Quais são os princípios básicos da coerência?

Perguntado por: lmarques7 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.9 / 5 18 votos

A coerência textual reside nas entrelinhas da redação, e existem três princípios básicos para que ela seja respeitada: 1- Princípio da não contradição; 2- Princípio da não tautologia; 3- Princípio da relevância.

Por isso, para um conteúdo ser coerente, ele precisa abranger certos elementos de coerência textual, que são:

  • a sintática;
  • a semântica;
  • a temática,
  • a pragmática;
  • a estilística;
  • a genérica.

São seis os tipos de coerência: sintática, semântica, temática, pragmática, estilística e genérica.

Coerência é a característica daquilo que tem lógica e coesão, quando um conjunto de ideias apresenta nexo e uniformidade. Para que algo tenha coerência, este objeto precisa apresentar uma sequência que dê um sentido geral e lógico ao receptor, de forma que não haja contradições ou dúvidas acerca do assunto.

Coerência Narrativa
Nesse tipo de texto é obedecida uma lógica entre ações e personagens. Cada ação obedece a um tempo que permite conhecer a ordem dos acontecimentos sem contradições. Exemplo: Ele ligou à noite para acalmar o desespero dela.

A coerência textual está diretamente relacionada com a significância e com a interpretabilidade de um texto. A mensagem de um texto é coerente quando ela faz sentido e é comunicada de forma harmoniosa, de forma que haja uma relação lógica entre as ideias apresentadas, onde umas complementem as outras.

Coesão diz respeito ao uso de elementos linguísticos, como conjunções, pronomes e advérbios, para ligar as partes do texto. Já a coerência trata da formação lógica do texto, garantindo-lhe sentido com uma linguagem e sequência adequadas.

A coesão diz respeito ao encadeamento de ideias entre as frases e parágrafos. Já a coerência textual se refere à ligação entre as ideias do texto, que deve ser feita de maneira lógica para transmitir corretamente a mensagem.

São seis os tipos de coerência que colaboram para a coerência global de um texto. São eles: coerência sintática, semântica, temática, pragmática, estilística e genérica. A coerência textual é um elemento imprescindível para um bom texto.

Existem os seguintes tipos de coesão textual: coesão referencial, coesão lexical, coesão por elipse, coesão sequencial e coesão por substituição.

Coerente é alguém ou algo que contém coerência e coesão, ou seja, age e é permeado com lógica e autenticidade. Ser coerente é ser racional, quando alguém consegue utilizar de uma sequência de informações lógicas para transmitir uma mensagem, evitando contradições ou dúvidas sobre determinado assunto, por exemplo.

Caso não ocorra uma concatenação de idéias entre as frases, elas acabarão por se contradizerem ou por quebrarem uma linha de raciocínio. Quando isso acontece, dizemos que houve um quebra de coerência textual.

O princípio da consistência é elemento importante no estilo e pode ser analisado de três formas complementares: consistência da expressão gramatical; consistência de categoria; consistência de sequência.

Assim, a coerência tem como objetivo preservar o sentido do texto (o nexo) e garantir que a intenção do emissor da mensagem pode ser recebida e compreendida pelo destinatário. A coerência diz respeito à visão global do texto, diferentemente da coesão que preza pela estrutura interna dos elementos que compõem o texto.