Quais são os principais valores de uma família?

Perguntado por: rvasconcelos6 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

Vamos ver alguns alguns dos principais valores que devem ser passados pela família e como isso pode ser feito da forma mais natural possível.

  1. Honestidade. ...
  2. Responsabilidade. ...
  3. Humildade. ...
  4. Cortesia. ...
  5. Solidariedade. ...
  6. Tolerância às diferenças. ...
  7. Limites. ...
  8. Perseverança.

Vários dicionários online bem conhecidos definem "valores familiares" da seguinte forma: "os princípios morais e éticos tradicionalmente defendidos e transmitidos dentro de uma família, como fidelidade, honestidade, verdade e fé."

O valor dos familiares está ligado ao amor e cuidado entre as pessoas que ocupam aquele ambiente. Não importa se é de sangue, mas o que vale é o gesto. Afinal, ser família é estar de maneira presente no dia a dia e se preocupar com o bem-estar daqueles que amam.

Os valores sedimentados na vivência familiar, seja de forma consciente ou não, servirão como um importante guia para as escolhas que o ser humano faz, para as suas ações e a determinação do próprio curso de sua vida.

Fundamentos do direito de família
Princípio da proteção da dignidade humana. Princípio da solidariedade familiar. Princípio da igualdade entre os filhos. Princípio da igualdade entre cônjuges e companheiros.

A felicidade em nossa família provavelmente será alcançada de uma maneira melhor se alicerçada nos ensinamentos de Jesus. Isso significa ser altruísta, honesto, leal, bondoso e ter muitas outras virtudes, sem mencionar esforço constante.

Uma família unida representa carinho e segurança, assim como pertencimento ao grupo. Também significa maior tranquilidade em momentos frágeis, onde é necessário fazer escolhas importantes. Você tem alguma dica para manter a família unida que não tenha sido mencionada neste artigo?

Independentemente do seu formato – grande, pequena, morar com o pai e a mãe, ou só com pai ou só com mãe, ou com o tio, com a avó, o avô etc. – cada família é única.

O que é necessário para uma família viver bem?

  • Diálogo, diálogo e diálogo. ...
  • Ouvir o outro antes de querer dar alguma opinião. ...
  • Ter regras básicas de convivência. ...
  • Passar tempo de qualidade juntos. ...
  • Demonstrar afeto uns pelos outros. ...

É aquele grupo de pessoas com quem você se sente verdadeiramente em casa, que você pode ficar à vontade para ser você mesmo e não ter que se adequar a exigências absurdas. Família é espírito! A verdadeira família é aquela unida pelo espírito e não pelo sangue.

Ela é responsável pela educação básica, pelos exemplos de valores, ética, moral, honestidade, etc. É também dever da família dar limites aos seus filhos, pois vivenciamos uma crise de total falta de limites das crianças. Tudo querem e tudo podem e obviamente estes reflexos vão para escola também.

“Crê no Senhor Jesus que será salvo tu e tua família” (Atos 16.31). Se inspirar na própria família que Deus escolheu para Jesus aqui na terra é uma ótima maneira de demonstrar aos seus filhos como era seu relacionamento com sua mãe Maria e seu pai José.

Atualmente, a crise econômica, as dificuldades do mercado de trabalho, os custos crescentes com educação dos filhos e saúde são os maiores desafios para aqueles que estão formando ou desejam começar a formar uma família.

Família é o conjunto de pessoas que normalmente vivem na mesma casa. Geralmente, é formada pela mãe, pai e filhos, o que chamamos de núcleo familiar. Hoje esse grupo familiar também é conhecido como família tradicional.

Exemplos de valores pessoais incluem honestidade, integridade, justiça, responsabilidade, respeito, gratidão, compaixão, entre outros. Esses valores são importantes porque ajudam as pessoas a tomar decisões difíceis, a enfrentar desafios e a se relacionar com os outros de maneira autêntica e significativa.

Os valores morais são uma síntese desse tipo de comportamento: o de perceber as diferenças entre pessoas, suas vidas e suas culturas e respeitá-las. Desse modo, é possível estender a mão aos nossos irmãos sempre que necessário sem os discriminar por sua cor, crença ou suas particularidades e escolhas pessoais.

Os quatro principais são:

  • "Eros" (amor romântico, paixão no relacionamento de um casal)
  • "Filia" (amizade e companheirismo entre amigos e irmãos)
  • "Storge" (afeição e afeto entre pais e filhos)
  • "Ágape" (amor divino e sacrificial de Deus pelos homens)

Os 7 princípios fundamentais são humanidade, imparcialidade, neutralidade, independência, voluntariado, unidade e universalidade: sete Princípios Fundamentais resumem a ética do Movimento, constituindo a essência do seu enfoque para ajudar as pessoas afetadas por conflitos armados, desastres naturais e outras situações ...

A Bíblia consagra belas páginas á vida familiar, à sabedoria dos pais, à missão dos filhos e ao compromisso mútuo na vida. A teologia de São João tem uma predileção pelo amor afetuoso entre pais e filhos, pela importância da mediação divina nas relações familiares a fim de social e a paz.