Quais são os principais sintomas da discalculia?

Perguntado por: aportela2 . Última atualização: 3 de abril de 2023
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Os principais sintomas de discalculia são:

  • dificuldades de memorização e compreensão matemática;
  • ausência de raciocínio lógico;
  • dificuldade de interpretação de enunciados com números e problemas matemáticos;
  • confusão com conceitos como subtração, frações e porcentagem.

A discalculia é causada por anomalias funcionais em algumas estruturas cerebrais encarregadas de representar e processar informações numéricas.

ser considerada em distintos graus: Leve – reagem favoravelmente à intervenção psicopedagógica. Médio – configura o quadro da maioria dos alunos que apresentam dificuldades específicas em matemáticas. Limite – quando apresenta lesão neurológica, gerando algum déficit intelectual.

Dificuldade em compreender o significado do que é lido. Dificuldades na ortografia. Dificuldades na expressão escrita. Dificuldades em dominar o sentido de número, os factos numéricos ou o cálculo mental.

Trata-se da discalculia, transtorno crônico que muitas vezes é confundido com experiências escolares inadequadas, ansiedade matemática ou dificuldades emocionais.

Dificuldade na memória de trabalho, na memória em tarefas não verbais, na soletração de não palavras (tarefas de escrita), ausência de problemas fonológicos, dificuldade na memória de trabalho que implica contagem, dificuldade nas habilidades visoespaciais e nas habilidades psicomotoras e perceptivo-táteis.

A Discalculia apresenta uma forte relação com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), tendo uma alta taxa de possibilidade dessa associação.

Segundo Garciá (1998), tais dificuldades podem estar ligadas à Discalculia, um transtorno de aprendizagem causado por má-formação neurológica que se manifesta como uma dificuldade da criança para realizar operações matemáticas, classificar números e colocá-los em sequência.

Use objetos
Relacionar a matemática com os aspectos práticos da vida diária ajuda os alunos com discalculia a entender os conceitos e a enxergar as relações entre os números. Usar objetos que os alunos podem manipular, como copos de medição e réguas, ajuda a tornar os conceitos matemáticos menos abstratos.

Existem seis tipos principais de discalculia, com sintomas específicos de desempenho ao nível do sentido do número, da realização de operações matemáticas e da resolução de problemas.

Crianças com discalculia apresentam dificuldade em entender conceitos relacionados a números, usar símbolos ou funções necessárias para o sucesso em matemática. Trata-se de um distúrbio de aprendizagem comum que afeta a habilidade das crianças de fazer cálculos matemáticos.

A dislexia interfere no aprendizado da leitura, a discalculia gera dificuldades com números, e a disortografia causa problemas com a escrita.

A intervenção psicopedagógica com o aluno acometido com a discalculia, consiste em desenvolver atividades matemáticas através de jogos e brincadeiras como forma de trabalhar a socialização, os conceitos matemáticos e estimular as áreas cognitivas envolvidas.

Assim como a dislexia e a disortografia, a discalculia afeta pessoas com inteligência dentro do esperado e sua provável causa é neurológica. Portanto, as dificuldades não se devem a comprometimento cognitivo, deficiência intelectual, nem a aspectos emocionais, pedagógicos e socioculturais.