Quais são os principais rios de Caiapônia?

Perguntado por: acurado . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 19 votos

Seus principais afluentes são rio Bonito, rio Piranhas e Ribeirão Santo Antônio (recurso hídrico que abastece a cidade de Iporá). Durante os meses de junho, julho e agosto, o Caiapó recebe turistas vindos principalmente de Iporá, Goiânia, São Luís de Montes Belos e Brasília.

Goiás

Instalado em 07-01-1874. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município já denominado Rio Bonito é constituído do distrito sede.

Em meados do século 18, índios Caiapós habitavam a região nordeste do Estado de São Paulo. Viviam em pequenas aldeias com o cultivo de plantações de milho e mandioca, ainda da caça e pesca, mel e frutas nativas e fabricavam a igaraçaba (urna funerária) em que enterravam seus mortos.

Caiapó Mata a Dentro
Caiapós são folguedos compostos por um grupo em geral de homens, que se trajam imitando índios, portando arcos, flechas, e alguns instrumentos musicais, na maioria de percussão. O bailado simula o rapto de uma bugrinha ou um curumim pelos brancos e a luta dos caiapós pela sua reconquista.

Após a união do rio das Almas, rio Maranhão e rio Paranã, entre os municípios de Paranã e São Salvador do Tocantins (ambos localizados no estado do Tocantins), o rio passa a ser chamado definitivamente de rio Tocantins.

Qualidade do ar em Rio Das Mortes
Risco muito baixo para a saúde. Com sintomas, a população sensível deve considerar a redução de atividades ao ar livre intensas ou prolongadas.

Bacia Amazônica, a maior bacia hidrográfica do mundo.

(2013) Caiapônia é nome dado ao território que antigamente pertencia aos índios Caiapós ou Kayapos, delimitado pela Serra do Caiapó e Rio Caiapó. Caiapônia foi uma forma de homenagem aos índios, dando nome a cidade construída neste território indígena.

Localizado no Sudoeste Goiano, há pouco mais de trezentos quilômetros de Goiânia, o município de Caiapônia teve origem entre os anos de 1940 a 1950, época em que na região habitava os índios Caiapós, que com a chegada dos imigrantes mineiros e seus escravos acabaram fugindo da região.

Hugo Caiapônia vem sendo comparado a Amácio Mazzaropi (1912-1981), ator paulista que fez grande sucesso no cinema brasileiro interpretando um personagem igualmente caricato do caipirismo. Caiapônia disse que teve a ideia do personagem ao notar “uma carência de personagem caipira autêntico” no Brasil.

75850-000

Município de Paranaiguara
Os habitantes se chamam paranaiguarenses. O município se estende por 1 153,8 km² e contava com 10 057 habitantes no último censo. A densidade demográfica é de 8,7 habitantes por km² no território do município.

Língua caiapó

Caiapó ou mebengocre é o nome da língua falada pelos caiapós e caiapós-xicrins. No entanto, apesar de falarem a mesma língua, são inimigos tradicionais. Além disso, é possível ressaltar também que ambos os povos autodenominam-se mebengocre.

Com mais de 12 mil indígenas, o povo Kayapó, também conhecido como Mebêngôkre, habita e protege há décadas uma extensa área da Floresta Amazônica que se estende do norte de Mato Grosso ao sul do Pará.

Há grupos que consomem carne de animais como antas e jabotis – caso dos índios Caiapó, que preferem carnes gordas –, e os que se alimentam mais de peixes e carne de macacos, como os da região do Alto Xingu. A caça era uma das principais fontes de alimento para o indígena.

Pinturas, alimentação, danças e cantos são algumas das expressões da cultura do povo Kayapó que vive na área de São Félix do Xingu, no sul do Pará. A força e a história que vive nos quase seis mil indígenas que ainda preservam suas tradições.

A dança indígena tem o objetivo de realizar rituais que podem ser por várias razões, como: fazer homenagem às pessoas mortas, agradecer pela colheita, pesca, além de outros motivos.

Os índios realizam esse ato com o objetivo de praticar um ritual. Os intuitos são os mais variados, como: espantar maus espíritos, expulsar doenças, agradecer a colheita, a caça, marcar mudança de fase do jovem para a idade adulta, dentre outros motivos.

O Rio Tocantins é o principal e maior rio da Bacia Hidrográfica do Tocantins-Araguaia.