Quais são os principais setores da economia?

Perguntado por: rcaldeira . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

Setores da economia

  • primário, que diz respeito à agricultura, à pecuária e ao extrativismo;
  • secundário, que corresponde à indústria;
  • terciário, que agrega os serviços, formais ou informais, prestados nas mais diversas áreas, e também as atividades comerciais.

Setores em Destaque:

  • Agropecuário: Impulsionado pela safra recorde de grãos, espera-se que seja um dos principais responsáveis pelo crescimento em 2023. ...
  • Indústria: A previsão teve uma leve alta de 0,4% para 0,5%.
  • Serviços: A projeção para o setor de serviços cresceu de 0,9% para 1,3%.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor terciário corresponde a quase 70% do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de tudo o que o país produz, e por mais de 75% dos empregos formais.

O conjunto de pessoas que praticam alguma atividade produtiva ou população economicamente ativa estão distribuídos nos quatro setores da economia, esses são: setor primário, setor secundário, setor terciário e setor quaternário.

Veja, a seguir, quais são os tipos de economia de mercado existentes e como funciona cada um deles.

  • Economia Mundial. ...
  • Economia Mista. ...
  • Economia do Desenvolvimento. ...
  • Economia Política. ...
  • Economia Industrial.

setor terciário

Entre os três setores da economia, o que vem mais crescendo no Brasil desde as últimas décadas do século XX é o setor terciário, composto pela atividade comercial e também pela prestação de serviços.

Setor secundário é uma parte da economia que contempla as atividades industriais. Nesse setor estão inseridas ainda a construção civil e o fornecimento de serviços industriais. A principal característica do setor secundário é a transformação da matéria-prima em produto acabado.

O setor primário é o responsável pela extração de recursos provenientes da natureza. É o setor que explora o meio ambiente para produzir itens para o consumo ou que serão vendidos. Extração de petróleo, agricultura, extrativismo vegetal e animal, pesca e pecuária são as atividades de destaque do setor primário.

O terceiro setor compreende as atividades de comercialização de produtos e de oferta de serviços em uma economia. As características das atividades terciárias estão relacionadas à elevada participação desse setor na geração de emprego e renda em uma sociedade.

Conheça os três setores que compõem a nossa sociedade

  • Primeiro Setor. O primeiro setor conhecido também como Estado ou setor público. ...
  • Segundo Setor. O segundo setor conhecido também como o Mercado. ...
  • Terceiro Setor. O terceiro setor conhecido também como o setor das associações sem fins lucrativos.

O setor terciário engloba turismo, serviços públicos, corretagem de imóveis, hospitais, restaurantes, escolas e atividades financeiras em geral. Os profissionais que exercem tais atividades, o fazem de modo a oferecerem um serviço útil ao consumidor, e não um produto final.

Os setores da economia são partes que compõem produtos e serviços que fazem parte da vida das pessoas e que geram emprego, renda e crescimento econômico. Logo, são as áreas que fazem a economia funcionar. Esses setores são as etapas que produtos percorrem no ciclo da economia.

O setor quinário é, de acordo com alguns especialistas, um setor econômico que inclui os serviços sem ânimo de lucro, como a saúde, a educação, a cultura, a investigação (não remunerada), a polícia, os bombeiros, a guarda civil e organizações não governamentais.

Economia do Brasil Atual
Hoje, a economia brasileira é baseada na produção agrícola, o que faz do Brasil um dos principais exportadores de soja, frango e suco de laranja do mundo. Ainda é líder na produção de açúcar e derivados da cana, celulose e frutas tropicais.

A economia é, geralmente, dividida em dois grandes ramos: a microeconomia, que estuda os comportamentos individuais, e a macroeconomia, que estuda o resultado agregado dos vários comportamentos individuais.

O Brasil é a décima terceira maior economia do mundo. O país ainda está trabalhando para se reconstruir depois da recessão que passou há 8 anos, quando a economia contraiu mais de 7%. Desde então,o Brasil não conseguiu crescer no mesmo ritmo em que estava durante a década anterior à recessão.

O PIB avançou 0,9% no segundo trimestre de 2023, na comparação com o trimestre imediatamente anterior, já livre de efeitos sazonais, resultado que sucedeu alta de 1,8% observada no período anterior. Na comparação interanual, o resultado também foi positivo, com alta de 3,4% sobre o segundo trimestre de 2022.

Agronegócio

Agronegócio e serviços
Carlos Pedroso, economista chefe do Banco MUFG Brasil, concorda com a avaliação, mas diz acreditar que esse resultado não será uniforme. “O crescimento de 2023 será muito concentrado no segmento do agronegócio, impactando a agropecuária e a indústria ligada ao agronegócio”, diz ele.