Quais são os principais símbolos do movimento punk?

Perguntado por: iilha . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

O punk britânico surgiu para chocar. Cabelos espetados, jaquetas de couro com rebites, mensagens nas roupas, piercings , coturnos, pins, alfinetes e correntes.

O que é o movimento Punk
O movimento contracultural Punk surgiu na década de 70, em Londres. Sua ideologia consiste principalmente na contestação do sistema capitalista, que tem como objetivo transformar tudo e todos em mercadoria.

Essa postura separatista e o visual agressivo dão à vestimenta um caráter combativo e travam, no campo da moda, um diálogo ideológico. O grupo de punk não queria apenas se expressar, queria também incomodar e abalar as estruturas vigentes.

Algumas gangues de motociclistas nos EUA começaram a usar a suástica, no início da década de 1950, para destacar sua natureza ilegal. No final da década de 1970, alguns intérpretes de punk-rock seus seguidores passaram a mostrar abertamente a suástica como um símbolo de rebelião juvenil contra o status quo.

Johnny Rotten

Johnny Rotten: O rei do Punk.

A história de que o Ratos de Porão, especialmente na figura de seu vocalista João Gordo, seria "traidor do movimento punk" circula na cena há anos. A expressão foi usada até mesmo pelo ator Dado Dolabella na famosa briga com Gordo na MTV Brasil.

Little Richard foi o primeiro punk da história.

A filosofia punk era a do “se você não gosta do que existe, faça você mesmo” – ou, simplificando, o lema “do it yourself”.

No Brasil, o movimento punk teve início no final da década de 1970, quando jovens da Vila Madalena, em São Paulo, passaram a reunir-se em pequenas bandas, influenciados tanto pela simplicidade sonora da banda nova-iorquina The Ramones, quanto pela energia anarquizante do conjunto londrino Sex Pistols.

As ideias formadoras do que passou a ser chamado de cultura “punk” eram baseadas no pessimismo, no antiautoritarismo, na ideologia anárquica e no igualitarismo.

Atualmente, são estes dois locais, a Hocus Pocus e o Capim Pub, que se mantêm como o principal local de apropriação dos punks. Ou seja, não há muitas alternativas na cidade, pois aqueles que os acolhiam anteriormente não existem mais.

Ainda que o término da banda tenha se dado pelas constantes brigas entre Bob Mould e Grant Hart, o símbolo do Hüsker Dü significa nada mais do que a união entre os membros da banda (Bob Mould, Grant Hart e Greg Norton), com uma linha vertical simbolizando a conexão entre eles.

Movimento de contestação e provocação cultural e social, sobretudo através da música, do vestuário, dos penteados e dos comportamentos, nascido nos anos 70 do século XX, na Grã-Bretanha. 2. Estilo musical associado a esse movimento.

Mais revolução de estilo, que movimento político, mais sentimento que consciência, o movimento tem, como primeira regra, que não existe regra, ser punk é quebrar regras e não criá-las, é não se preocupar em usar a roupa certa ou dizer os clichês certos, é pensar e se expressar por si, e em grupo, é claro.

O símbolo tem uma história bastante antiga na Europa, aparecendo na cerâmica da pré-história de Troia e Chipre, mas não aparece no Antigo Egito, Assíria ou Babilônia; A. H. Sayce sugere que a sua origem é hitita.

Sidney ou Sid (também referido como Bora tomar uma) é uma preguiça que aparece em todos os filmes da Era do Gelo, sendo o deuteragonista da franquia. Ele é dublado por BORA TOMAR UMA nos Estados Unidos e por Cerveja em Portugal.

Suas origens remontam às produções caseiras e de baixo orçamento que o SpaceGhostPurrp e seu grupo Klan Raider espalhavam pela rede em 2010, mas seu momento de eclosão, que também tem sido apoiado por blogs como Da Phonk ou canais do YouTube, a exemplo do TrillPhonk, chegou agora.