Quais são os principais sinais e sintomas da doença de Chagas aguda?

Perguntado por: aximenes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

Sintomas: Fase aguda: febre, mal estar, falta de apetite, edemas (inchaço) localizados na pálpebra ou em outras partes do corpo, aumento do baço e do fígado e distúrbios cardíacos. Em crianças, o quadro pode se agravar e levar à morte.

Contudo, alguns pacientes podem ser assintomáticos, e os sintomas de insuficiência cardíaca (ou coração fraco) podem se manifestar tardiamente. De acordo com especialistas, as principais reações são falta de ar aos esforços, fadiga, palpitações, tonturas, síncope e inchaço das pernas.

Cardíaca: com comprometimento do músculo do coração, e é a forma que mais causa morte pela doença. Digestiva: acomete o intestino grosso (cólon) e, também, o esôfago. Nesses casos, há um aumento das estruturas e perturbação grave da motilidade (megacólon e megaesôfago).

As portas de entrada indicam o estado de um periférico (ex: se uma chave esta aberta ou fechada), as portas de saída fornecem a tensão de 5V ou 0V para algum dispositivo periférico. Porta Analógica - são portas de entrada e fornecem o valor da tensão de um determinado periférico.

O período de incubação da Doença de Chagas, ou seja, o tempo que os sintomas começam a aparecer a partir da infecção, é dividido da seguinte forma: Transmissão vetorial – de 4 a 15 dias. Transmissão transfusional/transplante – de 30 a 40 dias ou mais. Transmissão oral – de 3 a 22 dias.

Na fase aguda e nas formas crônicas da doença de Chagas o diagnóstico etiológico poderá ser realizado pela detecção do parasito através de métodos parasitológicos (diretos ou indiretos) e pela presença de anticorpos no soro, através de testes sorológicos sendo os mais utilizados a imunofluorescência indireta (IFI), ...

Os primeiros sintomas da doença do sono não são específicos e incluem dores de cabeça e nas articulações, crises de febre e coceira. Já no segundo estágio os sintomas são mais óbvios, mas também mais difíceis de serem tratados. São eles: Mudanças de humor ou comportamento.

O exame de sangue é utilizado para diagnosticar a doença e é realizado pelo Sistema Único de Saúde – SUS, assim como a medicação é disponibilizada pela rede pública.

Uma vez que esses sintomas sejam ignorados e a doença siga sem tratamento, ela pode evoluir para a fase crônica, afetando o coração e o sistema gastrointestinal. – Algumas complicações da doença de chagas incluem problemas digestivos, meningite, problemas no coração, como a cardite chagásica, e a constipação crônica.

Tratamento: O tratamento deve ser indicado por um médico, após a confirmação da doença. O remédio, chamado benznidazol, é fornecido gratuitamente pelo Ministério da Saúde, e deve ser utilizado em pessoas que tenham a doença aguda assim que ela for identificada. O tratamento tem duração de 60 dias.

Esôfago e intestino dilatados podem parar de funcionar, causando represamento dos alimentos no caso do esôfago ou constipação intestinal, podendo gerar outras complicações, como perfurações desses órgãos. No coração, o parasita causa insuficiência cardíaca e arritmias.

A doença de Chagas tem duas fases clínicas: Fase aguda: Dura de 2 a 8 semanas após a infecção. Às vezes pode causar sintomas graves ou a morte, especialmente em bebês.

Para pacientes que estão em estágios avançados da doença, com danos cardíacos graves e refratários ao tratamento, esse é o único recurso, a última esperança. O transplante aumenta em torno de 80% a expectativa de vida dessa pessoa, que pode viver com qualidade em torno de 10 anos mais.

Cerca de 30% das pessoas com doença de Chagas crônica desenvolvem danos ao coração que podem levar à morte, como arritmia e insuficiência cardíaca. Sem tratamento específico para combater o problema, estes pacientes são medicados com drogas usadas para outras doenças do coração.

freqüência da morte súbita
O óbito na doença de Chagas pode ser devido a cau- sas cardiovasculares – notadamente a principal causa – e a causas não-cardiovasculares.

Pessoas com Chagas podem ter limitações em suas atividades profissionais, como trabalhos físicos ou que exijam coordenação ou equilíbrio. Alguns trabalhos, como construção, trabalhos manuais ou trabalhos ao ar livre, podem ser impossíveis ou difíceis para alguém com Chagas.

Fase aguda: febre, mal estar, falta de apetite, edemas (inchaço) localizados na pálpebra ou em outras partes do corpo, aumento do baço e do fígado e distúrbios cardíacos. Em crianças, o quadro pode se agravar e levar à morte.

Na fase aguda da doença, após a picada do inseto, a pessoa pode apresentar quadro de dor de cabeça, fraqueza, febre persistente superior a uma semana, ferida na região da picada, e inchaço no rosto e nas pernas.