Quais são os princípios éticos necessários na prática de atividade esportiva?

Perguntado por: umarinho . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.6 / 5 11 votos

Seguir a ética no esporte deve ser um compromisso, com postura pautada nas regras morais da sociedade e da prática desportiva na qual atua. É preciso ser um modelo de conduta tanto para a equipe quanto para a torcida, e até mesmo para os adversários. Assim, o atleta se tornará um exemplo a ser seguido pela sociedade.

A ética tem como sentido a condução da vida e tem seu propósito maior na conquista da felicidade. Já o esporte tem seu sentido na saúde e bem-estar, e, para o seu propósito, a formação do sujeito ético. O esportista busca a felicidade através da vitória, acima de tudo - o que já é o fim ético por si só.

“A ética esportiva está associada diretamente às condutas que demonstram o respeito ao esporte e aos demais esportistas através da troca de gentilezas entre atletas adversários, como estender a mão para auxiliar um adversário caído a se levantar, colocar uma bola para fora do jogo ao notar que um adversário está ...

A contribuição dos valores do esporte para o ambiente de trabalho

  1. Fair-play. O fair-play é um conceito abrangente que, em geral, significa espírito esportivo. ...
  2. Despertar das lideranças. ...
  3. Respeito às normas e regras. ...
  4. Senso de pertencimento. ...
  5. Espírito de equipe.

Exemplos de Ética

  • A responsabilidade com a sociedade a partir das práticas profissionais;
  • A valorização das relações humanas;
  • O respeito aos valores que sustentam a comunidade;
  • A reflexão permanente sobre o próprio papel do profissional.

O esporte é um dos grandes aliados da educação de crianças e adolescentes. Por meio dele, valores éticos e morais, como a socialização, a cooperação, a solidariedade, a disciplina, o espírito de equipe e tantos outros, fundamentais para a formação integral de uma pessoa, podem ser trabalhados e desenvolvidos.

O Portal A Crítica separou 10 exemplos de atitudes éticas: Educação e respeito com o próximo; cooperação e atitudes que visam à ajuda aos outros; divulgação de conhecimentos que possam melhorar o desempenho das atividades de alguém; respeito à hierarquia dentro do ambiente de trabalho ou religioso; buscar crescimento ...

Ser ético é agir de acordo com "as regras" e com a moral. Nesse sentido, o que é moralmente correto é estabelecido de acordo com cada sociedade, pois o que é certo em algumas comunidades pode ser errado em outras. Em outras palavras, ser ético é ter respeito e seguir os códigos de conduta do ambiente em que se vive.

A colaboração, a cooperação, o respeito às regras do jogo, dos limites de determinadas brincadeiras, são todas questões que podem ser tratadas pelos professores nas aulas de Educação Física buscando desenvolver o princípio do respeito mútuo.

Respeito à autoridade
O esporte requer a obediência a regras determinadas e o respeito a uma autoridade constituída. Na vida não é muito diferente. Por mais talentosos que sejamos, precisamos nos ater às regras do jogo e às autoridades que garantem o seu cumprimento.

Uma maneira fácil de lembrar da diferença entre moral e ética é que a moral se relaciona com a prática, com o que pode e o que não pode para um determinado grupo social, enquanto a ética se relaciona com princípios, alvo de reflexão e questionamentos.

Etica no esporte é atitudes de respeito pelo outro, e pela formação dos atletas que são orientados a uma ética de convivência que valorize a dignidade da própria atividade esportiva. A atitude ética, antes de tudo, é o dever de cada desportista de não fazer distinções, diferenciações ou discriminações de pessoas.

A Ética Profissional na Educação Física Escolar tem sua origem na conduta do professor. Ela é demonstrada com características cotidianas básicas, através de assiduidade, cumprimento das atividades proposta pelo ambiente de trabalho, comportamento moral e sócio educativo.

Respeitar os árbitros e aceitar as suas decisões; 3. Respeitar os adversários; 4. Demonstrar preocupação com a igualdade de oportunidades entre os competidores; 5. Manter permanentemente a sua própria dignidade.

Mas afinal, quais são os valores no esporte?

  • Tolerância. Valor que potencializa as habilidades das pessoas e minimiza seus defeitos; é adquirida através do treino da paciência e da empatia onde, ao se colocar no lugar do outro, é possível entender suas ações e admirá-las. ...
  • Amizade. ...
  • Persistência. ...
  • Honra.

O esporte fortalece a auto-estima, cultiva o respeito ao próximo, estimula a solidariedade, incentiva a tolerância, o sentido de equipe, a disciplina, a capacidade de liderança e contribui na socialização dos sujeitos.