Quais são os principais tipos de acessibilidade?

Perguntado por: emeireles8 . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.9 / 5 4 votos

Quais são os tipos de acessibilidade?

  • Acessibilidade atitudinal: ...
  • Acessibilidade arquitetônica: ...
  • Acessibilidade metodológica: ...
  • Acessibilidade programática. ...
  • Acessibilidade instrumental. ...
  • Acessibilidade nos transportes. ...
  • Acessibilidade nas comunicações. ...
  • Acessibilidade digital.

Acessibilidade natural
Elimina as barreiras impostas pela própria natureza, como pisos irregulares – praias, vegetações, calçadas com muitas árvores e trilhas, por exemplo. As cadeiras de rodas anfíbias são um exemplo de acessibilidade natural, pois permitem o deslocamento de cadeirantes da areia para o mar.

Dentro do quesito de acessibilidade, os principais pontos defendidos na lei de acessibilidade são a autonomia e segurança em todos os espaços (sejam eles públicos, privados, físicos ou digitais), o acesso à informação e à comunicação.

Acessibilidade diz respeito à condição de possibilidade para a transposição dos entraves que representam as barreiras para a efetiva participação de pessoas nos vários âmbitos da vida social.

Todos os requisitos das leis e normas técnicas de acessibilidade brasileiras estão estruturados em três grandes pilares, da AUTONOMIA, do CONFORTO e da SEGURANÇA.

Conforme a Lei 13.146/2015, há seis tipos de barreiras que podem estar relacionadas à vida das pessoas com deficiência: as barreiras urbanísticas, existentes em vias e espaços de uso coletivo; as arquitetônicas, encontradas em edifícios; aquelas presentes nos meios de transportes; as de comunicação e informação; as ...

Possibilitar o acesso amplo e universal a todos é a principal meta da Acessibilidade e da Inclusão Social. Para alcançar essa propósito é necessário incluir em todos os ambientes uma porcentagem da população que comumente é excluída nos nichos sociais.

Acessibilidade digital – como garantir?

  • Leitores de tela para pessoas cegas;
  • Ampliação de tela e alto contraste para pessoas com baixa visão;
  • Mouses e teclados adaptados para pessoas com deficiência física;
  • Tradutores de Língua Portuguesa para Libras para pessoas surdas, etc.

Ou seja, promover a acessibilidade significa assegurar às pessoas com deficiência o acesso, em igualdade de oportunidades, ao meio físico, ao transporte, à informação e comunicação, inclusive aos sistemas e tecnologias da informação e comunicação, bem como a outros serviços e instalações abertos ao público ou de uso ...

De acordo com o arquiteto Ricardo Mesquita, a principal causa da falta de acessibilidade é a ausência de observação, cumprimento e fiscalização da legislação.

Deixa as pessoas acolhidas
Para elas conseguirem se deslocar em um determinado ambiente, é necessário um espaço adequado, que não pode ter obstáculos. Nesse sentido, inclusive, não adequar o ambiente de trabalho às pessoas com deficiência pode ainda ser visto como uma forma de discriminação.

visa proporcionar à maior quantidade possível de pessoas, independentemente de idade, estatura ou limitação de mobilidade ou percepção, a utilização de maneira autônoma e segura do ambiente, edificações, mobiliário, equipamentos urbanos e elementos”.

Neste país, é muito comum o uso de carrinhos elétricos (quadriciclos) para se andar em calçadas e estabelecimentos. E por falar em calçadas, bem ao lado delas sempre têm as rampas. A maioria dos prédios possui elevador e os novos já têm total acessibilidade para cadeirantes e pessoas com necessidades especiais.

O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações. Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.

Listamos aqui algumas ideias para que todos tenham direito à circular pela cidade em que vivem.

  1. Ampliar calçadas regulares e com piso tátil. ...
  2. Aumentar a quantidade de calçadas. ...
  3. Adaptar semáforos. ...
  4. Inserir rampas e escadas. ...
  5. Criar políticas de apoio à mobilidade inclusiva.

Utilize equipamentos adaptados para o lazer e esportes
Os equipamentos adaptados viabilizam atividades esportivas e de lazer para alunos da educação inclusiva — com cadeiras de rodas, andadores, próteses, órteses, bicicletas adaptadas etc.

Art 1º Esta Lei estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiências ou com mobilidade reduzida, mediante a supressão de barreiras e de obstáculos nas vias e espaços públicos, no mobiliário urbano, na construção e reforma de edifícios e nos meios de ...

Acessibilidade natural. Refere-se à extinção de barreiras da própria natureza. Um cadeirante, por exemplo, terá dificuldades em se locomover em uma vegetação irregular, ou uma calçada repleta de árvores.