Quais são os principais testes vocacionais?

Perguntado por: oluz . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.2 / 5 13 votos

Confira abaixo quais são eles:

  • Fundação Estudar.
  • Guia da Carreira.
  • Teste vocacional do G1.
  • Mundo Vestibular.
  • Sejabixo!
  • Neora.
  • Enem Brasil.
  • 123 Career Test.

Os testes vocacionais são elaborados a partir de fundamentos da Psicologia e da Pedagogia, com o objetivo de ajudar adolescentes e jovens a identificar a carreira profissional que desejam seguir. Adultos que pensam em mudar de atividade também podem se beneficiar dos testes.

Como acessar o Mapa de Preferências (Teste Holland)?
Basta acessar o site www.mapapreferencias.com.br e clicar em “login”, que você será redirecionado para o site da Descomplica Faculdade Digital, onde deverá realizar o login novamente.

Este teste vocacional é composto de 19 questões de múltipla escolha. Para você que está prestando seleção para ingresso no ensino superior o teste vocacional é uma excelente oportunidade de analisar com quais profissões você poderia identificar mais.

O custo de um teste de orientação vocacional varia de organismo para organismo. É possível realizar esse teste gratuitamente e alguns locais específicos (falaremos mais a seguir). Senão, o investimento em uma sessão com um orientador educacional fica em torno de 80 reais na maior parte das grandes cidades brasileiras.

Vocação é uma competência que estimula as pessoas para a prática de atividades que estão associadas aos seus desejos de seguir determinado caminho. Por extensão, vocação é um talento, uma aptidão natural, um pendor, uma capacidade específica para executar algo que vai lhe dar prazer.

Como saber meu tipo de voz? Segundo Vanessa Melo, quem determina o tipo de voz de uma pessoa é um professor de canto ou um regente de coral. Os testes de extensão vocal são feitos com o auxílio de um piano ou teclado.

O teste vocacional nada mais é do que uma ferramenta que tem como objetivo ajudar o aluno a descobrir qual é a sua vocação profissional, ou seja, o seu dom e quais são as possíveis áreas que podem ter mais a ver com os seus interesses, habilidades e com a sua personalidade.

O objetivo da EAP é avaliar as preferências por atividades profissionais. O examinando deve quantificar de 1 a 5 a intensidade que ele gostaria de realizar a atividades, descritas em 61 questões.

adjetivo Relativo à vocação, à tendência natural que direciona alguém para uma profissão determinada, para desempenhar uma função específica, um trabalho etc.: teste vocacional. Etimologia (origem da palavra vocacional).

A palavra “vocação” tem origem no latim “vocare”, que significa “chamar”. Assim, a vocação é o chamado à nossa essência, à nossa habilidade natural. Dessa forma, o termo diz respeito à facilidade que uma pessoa tem de realizar uma tarefa com excelência, dado que já possui um dom para aquela atividade em específico.

Suas preferências e hobbies são fundamentais para a escolha de uma carreira — e o teste vocacional leva isso em consideração. Por isso, questões como o ambiente em que você prefere trabalhar, seus objetivos para o futuro e até a forma como costuma se relacionar com aqueles ao seu redor são avaliados nesse quesito.

Metodologia RIASEC
Este teste busca mensurar com assertividade medir a vocação do ser humano para os estudos e carreira que melhor se adequam as suas personalidades.

Holland, a escolha vocacional é uma expressão da personalidade, e os membros de uma ocupação possuem personalidades semelhantes. Estas personalidades podem ser de seis tipos: realista, investigativo, artístico, social, empreendedor e convencional.

O Holland Test é uma ferramenta que o ajudará a descobrir seus interesses, seus traços de personalidade e profissões relacionadas. Faça todos os testes de orientação profissional e defina o seu futuro.

No entanto, se a escolha for realizar o teste vocacional online e gratuito, pode durar menos de 30 minutos. O teste vocacional, além de ajudar jovens que acabaram de se formar no ensino médio, também pode ser muito útil para pessoas já ativas no mercado de trabalho, porém insatisfeitas com a atual profissão.