Quais são os problemas ambientais que ocorrem na escola?

Perguntado por: osanches8 . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

Água, lixo, saneamento básico, degradação da natureza e preservação da diversidade biológica são algumas das principais questões que influenciam a relação entre escolas e comunidades.

Concluiu-se que os principais desafios para a viabilização da educação ambiental nas escolas públicas do Ensino Fundamental I são a falta de conhecimento dos próprios educadores acerca do tema e a insistência em métodos tradicionais de ensino relacionados a uma perspectiva puramente contemplativa da natureza.

Enfim, a educação ambiental na infância desperta na criança a consciência de preservação e de cidadania. A criança passa a entender, desde cedo, que precisa cuidar, preservar e que o futuro depende do equilíbrio entre homem e natureza e do uso racional dos recursos naturais.

Vários são os problemas ambientais existentes no planeta. Problemas como poluição atmosférica, poluição das águas, queimadas e desmatamentos são cada vez mais frequentes e afetam a qualidade de vida do homem e também de outras espécies.

As maiores causas de problemas ambientais são: crescimento populacional, uso insustentável e ineficiente de recursos, a pobreza e a não inclusão dos custos ambientais da utilização dos recursos nos preços de mercado de bens e serviços.

As principais atividades causadoras dos impactos ambientais no planeta são a mineração, a agricultura, a exploração florestal, a produção de energia, os transportes, as construções civis como estradas e cidades, além das indústrias básicas químicas e metalúrgicas.

Os maus tratos e descuidos trazem serias conseqüências ao meio ambiente, sociedade e a biodiversidade alterando cadeias alimentares destruindo a camada de ozônio entre vários e piores outros problemas que partem de uma má educação ambiental, dessa forma é mais do que necessária a participação do judiciário para tentar ...

Uma das funções da escola é a de ensinar e refletir as práticas sociais, e nesse contexto o mundo que tem sido marcado pela degradação permanente do meio ambiente e do seu ecossistema, no qual envolve uma necessária articulação com a produção de sentidos sobre a educação ambiental e para a sustentabilidade.

Promoção de ações voltadas a manutenção do meio ambiente; Formar indivíduos conscientes que promovam práticas cidadãs; Desenvolver o espirito cooperativo, assim como a relação do homem com o meio ambiente; Fortalecer o papel do homem e a conservação do meio ambiente.

Soluções em destaque para esse desafio

  1. Horário de planejamento coletivo. ...
  2. Confraternização com professores. ...
  3. Mutirão para limpeza e revitalização da escola. ...
  4. Gestão democrática e comunidade mobilizada. ...
  5. Diálogo com a comunidade. ...
  6. Rodas de conversa para rever metodologias.

Aguardar sempre o momento de falar e escutar atentamente o que é dito por outras pessoas. Procurar se relacionar de forma harmoniosa entre os funcionários e professores. Ter pontualidade nos horários pré-estabelecidos. Evitar conversas ofensivas em relação aos colegas.

Para saber como tornar o ambiente escolar mais seguro para as crianças, continue lendo este post e confira as nossas dicas!

  1. Desenvolva um plano de segurança. ...
  2. Invista em treinamento. ...
  3. Organize o fluxo de alunos. ...
  4. Monte um kit preventivo. ...
  5. Aposte em segurança para o playground.

O desperdício de alimentos deve ser evitado por meio de um planejamento adequado, para que excessos e consequentes sobras não aconteça na unidade. A identificação e a avaliação do desperdício são importantes para oferecer melhor qualidade de serviço e maior atenção nutricional nas escolas (DE OLIVEIRA, et al 2012).

O desperdício dentro das escolas pode ocorrer de diversas maneiras. Uma das formas mais inteligentes de diminui-lo é investir na troca de torneiras convencionais por modelos com temporizador, bacias sanitárias com volume de descarga reduzido e secadores de mãos elétricos.

De acordo com o IBGE, 90% dos municípios brasileiros apresentam problemas ambientais. Entre os mais relatados estão queimadas, desmatamento e assoreamento.

Elaboramos uma lista com os principais, confira e comece a fazer a sua parte:

  • Usar materiais descartáveis de plástico. ...
  • Descartar óleo de cozinha na pia ou no lixo comum. ...
  • Misturar lixo comum com material reciclável. ...
  • Jogar eletrônicos, pilhas e baterias no lixo comum. ...
  • Imprimir boletos ou ingressos.

As mudanças climáticas são o grande problema ambiental que a humanidade terá que enfrentar durante a próxima década; porém, não é o único. A seguir, reexaminaremos alguns deles — desde a escassez de água à perda de biodiversidade ou à gestão dos resíduos — e veremos quais são os desafios que temos pela frente.

Os problemas mais comuns estão relacionados ao consumo de recursos naturais e produção excessiva de resíduos, o que resulta na destruição de habitats, poluição e escassez de substâncias essenciais para a vida — como a água.

Os principais problemas ambientais brasileiros são queimadas, desmatamentos e assoreamento de rios. São comuns também a poluição do solo, da água e da atmosfera. O desmatamento, um dos problemas ambientais mais comum no nosso país, diz respeito à retirada da vegetação de um local.