Quais são os princípios do PEI?

Perguntado por: oflores . Última atualização: 30 de abril de 2023
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São estes os quatro princípios: - A Educação Interdimensional, A Pedagogia da Presença, Os 4 Pilares da Educação para o Século XXI e o Protagonismo Juvenil.

participar da produção didático-pedagógica em conjunto com os professores; f. avaliar e sistematizar a produção didático-pedagógica; g. elaborar, anualmente, o Programa de Ação, com os objetivos, metas e resultados a serem atingidos.

A Educação Integral busca garantir o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões: intelectual, física, afetiva, social e cultural. Para isso, pressupõe a construção permanente de um projeto educativo compartilhado por gestores, professores, estudantes, famílias e comunidades locais.

As premissas do Programa de Ensino Integral: Protagonismo, Formação Continuada, Corresponsabilidade, Excelência em Gestão e Replicabilidade devem ser articuladas ao modelo de gestão. Como é evidenciada a construção desse Modelo de Ensino?

A Educação Integral é uma concepção que compreende que a educação deve garantir o desenvolvimento dos sujeitos em todas as suas dimensões – intelectual, física, emocional, social e cultural e se constituir como projeto coletivo, compartilhado por crianças, jovens, famílias, educadores, gestores e comunidades locais.

Princípios são, portanto, preceitos universais rígidos, regras incontestáveis e direcionamentos de conduta universal e atemporal. Ele por si só, não se quebra, mas sim a pessoa que não os seguem. Exemplos de princípios: amor, equilíbrio, pertinência, ordem.

O Plano de Ensino Individualizado (PEI) é considerado uma ferramenta para melhorar o processo de ensino e aprendizagem de pessoas com alguma limitação ou dificuldades para aprender. É um recurso pedagógico que observa as necessidades individuais de cada aluno.

Das atribuições dos professores dessas escolas, destacam-se: i) elaboração programa de ação, com indicadores e metas relacionadas à sua atuação; ii) produção de materiais didáticos; iii) substituição de aulas dos demais professores; iv) elaboração de plano bimestral e guias de aprendizagem de suas respectivas ...

3.2.
A primeira premissa do Programa Ensino Integral, não por acaso, é o Protagonismo. Quando a referência é o aluno, essa premissa traduz-se no Protagonismo Juvenil, segundo o qual o ado- lescente e o jovem são vistos como sujeitos de todas as ações da escola e construtores dos seus Projetos de Vida.

Os quatro pilares da Educação

  • Primeiro pilar: Aprender a conhecer. ...
  • Segundo pilar: Aprender a fazer. ...
  • Terceiro pilar: Aprender a ser. ...
  • Quarto pilar: Aprender a conviver.

Partindo-se da compreensão da práxis educativa – como objeto da ciência pedagógica - como ação intencional, reflexiva e transformadora dessa práxis, são explicitadas três dimensões da Pedagogia, a epistemológica, a prática e a disciplinar.

A LDB e o PNE 2001-2010, conforme já evidenciado, reiteram o direito à Educação Integral, e, de forma não inter-relacionada, trazem para a reflexão o tempo integral, um dos possíveis alicerces para a construção dessa educação. Se por um lado a LDB associa o tempo integral exclusivamente ao ensino fundamental (art.

Basicamente a construção do PEI consiste em 4 etapas: Conhecer o Aluno: Traçar um perfil com suas habilidade e necessidades. Conhecer sua história, seus gostos, seus conhecimentos já adquiridos e o que ele precisa aprender. Estabelecer Metas: Nesta etapa, você deve definir as metas de curto, médio e longo prazo.

São as medidas que expressam uma determinada possibilidade de análise a partir de dados mensuráveis; Geram evidências; Permitem verificar se as ações planejadas alcançaram os resultados esperados no período proposto ou se serão necessárias alterações no plano elaborado inicialmente; Deverão envolver indicadores de ...