Quais são os princípios básicos da qualidade total?

Perguntado por: dmuniz . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
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Basicamente, isso consiste em prever as necessidades e buscar superar as expectativas dos seus consumidores. Além disso, a qualidade total também busca assegurar a satisfação de todos os outros players envolvidos nos processos, como parceiros, fornecedores e empregados.

Os princípios da gestão da qualidade são tópicos definidos para dar base às organizações que desejam se estabelecer no mercado com eficiência de gestão. Os oito princípios foram alterados recentemente, com a publicação da ISO 9001:2015, e agora são tratados como sete.

Os 7 (sete) princípios da qualidade garantem que as organizações estejam preparadas para criar continuamemente valor para suas partes interessadas. Com esses sete elementos fundamentais como base sólida, a implementação e manutenção de um sistema de gestão da qualidade será muito mais simples.

Os 7 pilares da gestão de qualidade

  1. Foco no cliente. O foco principal da gestão da qualidade é atender aos anseios do cliente e se esforçar para exceder as suas expectativas. ...
  2. Liderança. ...
  3. Melhoria contínua. ...
  4. Decisão baseada em fatos. ...
  5. Gestão de relacionamento. ...
  6. Visão sistêmica. ...
  7. Gerenciamento por processos.

Existem 7 pilares da TQM, sendo eles: foco no cliente, liderança, engajamento das pessoas, abordagem por processos, tomada de decisões com base em fatos e estatísticas, melhoria contínua e gestão de relacionamento.

Princípios são um conjunto de normas ou padrões de conduta a serem seguidos por uma pessoa ou instituição. A conceituação dos princípios está relacionada ao começo ou início de algo. São os pontos considerados iniciais para um determinado assunto ou questão.

Já o termo qualidade total tem inserido em seu conceito seis atributos ou dimensões básicas que lhe conferem características de totalidade. Essas seis dimensões são: qualidade intrínseca; custo, atendimento, moral, segurança e ética.

Qualidade total: o que é? A qualidade total pode ser entendida como uma técnica de administração multidisciplinar. O conceito surgiu no Japão, por volta da década de 60, e engloba um conjunto de Programas, Ferramentas e Métodos que são aplicados no controle do processo de produção das empresas.

A Gestão da Qualidade Total (GQT) é uma metodologia de negócio que preza pela qualidade em todos os níveis – da operação à entrega. Ou seja, seu objetivo é garantir que todas as pessoas que atuam na empresa, bem como fornecedores e demais parceiros, entreguem nada menos do que o seu melhor.

Os princípios Bíblicos aplicados são: Caráter, União, Auto Governo, Semear e Colher, Mordomia, Soberania e Individualidade.

O ISO/IEC 38500 fornece seis princípios básicos de governança de TI em suas normas: responsabilidade, estratégia, aquisições, desempenho, conformidade e comportamento humano.

Quais são os 7 princípios da Gestão de Qualidade ISO 9001

  • Foco no cliente. O cliente precisa se sentir satisfeito com sua compra ou serviço recebido. ...
  • Liderança. ...
  • Competência e engajamento das pessoas. ...
  • Abordagem de processo. ...
  • Melhoria. ...
  • Decisão baseada em informações. ...
  • Gestão do relacionamento.
  • Princípio: FOCO NO CLIENTE. ...
  • Princípio: LIDERANÇA. ...
  • Princípio: ENVOLVIMENTO DAS PESSOAS. ...
  • Princípio: ABORDAGEM DE PROCESSO. ...
  • Princípio: MELHORIA CONTÍNUA. ...
  • Princípio: ABORDAGEM FACTUAL PARA A TOMADA DE DECISÃO. ...
  • 8° Princípio: BENEFÍCIOS MÚTUOS NAS RELAÇÕES COM OS FORNECEDORES.

O objetivo da ISO 9001 é assegurar maior qualidade na entrega de produtos ou serviços, tendo como foco a gestão estratégica da empresa. Assim, é possível melhorar a eficiência operacional e também a satisfação dos clientes.

Lembre-se, o seu SGQ existe para alcançar dois objetivos principais: Demonstrar a capacidade de fornecer consistentemente produtos e serviços conformes; Aumentar a satisfação do cliente.

  • Primeiro Pilar: Estratégia.
  • Segundo Pilar: Processos.
  • Terceiro Pilar: Pessoas.

O objetivo da qualidade está relacionado ao fato de onde se quer chegar e o que deseja-se alcançar, por isso, devem ser mensuráveis. Mensuráveis quer dizer que o objetivo deve possuir metas concretas, que podem ser medidas.