Quais são os princípios básicos da contabilidade?

Perguntado por: uconceicao4 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 7 votos

Hoje são 6 os princípios:

  • Princípio da Entidade;
  • Princípio da Continuidade;
  • Princípio da Oportunidade;
  • Princípio do Registro pelo Valor Original;
  • Princípio da Competência;
  • Princípio da Prudência.

Tanto para contadores como para as empresas, os princípios da contabilidade servem para que os registros contábeis ocorram dentro das regras. Dessa forma, é possível mensurar o patrimônio da empresa de maneira correta.

O que é classificação das contas contábeis: ativo, passivo, receita e despesa

  • Ativos.
  • Passivos.
  • Receitas.
  • Despesas.

O Princípio da Entidade reconhece que o patrimônio é o objeto da contabilidade e pertence à entidade, sem se confundir com os patrimônios particulares (dos seus sócios ou proprietários). Além disso, também diz que a soma de patrimônios de diferentes entidades não cria uma nova entidade.

O ciclo contábil possui cinco fases, a saber: captação, reconhecimento, processo de acumulação, sumarização e evidenciação.

Conselho Federal de Contabilidade

Os princípios da contabilidade foram criados pelo Conselho Federal de Contabilidade em 1993 (Resolução CFC 750/93). Originalmente eram sete princípios, mas outra resolução (CFC 1.282/10) atualizou e consolidou os dispositivos da resolução anterior, reduzindo os princípios para seis.

O Princípio da COMPETÊNCIA determina quando as alterações no ativo ou no passivo resultam em aumento ou diminuição no Patrimônio Líquido, estabelecendo diretrizes para classificação das mutações patrimoniais, resultantes da observância do Princípio da OPORTUNIDADE.

O conceito de contabilidade vem da origem de sua palavra, que significa: “área científica teórica e/ou prática que estuda métodos e técnicas usados para calcular e registrar a movimentação financeira de uma firma, companhia ou empresa”.

O plano de contas é separado em três tipos: o gerencial, contábil e o referencial. Essa divisão foi feita para garantir mais organização de informações, que são as despesas, as receitas, os ativos e os passivos.

Segundo a doutrina contábil “a finalidade da contabilidade é registrar, controlar e demonstrar os fatos que afetam o patrimônio, objetivando fornecer informações sobre sua composição e variações, bem como sobre o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial.

O Princípio da Entidade trata da separação dos patrimônios da empresa e de seus respectivos sócios, fazendo com que os registros sejam feitos de forma bem clara e autônoma, de forma que não fique nenhuma dúvida.

Princípio da entidade
Exemplo de violação de tal princípio ocorre quando o proprietário de determinada empresa adquire, com o patrimônio desta, automóvel para sua utilização pessoal.

O Princípio da PRUDÊNCIA determina a adoção do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido.

A contabilidade pode ser dividida em contabilidade financeira e empresarial. A contabilidade financeira compreende todas as operações de pagamentos entre a empresa e o exterior (por exemplo, compras e vendas, operações bancárias) e que permite a realização do balanço anual para fins fiscais e comerciais.

CADUCEU

O CADUCEU. O Caduceu simboliza a Contabilidade e é representado por um bastão entrelaçado por duas serpentes e um elmo alado.

De forma geral, a empresa deve classificar as contas contábeis com base na avaliação da natureza, liquidez e função dos ativos, e dos montantes, natureza e prazo dos passivos.

A Contabilidade busca, por meio da apreensão, quantificação, classificação, registro, eventual sumarização, demonstração, análise e relato das mutações sofridas pelo patrimônio da entidade particularizada, a geração de informações quantitativa e qualitativa sobre ela, expressa tanto em termos físicos quanto monetários.

A finalidade da contabilidade é fornecer informações às pessoas ou entidades interessadas na situação patrimonial (bens, direitos e obrigações) e econômica (lucro ou prejuízo) da entidade, bem como na aferição de sua capacidade produtiva.

Hoje, os princípios contábeis nacionais são divididos em: Prudência. Continuidade. Oportunidade.