Quais são os problemas causados pela chuva?

Perguntado por: iescobar . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 16 votos

Impactos causados pelas chuvas

  • inundações, enchentes e alagamentos;
  • queda de raios em redes elétricas, interrompendo o fornecimento de energia;
  • engarrafamentos;
  • enxurradas;
  • deslizamentos de terra e desabamentos.

surgimento de doenças pulmonares; empobrece o solo, causando erosão e destruindo lavouras e plantações; morte de peixes que vivem em rios onde o pH é quase neutro; degradação de construções e monumentos históricos.

As chuvas intensas e concentradas em um curto período de tempo estão entre os fatores naturais causadores dos deslizamentos, o que provoca a saturação dos solos e o seu encharcamento.

Há potencial para alagamentos e inundações em áreas urbanas e rurais com subida de rios e arroios. É alto ainda o risco de deslizamentos de terra e de queda de barreiras, de forma que populações em áreas de risco de devem estar muito atentas ante a elevada probabilidade de escorregamento de encostas.

“Se o solo não for bem manejado pelo produtor, a chuva torrencial pode fazer acontecer o surgimento de processo erosivo do solo, que é o carregamento das partículas e nutrientes da terra para longe da planta”.

Uma das doenças que aparecem em enchentes é a leptospirose. A leptospira é uma bactéria que tem muitos animais como hospedeiros. Eles eliminam a bactéria através da urina. Em enchentes, as pessoas ficam mais sujeitas ao contato com a bactéria, porque a água do esgoto se mistura com a da chuva.

Quando ocorrem chuvas em quantidades muito grandes, eleva-se drasticamente a quantidade de água no solo, bem além daquela que pode ser drenada naturalmente. Essa condição costuma ser danosa para as sementes, que podem morrer sem germinar ou não conseguir sobreviver após a germinação.

A chuva intensa pode reduzir a qualidade da água se ela não for tratada adequadamente. Isso acontece porque o acúmulo de materiais e o volume de água, entre outros fatores, alteram a composição deste recurso natural. Essa alteração é mais visível na captação superficial, de rios, riachos e lagos, por exemplo.

Liberação de gases poluentes; Contaminação dos alimentos que a terra produz; Desertificação; Problemas de saúde pública, entre elas as doenças, como esquistossomose, tétano, doença da lombriga, entre outros.

Dentre os principais impactos ambientais negativos causados pelo homem, podemos citar a diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats.

Muita água pode causar inundação, alagamento, enchente, ressaca e deslizamento de terra.

Contaminação: Com a invasão da água da enchente nas casas, os alimentos que entram em contato com a água contaminada ficam inadequados para o consumo. Prejuízos Financeiros: Muitas casas são derrubadas ou interditadas, perdem-se móveis, alimentos, objetos e a atividade econômica é prejudicada.

As enchentes e os deslizamentos de terra estão entre as catástrofes naturais que causam maior risco à vida da população. As enchentes em áreas urbanas são o resultado de grande alteração humana na natureza que acompanha a falta de planejamento das grandes cidades brasileiras.

Chuvas e vento em excesso também vencem a resistência das plantas e provocam o acamamento. Estes efeitos podem interromper o enchimento dos grãos e também prejudicar as espigas já formadas que vão ao chão, inviabilizando a colheita mecânica, além de aumentar os grãos deteriorados.

O excesso de chuva e o prolongamento dos períodos com sol encoberto diminuem a luminosidade que chega até as plantas, o que impacta o cultivar que necessita de mais sol. Além disso, os danos aos galpões que armazenam a colheita podem comprometer o produto.

– Barragens (seguram as águas quando elas subirem); – Piscinões (reservatórios que armazenam o excesso de água); – Canalização de córregos (impede que o lixo seja jogado nos córregos); – Desassoreamento dos rios (aumenta a profundidade do rio, retirando terra de seu leito).

Influência sobre as Chuvas
Já a relação entre a pressão atmosférica e a precipitação (chuvas) ocorre da seguinte forma: em ambientes com baixa pressão atmosférica e, portanto, calor, o ar aquecido tende a subir e, ao alcançar altitudes maiores, condensa-se, forma nuvens e precipita-se.