Quais são os principais sintomas do câncer de ovários?

Perguntado por: bleiria . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.2 / 5 9 votos

Sinais e sintomas

  • Desconforto ou dor abdominal, como gases, indigestão, cólicas e inchaço.
  • Sensação de empachamento mesmo depois de refeição leve.
  • Náusea, diarreia, prisão de ventre ou necessidade frequente de urinarPerda ou ganho de peso inexplicável.
  • Perda de apetite.
  • Sangramento vaginal anormal.
  • Cansaço incomum.

Os sintomas de câncer no colo do útero incluem sangramento vaginal, dores locais, corrimento vaginal e outros. Nesses casos, a presença de sintomas pode indicar casos já avançados, necessitando de auxílio profissional para avaliação e tratamento.

Quais os sintomas mais comuns de inflamação nos ovários?

  1. dor na parte inferior do abdômen;
  2. febre constante;
  3. dor ao urinar ou durante o ato sexual;
  4. sangramento vaginal anormal;
  5. dificuldade para engravidar;
  6. enjoos e vomitos;
  7. mal-estar;
  8. corrimento.

Os dois exames mais utilizados na pesquisa do câncer de ovário são o ultrassom transvaginal e o exame de sangue do marcador CA-125. O ultrassom transvaginal pode diagnosticar uma massa no ovário, mas não pode realmente afirmar se é maligna ou benigna.

Sensação frequente de barriga inchada; Menstruação irregular; Dor constante nas costas ou flancos; Desconforto ou dor durante o contato íntimo.

As causas para o câncer de ovário ainda não são conhecidas. Porém, acredita-se que a presença de alguns fatores de risco tornam a paciente mais propensa a desenvolver o tipo epitelial. Um desses fatores é a alteração genética hereditária, especialmente aquelas relacionadas aos genes BRCA1 e BRCA2.

Sua menstruação é irregular
“Se há um tumor no seu ovário, ele pode atrapalhar a maneira como ele normalmente funciona, bagunçando seu ciclo”, explica Hoffman. Portanto, se você notar alguma grande mudança no ciclo, como períodos mais ou menos freqüentes ou a falta deles, é importante consultar o seu médico.

O sangramento mais intenso do que o seu período normal ou irregular, é preocupante em alguns casos e pode precisar ser investigado”, diz Dra. AlHilli. A dor e o desconforto abdominal persistentes podem ser um sinal em potencial de câncer de ovário.

Mas é importante estar ciente dos sinais e sintomas mais comuns do câncer, que podem incluir: Protuberância anormal ou inchaço no pescoço, mama, abdome, testículo ou em outro local do corpo. Cansaço inexplicável e perda de energia. Hematomas frequentes.

Quando o câncer se desenvolve, as células da parede do útero podem desfazer-se produzindo corrimentos abundantes; Dores constantes no abdômen ou na região pélvica, principalmente nas idas ao banheiro ou em relações sexuais; Dores contínuas no corpo, principalmente nas pernas, quadris ou costas.

Nas fases iniciais, o câncer de colo de útero é assintomático. Quando os sintomas aparecem, os mais importantes são: Sangramento vaginal especialmente depois das relações sexuais, no intervalo entre as menstruações ou após a menopausa; Corrimento vaginal (leucorreia) de cor escura e com mau cheiro.

Os cistos ovarianos e as dores nas costas geralmente estão ligados porque um crescimento no ovário às vezes pode causar desconforto na região lombar. Essa dor pode ser causada pelo tamanho, posição ou crescimento do cisto. Também pode ser determinado pelo número de cistos que uma mulher tem em seus ovários.

Isso porque eles podem machucar suas costas ou pernas quando ficam muito grandes. Você não tem muito espaço em sua pélvis, então quando um cisto fica muito grande, dependendo de onde ele está, pode levar a dor para as costas ou na perna.

Aquela sensação que vc tem de mobilidade na cavidade abdominal, pode corresponder sim ao cisto pelo tamanho dele.

Idade. O risco de desenvolver câncer de ovário aumenta com a idade, mas raramente é diagnosticado em mulheres com menos de 40 anos. A maioria dos cânceres de ovário se desenvolve após a menopausa. Metade dos casos é diagnosticada em mulheres acima de 63 anos.

Esta dor no ovário, também conhecida como Mittelschmerz ou dor intermenstrual, pode ser de leve a intensa e demorar uns minutos ou mesmo horas e pode ser acompanhada por um ligeiro sangramento e em alguns casos a mulher pode também sentir enjoos.