Quais são os problemas causados por agrotóxicos ao solo?

Perguntado por: dsalgado . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

Como o solo é capaz de reter grande quantidade de contaminantes, com o tempo, os agrotóxicos fragilizam-no e reduzem a sua fertilidade. Eles também podem desencadear a morte de micorrizas, diminuir a biodiversidade do solo, ocasionar acidez, entre outros problemas.

- O uso incorreto dos agrotóxicos também está associado a problemas ambientais, como contaminação do solo, dos recursos hídricos e também da fauna e flora; - Doses em excesso de agrotóxicos podem contaminar alimentos e colocar em risco a saúde.

111) a contaminação de alimentos, poluição de rios, erosão de solos e desertificação, intoxicação e morte de agricultores e extinção de espécies animais, são algumas da mais graves conseqüências da agricultura química industrial e do uso indiscriminado de agrotóxicos largamente estimulados nos últimos 25 anos.

O adequado manejo da lavoura pode evitar a poluição do solo, diminuindo a necessidade de agrotóxicos, melhorando o aproveitamento dos fertilizantes e mitigando a erosão. Esses fatores passam pela rotação de culturas e aumento da matéria orgânica do solo.

As substâncias presentes em agrotóxicos, além de eliminarem as pragas, prejudicam espécies importantes para o equilíbrio da biodiversidade como abelhas, vegetações, minhocas e pássaros, entre outros.

Usar agrotóxicos de forma incorreta provoca contaminação de solo, água e alimentos. Também pode afetar plantas nativas, os insetos e peixes. Alisson reforça que o conhecimento técnico é a melhor solução para esses problemas. Ele deixou claro que é necessário que um agrônomo acompanhe as atividades do agricultor.

Os agrotóxicos são produtos químicos que alteram a composição da flora e da fauna com o objetivo de evitar que doenças, insetos ou plantas daninhas prejudiquem as plantações. Até aí, parece uma boa solução: um produto que evita a danificação de plantações.

O uso de agrotóxicos está associado a diversos problemas crônicos, como alterações cromossômicas, câncer, doenças hepáticas, doenças respiratórias, entre outros. O uso incorreto dos agrotóxicos pode provocar danos ao meio ambiente, como contaminação do solo e dos recursos hídricos.

O controle biológico é uma das melhores alternativas à utilização de agrotóxicos na agricultura por ser um meio totalmente natural. A técnica introduz predadores, parasitas e patógenos das principais pragas presentes nas plantações.

O uso de agrotóxico afeta diretamente a saúde humana. Os riscos incluem diversas patologias, como câncer, impotência sexual, depressão, aborto, malformações congênitas, distúrbios endócrinos, neurológicos e mentais e efeitos crônicos que podem ocorrer durante meses, anos ou até décadas após a exposição ao tóxico.

Estudos mostram que fertilizantes fosfatados e nitrogenados também podem causar dependência do solo. Isso porque matam organismos que contribuem para a riqueza e o desenvolvimento das plantas. A acidificação também é um dos problemas e causaria a perda de nutrientes do solo.

A análise mostrou que glifosato, Aldicarbe, paraquate, Picloram e Carbofurano são os agrotóxicos que mais intoxicaram brasileiros na última década. Em relação a mortes, Aldicarbe, paraquate, glifosato, Diurom e Carbofurano são os mais encontrados.

Quais as consequências da degradação do solo? Os resultados da degradação do solo vão além da esterilização da terra, podendo aumentar o risco de assoreamento, afetar o lençol freático, rios, mares, a fauna, a flora e, com isso, prejudicar o meio ambiente como um todo e o funcionamento de ecossistemas.

As principais ameaças sobre o solo são a erosão, a mineralização da matéria orgânica, redução da biodiversidade, a contaminação, a impermeabilização, a compactação, a salinização, o efeito degradante das cheias e dos desabamento de terras.

Liberação de gases poluentes; Contaminação dos alimentos que a terra produz; Desertificação; Problemas de saúde pública, entre elas as doenças, como esquistossomose, tétano, doença da lombriga, entre outros.