Quais são os principais recursos minerais da Amazônia?

Perguntado por: aveiga . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.7 / 5 8 votos

As reservas conhecidas são de diferentes tipos de minério e estão distribuídas por todos os estados, com destaque para as reservas de minério de ferro, bauxita, manganês, cobre, níquel, cromo, cassiterita, zinco e zirconita entre os metálicos, além de caulim, calcário de uso na indústria cimenteira e de corretivo de ...

O extrativismo na Amazônia
Já o extrativismo mineral foca no minério de ferro, na bauxita, no ouro e no petróleo. Por conta sua riquíssima biodiversidade, a Amazônia passou a ser o foco principal do extrativismo no século XVIII, com a procura maciça das chamadas “drogas do sertão”.

Os principais produtos do extrativismo vegetal do estado do Amazonas são: banana, madeira, melancia, guaraná, borracha, castanha-da-amazônia (maior produtor do país), tucumã, cacau, graviola, pupunha, cupuaçu, essências, óleos de copaíba, andiroba, piaçava, coco, açaí e bacuri.

Na área da Amazônia Azul estão as reservas do pré-sal e dele se retira cerca de 85% do petróleo, 75% do gás natural e 45% do pescado produzido no país. Via rotas marítimas são escoados mais de 95% do comércio exterior brasileiro.

A floresta garante as chuvas para boa parte da América do Sul e tem papel central no combate ao aquecimento global e às mudanças climáticas. Abriga imensa biodiversidade, com milhares de espécies de plantas e animais, algumas ainda desconhecidas ou pouco estudadas. É berço da maior bacia hidrográfica do mundo.

Segundo Elmer, a mineração na Amazônia sempre foi considerada atividade predatória e ambientalmente incorreta, mas tem densidade econômica, cria condições para melhorar o IDH da região, fertilidade mineral, praticada sob fiscalização federal e atividade de longo prazo e internacionaliza o progresso. Tudo é benéfico.

O ferro, manganês, bauxita e nióbio são destaques na exploração de minérios no Brasil. Ouça o texto abaixo! O Brasil é detentor de uma infinidade de riquezas naturais: uma delas é o minério. O país destaca-se principalmente na produção de ferro, bauxita (alumínio), manganês e nióbio.

Dentre essas substâncias, onze destacam-se por corresponderem a 99,7% do valor da produção da referida classe, quais sejam: alumínio, cobre, cromo, estanho, ferro, manganês, nióbio, níquel, ouro, vanádio e zinco.

Recursos minerais são substâncias naturais inorgânicas que foram descobertas a partir do século XVII quando os colonizadores encontraram ouro em Minas Gerais. Os recursos minerais podem ser: Metálicos: Como ferro, alumínio, manganês, magnésio, cobre, mercúrio, chumbo, estanho, ouro, prata e urânio.

Vale

A Vale é a maior mineradora brasileira e a 2ª maior produtora de ferro do mundo, operando uma das maiores minas de minério de ferro do mundo em Carajás (Pará), com 7,2 bilhões de toneladas métricas de minério de ferro em reservas provadas e prováveis.

As estimativas situam a região como a maior reserva de madeira tropical do mundo. Seus recursos naturais – que, além da madeira, incluem enormes estoques de borracha, castanha, peixe e minérios, por exemplo – representam uma abundante fonte de riqueza natural.

Foi o que ocorreu com a extração da borracha, da castanha-do-pará, do pau-rosa, do óleo-de-tartaruga, do pirarucu e, em época mais contemporânea, da madeira, do palmito e do fruto de açaizeiro, da mineração, do petróleo, da energia hidráulica, entre dezenas de outros produtos.

Matérias-primas - madeira, combustíveis e fibras; material genético; controle biológico; alimentos; produtos farmacêuticos; recreação, ecoturismo e lazer; fonte de recursos educacionais; fonte de cultura indígena e amazônica; estudos para o controle de erosão, enchentes, sedimentação e poluição; estudos para ...

O setor de Serviços representa a maior parcela da economia do Amazonas, com participação de 47,41% em 2020 (48,78% em 2019) e foi o grupo que mais contribuiu para a redução do PIB do estado, já que registrou queda em volume de 3,70%.

A riqueza da fauna da Floresta Amazônica é incalculável, sendo reconhecidas milhares de espécies de animais. Várias espécies de insetos, anfíbios, mamíferos e répteis são encontradas ali, fazendo parte de uma complexa e rica teia alimentar.

Enorme biodiversidade de espécies marítimas que residem nesta região; Petróleo e gás, como o encontrado na Bacia de Campos e no pré-sal; Aproveitamento de energia maremotriz e energia eólica em alto-mar ou offshore.

Rio Amazonas banha três países em seu percurso da cordilheira dos Andes até sua foz, na ilha de Marajó. Forma, junto de seus afluentes, a maior bacia hidrográfica do mundo. O Amazonas é o maior e mais caudaloso rio do mundo. Ele nasce no Peru e deságua no litoral norte do Brasil, passando também pela Colômbia.

Compõem o bioma Amazônia planícies (terrenos com pouca variação de altitude), depressões (tipo de relevo aplainado, onde são encontradas colinas baixas) e planaltos (terrenos com superfície elevada).

A agricultura e a pecuária, grandes obras de infraestrutura, a exploração madeireira, a grilagem de terras, o garimpo e a expansão dos assentamentos humanos são atividades com grandes impactos sobre a floresta, especialmente quando são feitas de forma ilegal ou sem obedecer a um zoneamento ecológico-econômico.

Por que essa biodiversidade é tão importante? A floresta e os rios da Amazônia abrigam uma enorme variedade de espécies: algumas endêmicas (ou seja, que só ocorrem ali), outras ameaçadas de extinção e muitas ainda desconhecidas. Essa biodiversidade é importante para o mundo inteiro.

A área inscrita na Lista de Patrimônio Mundial pela Unesco possui mais de seis milhões de hectares e é uma das regiões mais ricas do planeta em biodiversidade, com importantes exemplos de ecossistemas de várzea, florestas de igapó, lagos e canais – os quais formam um mosaico aquático em constante mudança, onde vive a ...