Quais são os princípios da hermenêutica bíblica?

Perguntado por: agonzaga . Última atualização: 3 de maio de 2023
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A hermenêutica bíblica utiliza-se de outros princípios comuns aos demais tipos de hermenêutica, e foi ela a inspiradora da hermenêutica jurídica e da hermenêutica filosófica. O principal objetivo da hermenêutica bíblica é o de descobrir o sentidos possíveis que um texto bíblico produz.

O princípio da analogia Scripturae obteve status confessional da seguinte forma: “A regra infalível de interpretação da Escritura é a própria Escritura…” (CFB 1.9).

Por isso, a história da interpretação bíblica apresenta quatro tipos principais de hermenêutica: literal, moral, alegórica e anagógica (ou puramente espiritual).

A tarefa da hermenêutica é debruçar-se, pesquisar e tentar sistematizar esse processo interpretativo. Para cumprir essa tarefa, pode-se trabalhar a partir de três paradigmas diferentes: a “filosofia da linguagem”, a “metafísica do objeto” e a “metafísica do sujeito”.

Aqui trataremos de oito princípios, são eles: princípio da unidade da Constituição, princípio do efeito integrador, princípio da máxima efetividade, princípio da justeza ou da conformidade funcional, princípio da concordância pratica ou harmonização, princípio da força normativa, princípio da interpretação conforme a ...

A hermenêutica bíblica é um campo vital para aqueles que desejam entender e aplicar a Palavra de Deus à sua vida. Teólogos como Robert Stein e D. A. Carson, destacam a importância da hermenêutica bíblica, afirmando ser necessária para entender os textos bíblicos dentro do contexto histórico, literário e teológico.

Em geral, a palavra hermenêutica está associada a antigas formas de superar, atualizar, controlar a interpretação dos textos “canônicos”, i.

Hermenêutica é a filosofia que estuda a teoria da interpretação, que pode referir-se tanto à arte da interpretação quanto à prática e treino de interpretação.

Os principais métodos de interpretação constitucional defendidos pela Moderna Hermenêutica são: 1) Método Tópico-Problemático; 2) Método Hermenêutico-Concretizador; 3) Método Científico-Estrutural e 4) Método Normativo-Estruturante.

  • Hermenêutica Bíblica. ...
  • Hermenêutica Filológica. ...
  • Hermenêutica Científica. ...
  • Hermenêutica Aplicada. ...
  • Hermenêutica Fenomenológica. ...
  • Hermenêutica Cultural.

Os métodos tradicionais de hermenêutica jurídica (Escola de Exegese de Savigny – método gramatical/literal, sistemático, teleológico e histórico) seriam perfeitamente aplicáveis às normas constitucionais. Sendo assim, a Constituição poderia ser interpretada pelos mesmos métodos utilizados na interpretação de leis.

Thompson, o Referencial Metodológico da Hermenêutica de Profundidade, estrutura-se em três “fases”, interligadas e concomitantes, que podem ser sinteticamente chamadas de Análise Sócio-Histórica, Análise Formal ou Discursiva e Interpretação/Reinterpretação (Oliveira et al. 2013, p. 121- 122).

A hermenêutica é considerada por muitos como um sinônimo da exegese, pois também consiste na arte ou técnica de interpretar e explicar um texto. Na realidade, a principal diferença entre a exegese e a hermenêutica são as regras e técnicas específicas que cada sistema de interpretação possui.

A exegese bíblica é algo mais PROFUNDO, ela é uma ferramenta da hermenêutica. Aqui é onde literalmente fazemos uma extração das verdades bíblicas no seu sentido original.

A Hermenêutica é a arte ou o método interpretativo que procura compreender um determinado texto, ou seja, esta expressão – provinda do grego hermeneuein -, tem o sentido de 'interpretar', 'explicar' de uma forma geral a passagem textual em questão, tentando nela encontrar a alegoria presente.

Friedrich Ernst Daniel Schleiermacher

Friedrich Ernst Daniel Schleiermacher, o chamado "pai da hermenêutica moderna", conviveu muito proximamente com os membros do grupo de Jena, principalmente com Friedrich Schlegel, em defesa do qual saiu quando das acusações de obscenidade feitas ao autor de Lucinde (1799), o romance-ensaio de Schlegel.

O catálogo dos princípios de interpretação da Constituição adotado por Canotilho é o seguinte: a) o princípio da unidade da Constituição; b) o princípio do efeito integrador; c) o princípio da máxima efetividade; d) o princípio da “justeza” ou da conformidade funcional; e) o princípio da concordância prática ou da ...

2.7 – PRINCÍPIO DA INTERPRETAÇÃO CONFORME A CONSTITUIÇÃO:
O princípio em comento sustenta que diante de normas polissêmicas, ou seja, com vários significados, o intérprete deve optar pela interpretação que mais se compatibilize com a Constituição, afastando as demais interpretações que violem a Constituição.