Quais são os princípios utilizados para guiar a atividade de Inteligência na produção de conhecimento?

Perguntado por: ecastro . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

A atividade de Inteligência orienta-se pelos seguintes princípios: objetividade, segurança, oportunidade, controle, imparcialidade, simplicidade, amplitude e interação.

Atividade de Inteligência: exercício permanente de ações especializadas, voltadas para a produção e difusão de conhecimentos, com vistas ao assessoramento das autoridades governamentais nos respectivos níveis e áreas de atribuição, para o planejamento, a execução, o acompanhamento e a avaliação das políticas de Estado.

101), a atividade de Inteligência observada sob o ponto de classificação clássica tem seu objetivo voltado para a obtenção e produção de informações para a segurança do Estado e da Sociedade, tanto em relação às ameaças no ambiente externo quanto ao interior do próprio território nacional.

Os conhecimentos podem ser pensados a partir de quatro dimensões principais: científico, filosófico, religioso e empírico.

O conceito de inteligência é bastante vasto, e pode ser determinado de diferentes formas, entretanto, o principal objetivo da inteligência é possibilitar que o indivíduo se relacione da melhor maneira com tudo que o cerca, sendo capaz de tomar decisões acertadas e de memorizar e compreender os mais diversos assuntos, ...

A Atividade de Inteligência corresponde o exercício de ações especializadas para obtenção e análise de dados, produção de conhecimentos e proteção de conhecimentos para o país.

Então este é o conteúdo certo para você.

  • 7 tipos de inteligência.
  • Inteligência físico-cinestésica.
  • Inteligência interpessoal.
  • Inteligência linguística.
  • Inteligência lógico-matemática.

No dicionário de Psicologia (Associação Psicológica Americana, 2010, p. 521), pode-se encontrar a definição de inteligência como sendo a “capacidade de extrair informações, aprender com a experiência, adaptar-se ao ambiente, compreender e utilizar corretamente o pensamento e a razão”.

Os órgãos de inteligência de segurança pública possuem papel fundamental no le- vantamento de informações a respeito dos movimentos sociais como forma de preparar a atuação da polícia militar na preservação da ordem pública.

É a atividade que tem por objetivo a obtenção, análise e disseminação de conhecimentos dentro e fora do território nacional sobre fatos e situações de imediata ou potencial influência sobre o processo decisório e a ação governamental e sobre a salvaguarda e a segurança da sociedade e do Estado.

Dependendo da circunstância na qual o sujeito adquire o saber, podemos reconhecer os seguintes tipos de conhecimento: empírico, científico, religioso (teológico), filosófico e tácito.

O conhecimento supõe três elementos: o sujeito (a consciência), o objeto (aquilo a que o sujeito se dirige para conhecer) e a imagem (o ponto de coincidência entre objeto e o sujeito). O homem precisa pensar.

Os estudiosos do processo de conhecimento apontam para várias fontes, relacionadas de uma maneira ou de outra com as chamadas faculdades da alma ou do espírito humano, e compartilhadas algumas delas pelos animais, como veremos em seguida. Estes são: os órgãos dos sentidos, memória, a imaginação, a razão e a intuição.

Os cinco pilares da Inteligência Emocional

  • Conhecer as próprias emoções. Conhecer-se. ...
  • Controlar as emoções. O gerenciamento das emoções é feito a partir do conhecimento delas. ...
  • Automotivação. ...
  • Empatia. ...
  • Relacionar-se interpessoalmente.