para a fertilidade do solo. Além de melhorar a drenagem, a diversidade biológica e ajudar no controle de doenças. Sendo assim, uma dica para reduzir os impactos ambientais da agricultura é justamente evitar, ao máximo, a monocultura.

Conheça, as seguir, seis técnicas que podem ajudar a tornar o agronegócio mais sustentável:

  1. Recuperação de Pastagens Degradadas. ...
  2. Integração Lavoura-Pecuária-Floresta e Sistemas Agroflorestais. ...
  3. Sistema Plantio Direto. ...
  4. Fixação Biológica do Nitrogênio. ...
  5. Florestas Plantadas. ...
  6. Tratamento de Dejetos Animais.

Manter as florestas em pé, regenerar áreas degradadas e desenvolver práticas que economizam água e tornem a agricultura mais resiliente frente às mudanças climáticas estão entre as ações para uma agropecuária mais sustentável.

A estratégia de produção pode ser realizada em cultivo consorciado, em sucessão ou em rotação, proporcionando benefício mútuo para todas as atividades envolvidas. O sistema otimiza o uso da terra, reduz o uso de agroquímicos e a abertura de novas áreas para fins agropecuários.

O agronegócio é o conjunto de atividades econômicas que derivam ou estão conectadas à produção agrícola e seu comércio. Trata-se de um importante pilar da economia brasileira. Aliás, engana-se quem pensa que o agro restringe-se à fazenda e à colheita.

Conheça o mais relevante evento sobre agronegócio do País
Todos os meses tiveram uma taxa de desmatamento maior que a média. Em janeiro, foram 430,44 km² devastados, área 165% superior à média de 162 km² observada entre 2016 e 2021. Em fevereiro, o desmate foi de 199 km², 47% maior que a média de 135 km² para o mês.

A poluição das águas – utilizadas para beber e tomar banho – estaria acontecendo por causa do avanço das plantações de soja até as margens dos rios. A reserva está situada nas cidades de Goiatins e Itacajá (422 km e 321 km de Palmas). O Ibama diz que a responsabilidade pela fiscalização é do governo estadual.

Enquanto o agronegócio avança e concentra maior renda, o campo perde postos de trabalho. Segundo o IBGE, houve redução de 1,4 milhão de vagas de trabalho no campo entre os dois censos — atualmente o Brasil possui 15,1 milhões de trabalhadores rurais.