Quais são os princípios básicos do mercantilismo?

Perguntado por: arodrigues5 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

Suas principais características são: acúmulo de metais preciosos, incentivo à manufatura, intervenção do Estado na economia, balança comercial favorável e protecionismo. Os tipos de mercantilismo são o comercial e o industrial. No Brasil, o mercantilismo se materializou no comércio de mercadorias e no Pacto Colonial.

Procurou garantir o acúmulo de riquezas para fortalecer o monarca e seu reino. Adotou práticas protecionistas, como as taxas alfandegárias. Teve três tipos: metalista, comercial e industrial.

O mercantilismo surgiu entre os séculos XV e XVIII, no período que conhecemos como Idade Moderna. Ele é considerado um conjunto de práticas econômicas adotadas pelos estados nacionais, com o objetivo de acumular riqueza e dar poder ao rei.

O mercantilismo era um conjunto de práticas econômicas que tinha como objetivo garantir o enriquecimento do Estado por meio do acúmulo de riquezas. No contexto da Idade Moderna, esse acúmulo se daria por meio da arrecadação de metais preciosos, isto é, ouro e prata.

O mercantilismo foi o conjunto de práticas econômicas adotado pelas nações europeias entre o século XV e o século XVIII. Essas práticas econômicas são consideradas pelos historiadores como o estágio de transição do modo de produção feudal para o modo de produção capitalista.

A prisão dos trabalhadores na terra não era uma característica do mercantilismo, mas sim do feudalismo.

O mercantilismo foi uma prática comercial ocorrida na Europa entre os séculos XV e XVIII, marcando a transição do feudalismo para o capitalismo. Essa prática fortaleceu a burguesia e os monarcas absolutistas, que fundaram as monarquias nacionais.

O Mercantilismo foi o conjunto de ideias e práticas econômicas, desenvolvidas na Europa no séc. XV, durante a Idade Moderna. Segundo o mercantilismo, a fonte de riqueza de uma nação se baseava no comércio com o mercado exterior e no acúmulo de metais preciosos.

Adam Smith

O termo “Mercantilismo” foi criado pelo economista e filósofo escocês Adam Smith, em 1776.

Principais opositores do Mercantilismo:
- David Hume - filósofo e historiador escocês. - Adam Smith - filósofo e economista britânico.

Os principais nomes desta política são: Jean-Baptiste Colbert (1619 - 83), ministro das Finanças do rei Luís XIV (1638 - 1715), Thomas Mun (1571 - 1641), diretor da Companhia das Índias Orientais, e Antonio Serra (c. 1550 – c. 1600), economista e filósofo italiano.

Entre os principais países que adotam o mercantilismo como modelo econômico, podemos citar França, Inglaterra, Espanha e Portugal.

O capitalismo comercial tem como principais características o protecionismo, o controle estatal da economia, o metalismo e a balança comercial favorável. As fases seguintes desse sistema econômico são o capitalismo industrial e o capitalismo financeiro - fase atual do sistema.

Claramente, o mercantilismo não é a única raiz do capitalismo, mas o sistema que trabalha a partir de limites de riqueza e a busca pelos objetivos financeiros segue sua influência.

Como principais características podemos citar: intervenção estatal, criação manufatureira, balança comercial, colonialismo favorável, metalismo, protecionismo, monopólio econômico. Portanto, a venda de produtos agrícolas, letra A) não é considerada característica deste.

Sobre o mercantilismo, a resposta correta é a alternativa B) sim, pois o mercantilismo foi o conjunto de diferentes práticas econômicas, considerando que uma teoria econômica é uma hipótese ou modelo que pretende explicar a realidade econômica em um determinado contexto.